Logo -
sombra

CLASSIFICATÓRIA ARGENTINA: Oito exemplares avançam para a final do Freio de Ouro 2024

28 DE FEVEREIRO DE 2024 - ATUALIZADA EM 04 DE MARçO DE 2024 | Redator: Leonardo Silva/ABCCC

Dando o pontapé inicial para conhecermos os finalistas da maior prova de seleção da raça crioula, entre os dias 28 de fevereiro e 02 de março, as pistas da Sociedad Rural de Palermo, em Buenos Aires, durante a Exposição Nuestros Caballos, foi palco da primeira Classificatória ao Freio de Ouro 2024. Em terras argentinas, a disputa trouxe 48 fêmeas e 42 machos que definiram 8 exemplares (4 fêmeas e 4 machos) para a final que acontece durante a Expointer, no Parque de Exposições Assis Brasil, na Arena do Cavalo Crioulo, em Esteio/RS. Confira abaixo o resultado final e um histórico de cada etapa.

 

Os Classificados

O fechamento do último dia de disputas da Classificatória Argentina foi um verdadeiro espetáculo. Com notas finais que perpassam os 20 pontos, os hermanos se reuniram em uma verdadeira festa, comemorando a conclusão do Freno de Oro argentino e classificando 4 fêmeas e 4 machos para a final brasileira que acontece entre os dias 26 e 31 de agosto, na Expointer 2024. Na categoria fêmeas, a primeira classificada se manteve entre as quatro líderes desde a etapa de Andaduras e, a partir daí, continuou escalando posições até finalizar o dia no topo do ranking. Com isso, a box 37,  Picara Incaica, criada por Enrique Francisco Morea, Exposta por Compañia Consignata Paz Hnos S.R.L, da cabanha San Basílio, com o ginete Horácio Daniel Casin, alcançou a média final de 19,646 pontos. Na segunda colocação a box 24, Charque Chancleta, criada e exposta por Júlio Alberto Ballester Suc, cabanha San Arseno, com o ginete German Barale, esteve entre as quatro primeiras desde a etapa morfológica, se mantendo com médias parciais consideráveis, finalizando a disputa com 19,541 pontos, garantindo a prata argentina. Na terceira colocação uma novidade, a box 30, Deguati Almendra, criada e exposta por Juan José Barreneche, cabanha Los Vascos, com o ginete Lucas Lopes de Freitas, foi crescendo durante o último dia de prova e angariou o bronze e a terceira vaga para o Freio de Ouro com a média final de 19,181. Concluindo o grupo de quatro exemplares da categoria, a box 07, Mentada Zamarramala, criada e exposta por Leandro Antonio Lopez, cabanha El Caraí, com o ginete Mauricio Nicolas, conquistou os jurados com sua destreza com o gado, alcançando a média final de 18,828.

 

>>> CLIQUE E CONFIRA A PLANILHA FINAL CATEGORIA FÊMEAS <<<

 

Dentre os quatro classificados na categoria machos, mais novidades podem ser encontradas no topo da tabela. Com o ouro argentino, o box 51, Cara Cara Aña Chera'a, criado e exposto por Nestor Oscar Sieber, cabanha Cara-Cara-Aña, com o ginete Luís Alberto Dure, também demonstrou toda sua desenvoltura nas provas com o gado e, com média final de  21,079, finalizou o dia com a primeira vaga para a final do Freio de Ouro. Na segunda colocação o box 80, Tropezón Falucho, criado e exposto por Pablo Emílio Tronconi, cabanha Santa Bárbara, com o ginete Maurício Nicolas Paz, foi um dos pódios após demonstrar sua doma e submissão na etapa de Andaduras. Com isso, garantiu sua vaga com média final de 20,194. Logo em terceira colocação, também demonstrando ser um forte exemplar nas corridas de vaca, box 50, Tropezón Roña, criado e exposto por Pablo Emílio Tronconi, cabanha Santa Bárbara, com o ginete Maurício Nicolas Paz, atingiu a média final de 19,944. A quarta e última vaga ficou com um dos destaques morfológicos da categoria e que também demonstrou toda sua potência na lida com o gado na última corrida foi o box 55, com Tañido Tronador, criado e conduzido por Luis Alberto Dure, exposto por Felipe Juan Ballester, cabanha La Esperanza, garantindo a média final de 19,543.

