Logo -
sombra

Extremo oeste catarinense recebe 1ª Mostra de Cavalos Crioulos 

12 DE MARçO DE 2024 - ATUALIZADA EM 13 DE MARçO DE 2024 | Redator: Redação ABCCC

Cada vez mais a raça crioula conquista lugares de visibilidade junto a feiras agropecuárias e shows de agronegócio realizados por todo território nacional. As estreias seguem acontecendo, foi o que ocorreu no último sábado, 9 de março, no extremo Oeste Catarinense, em Itapiranga, onde doze animais da raça, marcaram presença na 1ª Mostra de Cavalos Crioulos,  durante 11ª Exposição Feira Agropecuária, Comercial e Industrial de Itapiranga (EFRAIT). Ainda em ascensão a criação na região catarinense, teve a iniciativa realizada por meio dos "Crioulistas de Itapiranga", grupo formado por amigos e criadores apaixonados pela raça, enquanto não há um Núcleo de Criadores Oficial, em parceria com o poder público que apoiou a ideia. As explicações e destaques sobre a raça, foram realizados pelo inspetor técnico da Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC), Adolfo José Martins Neto. 

 

Região onde a principal fonte de renda obtida pelo agronegócio é através das criações do gado leiteiro, suinocultura e avicultura, a Mostra dos Cavalos Crioulos tem importante passo nas possibilidades futuras de crescimento de negócios para criadores. Convidado para explanar e explicar, sobre os animais e a raça para quem prestigiava o evento, Adolfo José Martins Neto, foi o condutor do evento, onde não houve julgamento técnico, apenas apresentação.  "Uma cidade pequena, com criadores dedicados, onde as criações estão crescendo e tem grande potencial. Potencial esse observado pelo poder público, que ajudou e abraçou essa causa, dando total apoio ao sonho dos criadores em realizar o evento. Nessa amostra não houve julgamento, apenas explanei sobre as características morfológicas da raça", destaca Martins. Próximo do campo através da sua formação como agrônomo, Eusébio Tavares Filho, Secretário Municipal de Agricultura e Meio Ambiente de Itapiranga, esteve presente no stand do Cavalo Crioulo, e enfatiza: "Ponto de vista econômico tem grande potencial, neste evento pudemos observar o interesse e questionamento sobre comercialização destes animais. E eu vejo potencial nisto!". O município com maior movimento econômico da região, superando R$ 1.700.000.000,00/ano, onde 50% desse movimento é da agropecuária.

 

Sem Núcleo de Criadores Oficialmente registrado na Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC), os "Crioulistas de Itapiranga", assim titulados por eles mesmo, formam um grupo de amigos e criadores apaixonados pela raça que busca difundir a raça crioula em solo catarinense. Entre eles está um dos pioneiros na criação, Cladir de Lima, é titular do afixo Seu Chico, e adquiriu os primeiros animais há quase três décadas. Cladir conta que a amostra de animais é realização de um sonho: "É um projeto que junto com alguns amigos e criadores, venho batalhando para sair do papel a muitos anos, visando a integração nossa com a Feira, e dessa vez saiu, graças a oportunidade dada pela Prefeitura através da Secretaria de Agricultura, que disponibilizou um stand. Onde pudemos ornamentar da nossa maneira e assim apresentar a raça para a população que nos prestigiou". 

 

A Mostra chamou atenção de vários meios de comunicação da região que acompanharam e divulgaram o trabalho realizado pelos criadores.