Logo -
sombra

Confira as atualizações do regulamento do Vaquero/Working Cow Horse para 2024

26 DE FEVEREIRO DE 2024 | Redator: Juan Tasso

Atenção, ginetes! Agora é o momento de se atualizar em relação a uma das modalidades esportivas mais  tradicionais do mundo do Cavalo Crioulo. A Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC) divulga nesta segunda-feira (26) o regulamento atualizado do Vaquero/Working Cow Horse, com adaptações relevantes da modalidade para o ciclo de 2024.

 

O Cavalo Crioulo sempre recomenda a leitura completa do regulamento, para evitar potenciais erros e sempre se manter atualizado em relação às mais recentes novidades da modalidade. Você pode conferir o regulamento completo na página REGULAMENTOS na aba EVENTOS no site oficial.


 

>>>>> CONFIRA O REGULAMENTO COMPLETO <<<<<


 

Abaixo, confira as mudanças promovidas no regulamento do Vaquero/Working Cow Horse:

 

Em relação ao agendamento,  requisitos e validação da prova:

 

No Art. 2, O ciclo da modalidade inicia 30 dias antes da etapa Final de um ano e finaliza 45 dias antes da etapa Final do ano seguinte. No artigo seguinte, os núcleos (NCCC) devem solicitar o agendamento das etapas Credenciadoras à ABCCC, sempre respeitando as regras do Regimento dos Núcleos.

 

No Art. 7, as etapas de Núcleos tem como objetivo o fomento da modalidade, sendo que as vagas dos conjuntos nas finais não são garantidas.

 

Em relação a apresentação dos conjuntos:

 

No Art. 11, as embocaduras deverão ser de acordo com as permitidas para as Credenciadoras do Freio de Ouro, sendo que na etapa final serão lacradas.

 

Em relação ao julgamento:

 

No Art. 17, na etapa Final, os jurados encarregados pela ABCCC poderão solicitar uma revisão por vídeo em qualquer momento da prova.

 

Da execução da prova do Vaquero/Working Cow Horse:

 

No Art. 22, etapa de Núcleo, a prova poderá ser realizada nos moldes da etapa final ou então em fase única da seguinte forma: a) Prova de rédeas; b) Prova de gado.

 

No Art. 23, na etapa final é dividida em duas partes: classificatória e final. Como abaixo:

 

a) Prova de rédeas; b) Prova de gado; c) Ordenar os participantes de acordo com a sua soma parcial; d) Prova de rédeas; e) Ordenar os participantes de acordo com a sua soma parcial; f) Prova de gado.

 

No Art. 26, em relação à estrutura das notas da prova de rédeas, ao errar uma das etapas do percurso descritas no regulamento, o conjunto irá zerar a manobra, recebendo a placa zero.

 

Em relação às disposições gerais e finais:

 

No Art. 50, na Final serão dadas as seguintes premiações:

 

I) 1º ao 4º lugar Geral Inéditos; II) 1º e 2º lugar na categoria Amador Inéditos; III) 1º e 2º lugar na categoria Amador Aberta; IV) 1º ao 4º lugar Geral Aberta; V) Selo de Raça; VI) Melhor Cavalo Castrado; VII) Ginete destaque da categoria Inéditos; VIII) Ginete destaque da categoria Aberta.

 

No Art. 55, nas provas realizadas e promovidas pela ABCCC, os ginetes devem estar em dia com a tesouraria e com o Serviço de Registro Genealógico.

 

No Art. 56, a partir do momento em que os animais estão dentro das dependências do local de realização do evento, as normas de bem-estar animal são fiscalizadas e todos estão passíveis de penalização e/ou desclassificação de suas inscrições de acordo com regulamento vigente de Bem-Estar Animal