 

>>> CLIQUE E CONFIRA A PLANILHA FINAL CATEGORIA MACHOS <<<


 

Mangueira I e Campo I

Finalizando a etapa que classifica 16 Fêmeas e 16 Machos para a fase final da Classificatória Argentina ao Freio de Ouro 2024, a sexta-feira (01) trouxe para a pista o gado, nas provas de Mangueira I, que aconteceu no período da manhã e, finalizando o dia na parte da noite, a etapa de Campo I. Nas fêmeas a box 37, Picara Incaica, criada por Enrique Francisco Morea, Exposta por Compañia Consignata Paz Hnos S.R.L, alcançou a primeira colocação com 18,282 pontos de média. Na segunda colocação a box 24 Charque Chancleta, realizou 18,102 pontos de média parcial, guiada por German Barale, criada e exposta por Júlio Alberto Ballester Suc. A terceira colocação trouxe uma novidade, Mentada Zamarramala, box 07, exposta por Leandro Antonio Lopez, com o ginete Mauricio Nicolas Paz, fez 18,074 pontos de média e assumiu seu lugar entre as pontas do ranking. E em quarto lugar, a box 36, Perdida Lunareja com o ginete Emerson Davi Marques Nunes, criada por Carlos Maria Braida e exposta por Júlio Cesar Trevisan se manteve com 18,045 pontos de média. 

 

A categoria machos contou com alternância em suas colocações após as etapas de Mangueira I e Campo I. Na primeira colocação o box 62, Pya Guazu Escudo saiu uma posição, com 18,611 pontos parciais. Ele é criado e guiado por Leonardo Manuel Machuca, exposto por Don Serafin S.A. Na segunda colocação o box 51, Cara Cara Aña Chera'a, criado e exposto por Nestor Oscar Sieber, fez 18,518 pontos de média, com o ginete Luís Alberto Dure. O terceiro lugar ficou com o box 55, com Tañido Tronador, com 18,321 pontos de média parcial, criado e guiado por Luis Alberto Dure, exposto por Felipe Juan Ballester. Ele havia ficado entre os quatro primeiros colocados na etapa de Morfologia. Garantindo, até então, a última vaga classificatória na categoria, o box 50, Tropezon Roña, conduzido por Maurício Nicolas Paz, criado e exposto por Pablo Emílio Tronconi, finalizou o dia com 18,287 pontos parciais. 

 

Andaduras, Figura, Volta sobre patas e Esbarradas

As atividades do primeiro dia de etapa funcional começaram logo ao meio dia da quinta-feira (29). Com mais de 80 exemplares entrando em pista, a fase de Andaduras, Figura, Volta Sobre Patas e Esbarradas levou cerca de 10 horas para ser concluída. Após o término da prova, mudanças nas colocações revelaram os novos líderes parciais. Na categoria fêmeas, a box 24 Charque Chancleta, alcançou 18,412 pontos de média parcial e subiu da segunda para a primeira colocação do ranking, guiada por German Barale, criada e exposta por Júlio Alberto Ballester Suc. Já na segunda colocação, a box 37, Picara Incaica, criada por Enrique Francisco Morea, Exposta por Compañia Consignata Paz Hnos S.R.L, finalizou o dia com 18,229 pontos de média parcial. Logo atrás vem a box 17, Mentada Mimosa, com 17,986 pontos de média, criada e exposta por Leandro Antônio Lopes, e Maurício Nicolas Paz como ginete. Na quarta colocação, a box 36, Perdida Lunareja com o ginete Emerson Davi Marques Nunes, criada por Carlos Maria Braida e exposta por Júlio Cesar Trevisan totalizou 17,767 pontos de média. 

 

Já na categoria Machos, quem assumiu a liderança foi o box 68, Paisano Gen, atingindo 19,508 pontos de média. Criado por Suc de Eduardo Vaquer S Civil, é exposto por Los Pehuelches S.A, tendo Maurício Nícolas Paz como ginete. Logo após o líder, o box 62, Pya Guazu Escudo subiu duas colocações e assumiu a vice-liderança com 19,116 pontos parciais. Ele é criado e guiado por Leonardo Manuel Machuca, exposto por Don Serafin S.A. Na terceira colocação vem o box 80, Tropezon Falucho com o ginete Maurício Nicolas Paz, com 18,872 pontos. Criado e exposto por Pablo Emílio Tronconi. Se mantendo entre os quatro primeiros, o box 54 Mandil Chajã alcançou 18,867 pontos, junto do ginete Osvaldo Marcelo Gimenez, criado e exposto por Marcelo Eduardo Iraola. 

