Logo -
sombra

Alternância na liderança define conjuntos para a Final da Classificatória Regiões 5, 7 e 8

24 DE JUNHO DE 2023 - ATUALIZADA EM 25 DE JUNHO DE 2023 | Redator: Daymon Grocheviski/ABCCC

 

Após um amanhecer nebuloso no dia anterior, dificultando a visão nas primeiras horas da manhã, o raiar do sábado fez jus ao que o dia prometeria em pista, onde os 78 conjuntos, disputam uma vaga na quarta e penúltima Classificatória ao Freio de Ouro 2023, (tivemos as anteriores realizadas no Rio Grande do Sul, em Rolante, Bagé e Uruguaiana, além das Internacionais, que aconteceram em Uruguai e Argentina), brilharam na execução de movimentos com os novilhos, durante as etapas de Mangueira I e Campo I, da Classificatória Regiões 5, 7 e 8, no Centro Agropecuário Municipal Ayrton Berger, em Ponta Grossa, no Paraná. Dia de hoje, onde os conjuntos mostraram suas melhores performances, mas apenas, dezesseis machos e dezesseis fêmeas, avançam para a etapa Final que acontece na manhã do domingo (25). 

 

Concluído a etapa Morfológica e primeira etapa funcional por meio das Andaduras, Figura, Volta sobre Patas e Esbarradas, os competidores contam com o elemento novilho, que chega para existir ainda mais funcionalidade campeira e concentração por parte dos conjuntos. Encarregados da missão de avaliar morfologicamente e desempenho funcional dos conjuntos em pista, na Categoria Fêmeas os jurados: Carlos Marques Gonçalves Neto, Fernando Harger e Gustavo Silveira Rodrigues; para avaliar os desempenhos dos conjuntos que disputam a classificação na Categoria Machos, os jurados são: Alexandre Pons Suñe, Douglas Leite Gonçalves e Luiz Martins Bastos Neto. Como jurado reserva do evento teremos Jorge Rosas Demiate Júnior, responsável técnico Adolfo José Martins Neto

 

Égua inédita no ciclo assume a liderança das Fêmeas

 

Estreando nas pistas, em busca da conquista a uma vaga na disputa do título máximo funcional da raça,  Belle Porcelana, mostrou que além de boa morfologia, é funcional. Ela, que largou em décima primeira posição na Etapa Morfológica, com nota 7,193,  integra o time de quinze, das 48 éguas, que largaram com nota de cabresto acima de 7 pontos. Demonstrou funcionalidade e progrediu para a segunda colocação na etapa de Andadura, Figura, Voltas sobre Patas e Esbarradas. E hoje (24), assumiu a liderança após a etapa de Mangueira I, e manteve após a etapa de Campo I,  com média parcial de 19,184 pontos, garantindo a ponteira, das dezesseis fêmeas que passaram para a final da Classificatória ao Freio de Ouro 2023. A tostada salina rabicana, que é a segunda fêmea mais nova dessa competição, é filha de Butiá Olodum e Delicada da Maya, criada e exposta por Elizabeth Lemanski, Fazenda Paraíso, de Balsa Nova, Paraná. Ela que vem sendo conduzida por Daniel Waihrich Marim Teixeira, foi domada por Rafael Nerone Sicuro, foi em campos que nasceu, durante a  Credenciada em Balsa Nova/PR com Média 20,515. 

 

(Belle Porcelana, a direita da foto)

 

>>> Confira a Classificação Fêmeas após Etapa de Campo I <<< 


 

Experiente macho lidera categoria 

 

Experiente em executar movimentos, na principal pista do Cavalo Crioulo, em Esteio/RS, Mascarado de São Cristóvão, chega para tentar sua quarta participação no Freio de Ouro, (ele já esteve na Final Funcional da Raça, nos anos de 2018, 2020 e 2021), e finaliza o sábado liderando os dezesseis machos finalistas da Classificatória Regiões 5, 7 e 8, com média parcial de 19,740. O picaço que largou com  média morfológica de 7,223, em oitava colocação, avançou para a segunda colocação após etapa de Andaduras, Figura, Voltas sobre Patas e Esbarradas, conquistando média de 19,820. Ele, um filho de Triunfo do Purunã e Chinoca de São Cristovão, é conduzido por Fernando Andrighetti, criado por Tiago Peretto, exposto por Gianmarco Costabeber, Cabanha Paillon, de Cachoeira do Sul, no Rio Grande do Sul. Credenciado em São José/SC – Média 20,031

 


  

(Mascarado de São Cristóvão a direita, e Lagunero Namorador, a esquerda, segundo colocado até o momento)

 

>>> Confira a Classificação Machos após Etapa de Campo I <<< 

 

Transmissão Ao Vivo 

 

Repetindo o que ocorreu nas demais etapas Classificatórias, os admiradores da Raça Crioula que não puderem acompanhar presencialmente as provas da classificatórias, no Centro Agropecuário Municipal Ayrton Berger, poderão assistir através do Canal Oficial do Cavalo Crioulo no Youtube  e na Twitch TV a Transmissão Ao Vivo comandada pela jornalista Estela Facchin, com comentários da Técnica do Cavalo Crioulo Christina Freitas Bandeira de Mello e do ginete e criador Vinicius Kruger, além da presença da integrante da Comissão Jovem Laura Sandri e Sandro Fávero nas reportagens.

 

Acesse os Canais Oficiais de Comunicação do Cavalo Crioulo: 

 >>> Instagram <<<
>>> YouTube <<<
>>> Facebook<<< 

>>> Site <<<

>>> Twitch TV <<<

 

O ciclo do Freio de Ouro 2023 conta com o patrocínio de John Deere, KTO, Facta Financeira, Supra e Vetnil, além do apoio de Oviedo e Selaria Ulguim. Também conta com o apoio de Cabanha Estância Liberdade, Estância Tamanca, Estância Aurora e Estância Quaraci.

 

PROGRAMAÇÃO CLASSIFICATÓRIA REG. 5, 7 e 8 

 

📍 Domingo – 25/06/2023

08h – Início da transmissão ao vivo

08h10 – Início da Fase Final – Classificatória Regiões 5,7 e 8 – Categorias Fêmeas/Machos