Associados do Cavalo Crioulo votam novas diretrizes em Assembleia Geral Extraordinária

09 DE NOVEMBRO DE 2023 - ATUALIZADA EM 09 DE NOVEMBRO DE 2023 | Redator: Redação ABCCC

Nesta quarta-feira (08), os sócios do Cavalo Crioulo se reuniram no Tattersall de Negócios, na unidade da ABCCC localizada no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio/RS, para uma Assembleia Geral Extraordinária. Durante a reunião, foram votadas e discutidas as novas propostas sugeridas pela Diretoria da entidade. A Assembleia Geral Extraordinária contou com 211 sócios que compareceram presencialmente ou designaram pessoas para representá-los durante a votação.

A mesa diretora foi composta pelo Presidente da ABCCC, Cesar Augusto Habassa Hax, pela Vice-presidente Técnica, Patrícia Wolf, pelo Superintendente do Serviço de Registro Genealógico, Frederico Araújo, e por Gustavo Weiand, 1º Secretário da Associação, auxiliados na condução dos trabalhos pelo assessor jurídico Dr. Rafael F. Ferreira. Durante a Assembleia, foram relembrados os principais pontos da convocação e apresentadas as proposições de alteração para os presentes. A proposta de votação do novo regulamento disciplinar foi retirada da votação logo na abertura da sessão.

[RELEMBRE AS PROPOSIÇÕES APRESENTADAS]

Em pouco mais de duas horas de Assembleia Geral Extraordinária, os associados apresentaram seus pontos de vista, ouviram as considerações e votaram as alterações propostas para o Regimento Eleitoral, Artigos 47 e 48 do Regulamento de Registro de Mérito, e os Artigos 42, 49 e 58 do Regulamento do Serviços de Registro Genealógico.

Como votaram os sócios do Cavalo Crioulo em relação às propostas apresentadas

• Proposta para o novo Regulamento Disciplinar: Retirada da Pauta

• Proposta de Novo Regulamento Eleitoral

A atualização do regulamento eleitoral da Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos foi aprovada pelos sócios em unanimidade

• Proposta de mudanças no Regulamento do Registro de Mérito

A proposta inicial votada no encontro previa a promoção da Morfologia Passaporte Outonal (com no mínimo 60 animais confirmados) a ser classificada como Evento de Nível B, assim como já ocorria com o Bocal de Ouro. Após debates e deliberações, a proposta foi aprovada com ressalvas e mudanças, passando a serem considerados eventos nível B junto ao Registro de Mérito o Bocal de Ouro e a Expo Outonal — desde que com mais de 60 animais.

As demais Exposições Passaportes e Morfologias, com a participação de mais de 60 animais confirmados, agora passam a ser consideradas Evento Nível C — sugestão que veio dos participantes da assembleia, de reduzir o número de 80 antes proposto, que foi votada e aprovada. Dessa forma, foram modificados os números dos demais níveis subsequentes, passando a se considerar um Evento nível D as exposições com número entre 40 a 59 exemplares confirmados. É importante reforçar que as alterações no Registro de Mérito são válidas a partir do ciclo 2025 de cada modalidade.

• Alterações no Regulamento do Serviço de Registro Genealógico

Artigo 42: neste caso, efetuada com o propósito de inspeção para o registro definitivo de reprodutores machos.

Hoje, o Artigo prevê que as inspeções aconteçam exclusivamente nas Concentrações. Com as alterações propostas, cria-se a possibilidade de ocorrer na propriedade, sendo necessário atender às seguintes exigências:

• Animal precisa ter até 6 anos;
  • Animal precisa apresentar mansidão;
  • O proprietário precisa fazer a notificação prévia ao SRG informando o(s) macho(s) que será(ão) apresentado(s) a confirmação na visita técnica;
  • O inspetor técnico deverá descrever no boletim de visita se este(s) animal (ais) foi(ram) confirmado(s), aprazado(s) ou não apresentado(s) à confirmação;
  • As propriedades estarão sujeitas a auditorias de rotina.

A proposta foi aprovada pela maioria dos presentes.

Artigo 49: sobre as padreações.

Com as alterações, os garanhões classificados em primeiro, segundo, terceiro e quarto lugares no Freio de Ouro da ABCCC e da FICCC, assim como os quatro melhores machos da competição morfológica da Expointer e da FICCC, os garanhões classificados em primeiro, segundo, terceiro e quarto lugares da categoria geral da Marcha Oficial da ABCCC e da FICCC e os garanhões Tríplice Coroados poderão padrear até 180 éguas por temporada reprodutiva, e não 150 como atualmente vigente.

A proposta também inclui que os garanhões classificados como Bocal de Ouro, de Prata, de Bronze e de Alpaca no Bocal de Ouro da ABCCC poderão padrear até 150 éguas por temporada reprodutiva. A mesma cobertura serve para genitores dos machos e fêmeas (freios, morfologia, marcha, tríplices coroados e FICCC) e Grande campeão e reservado outonal (60 animais).

A proposta foi aprovada pela maioria dos presentes.

Artigo 58: sobre as éguas inscritas no Registro de Mérito.

Com as mudanças propostas, as éguas classificadas em primeiro, segundo, terceiro e quarto lugares no Freio de Ouro da ABCCC e da FICCC, assim como as quatro melhores fêmeas da competição morfológica da Expointer e da FICCC, as éguas classificadas em primeiro, segundo, terceiro e quarto lugares da categoria geral da Marcha Oficial da ABCCC e da FICCC e as éguas Tríplice Coroados poderão gerar, a cada temporada reprodutiva, 3 produtos, e não 2 como atualmente vigente.

Além disso, a proposta inclui que as éguas classificadas como como Bocal de Ouro, de Prata, de Bronze e de Alpaca no Bocal de Ouro da ABCCC poderão gerar 2 produtos por temporada reprodutiva. A mesma cobertura serve para as genitoras dos machos e fêmeas (freios, morfologia, marcha, tríplices coroados e FICCC) e Grande campeão e reservado outonal (60 animais).

A proposta ainda inclui uma alteração no Artigo 59, sobre o criador que pretender utilizar a Transferência de Embrião. Hoje, se prevê que, havendo congelamento, armazenagem e transporte de embriões, a doadora deveria estar viva na data de transferência do embrião. Com a mudança proposta, no caso de óbito da doadora, para todas as éguas poderá ser registrado 1 produto de Transferência de Embrião pós-morte por temporada reprodutiva. Além disso, as éguas previstas no Artigo 58 poderão registrar o mesmo número de produtos previstos neste artigo.

A proposta foi aprovada pela maioria dos presentes.

Importante ressaltar que todas as alterações do Regulamento do Registro Genealógico ainda devem ser submetidas ao Ministério de Agricultura e Pecuária (Mapa), que é responsável por homologar as mudanças. Sendo assim, a vigência de cada uma delas só se estabelece após o retorno do Ministério, ao qual a Associação informará assim que as novas regras entrarem em vigor.

Após o término da Assembleia, o Presidente Cesar Augusto Rabassa Hax fez sua avaliação sobre o evento e exaltou a participação dos sócios do Cavalo Crioulo em um momento importante para a raça. "Extremamente positiva, muito participativa, com ótimas discussões, e tenho a convicção de que a raça crioula sai fortalecida." Além disso, acrescentou: "Caminhando sempre em uma única direção, a do crescimento, da expansão e da boa convivência”.