 

Morfologia

Com início às 15 horas desta quarta-feira (28), a pista central do Pavilhão Verde deu início para a primeira etapa da Classificatória. Com exemplares enfileirados, os jurados entraram em pista para o julgamento morfológico da categoria Fêmeas. Após uma longa tarde de julgamento, as quatro exemplares que garantiram a primeira colocação do dia foram: box 33, Chalchal Soberana com média parcial de 7,967, guiada por Júlio Abeleyra, criada por Manuel Abeleyra, exposta por Júlio Jorge Luis Abeleyra; Na segunda colocação box 24, Charque Chancleta com média parcial de 7,867, guiada por German Barale, criada e exposta por Júlio Alberto Ballester Suc; Na terceira colocação a box 12, Viejo Campero Curandera com média parcial de 7,600, guiada por Fernando Saenz Valiente, criada por Ignacio Saenz Valiente, exposta por Viejo Campero SRL e, na quarta posição, box 45, Huaglen Patroncita com média parcial de 7,433 pontos, guiada por Samuel da Silva Velho, criada por German Moszenberg e exposta por Maria Luisina Brunetto Prataviera.

 

Já na categoria Machos, que fechou a etapa do dia, o box 75, Tres Ar Milonguitta, com média parcial de 7,800, guiado por criado por Nícolas Mérico, exposto por Marcelo Arguelles foi quem garantiu o primeiro lugar da fila. Na segunda colocação vem o box 55, com Tañido Tronador, com 7,633 pontos de média parcial, criado e guiado por Luis Alberto Dure, exposto por Felipe Juan Ballester. Com média parcial de 7,550 pontos, o box 54, Mandil Chajã garantiu a terceira colocação, criado e guiado por Osvaldo Marcelo Gimenez, é exposto por Marcelo Eduardo Iraola. Para fechar a quarta colocação, o box 61, Pya Guazu Escudo, garantiu 7,483 pontos de Média. O exemplar é criado e guiado por Leonardo Manuel Machuca, exposto por Don Serafin S.A.

 

>>> CLIQUE AQUI E ACESSE O CATÁLOGO <<<


 

Jurados

Indicados através do acordo entre as Associações nas Classificatórias internacionais, as duplas brasileiras escolhidas foram formadas por Alexandre Pons Suñe, Luiz Alberto Martins Bastos e o jurado argentino, Santos Miguens, na categoria fêmeas. Já na categoria machos, os responsáveis pelo julgamento foram Carlos Loureiro de Souza, Ciro Manoel de Canto Freitas e o argentino, Carlos Cattani. 

 

>>> CONHEÇA MAIS SOBRE OS JURADOS CLICANDO AQUI <<<

 

Cobertura e atualizações

Com transmissão ao vivo, sob responsabilidade da Associação Argentina, a ABCCC disponibilizou os links de acesso para assistir cada etapa da prova. Além disso, também contou com cobertura e atualizações sobre os acontecimentos e rankings após cada dia de disputa. 

 

CONFIRA O RESULTADO

CATEGORIA FÊMEAS

 

  • 1ª Classificada: BOX 37, Picara Incaica, criada por Enrique Francisco Morea, Exposta por Compañia Consignata Paz Hnos S.R.L, cabanha San Basílio, com o ginete Horácio Daniel Casin

Média final: 19,646

 

  • 2ª Classificada: box 24 Charque Chancleta, criada e exposta por Júlio Alberto Ballester Suc, cabanha San Arseno, com o ginete German Barale.

Média final: 19,541

 

  • 3ª Classificada: BOX 30, Deguati Almendra, criada e exposta por Juan José Barreneche, cabanha Los Vascos, com o ginete Lucas Lopes de Freitas.

Média final: 19,181

 

  • 4ª Classificada: BOX 07, Mentada Zamarramala, criada e exposta por Leandro Antonio Lopez, cabanha El Caraí, com o ginete Mauricio Nicolas Paz.

Média final: 18,828


 

CATEGORIA MACHOS

 

  • 1º Classificado: BOX 51, Cara Cara Aña Chera'a, criado e exposto por Nestor Oscar Sieber, cabanha Cara-Cara-Aña, com o ginete Luís Alberto Dure.

Média Final: 21,079

 

  • 2º Classificado: BOX 80, Tropezon Falucho, criado e exposto por Pablo Emílio Tronconi, cabanha Santa Bárbara, com o ginete Maurício Nicolas Paz.

Média Final: 20,194

 

  • 3º Classificado: BOX 50, Tropezon Roña, criado e exposto por Pablo Emílio Tronconi, cabanha Santa Bárbara, com o ginete Maurício Nicolas Paz.

Média final: 19,944

 

  • 4º Classificado: BOX 55, com Tañido Tronador, criado e conduzido por Luis Alberto Dure, exposto por Felipe Juan Ballester, cabanha La Esperanza.

Média Final: 19,543