Logo -
sombra

Confira o perfil dos jurados da Passaporte de Lavras do Sul

30 DE MAIO DE 2023 - ATUALIZADA EM 30 DE MAIO DE 2023 | Redator: Redação ABCCC

Chegando na reta final dos passaportes do ciclo de 2023, o próximo final de semana, no município de Lavras do Sul, no estado do Rio Grande do Sul, recebe uma das últimas etapas de Morfologia Passaporte. Entre os dias 01 a 03 de junho, organizada pelo Núcleo de Criadores de Cavalos Crioulos de Lavras do Sul, a raça conhecerá mais 8 exemplares que formarão o plantel dos passaporteados para a Morfologia da Expointer. Indicados pelo Conselho Deliberativo Técnico (CDT), os responsáveis por avaliar os Campeonatos e Grandes Campeonatos será a dupla composta por Lauro Varela Martins, como jurado principal, e Renato Dotto Gonçalves Filho como jurado auxiliar. Todos os detalhes das etapas desta prova você acompanha em tempo real no instagram oficial do Cavalo Crioulo. 

 

Conheça mais sobre os jurados desta passaporte:

 

Lauro Varela Martins

Natural  de Lages/SC, Lauro Varela Martins é criador há mais de 30 anos. Fez parte da administração da Cabanha São Rafael por duas décadas, o que é motivo de orgulho para o jurado. Atualmente, a frente da Porto Martins Crioulos, revela que sua vida é 100% voltada ao Cavalo Crioulo. Relação que vem de casa, viu seu pai ser um dos primeiros criadores da raça no estado de Santa Catarina, sendo um dos fundadores da extinta Associação Catarinense de Criadores de Cavalos Crioulos, a qual levava o seu nome, Adolfo Luiz Nunes Martins . Foi daí que teve os primeiros contatos com o cavalo. Com o passar do tempo, decidiu entrar para o time de profissionais que avaliam a raça e vem exercendo a função de jurado há mais de 25 anos.

 

Renato Dotto Gonçalves Filho

Também vindo de uma criação a qual teve contato com o Cavalo Crioulo desde o início, Renato Dotto Gonçalves Filho é natural de São Gabriel, município do interior do estado do Rio Grande do Sul. Aos quatro anos frequentava a Cabanha Suspiro, de Erasmo Chiapetta, seu tio que criava Crioulos. Dali teve início um forte vínculo com o cavalo e, aos oito anos, ganhou a sua primeira égua. Com o início de sua carreira na raça, em 2007 tornou-se jurado e vem desenvolvendo seu trabalho avaliativo há mais de 15 anos.