Logo -
sombra

Conheça o perfil dos jurados da Morfologia Passaporte de Jaguarão/RS

17 DE MAIO DE 2023 | Redator: Leonardo Silva/ABCCC

Durante os próximos dias 19 e 20 de maio de 2023, o município de Jaguarão/RS será palco de mais uma Morfologia Passaporte, a qual definirá mais 8 exemplares para a final Morfológica do Cavalo Crioulo. Organizada pelo Núcleo de Criadores de Cavalos Crioulos de Jaguarão, o evento  acontece durante outras programações oferecidas pelo núcleo, como remates, leilões e Paleteadas. Indicados pelo Conselho Deliberativo Técnico (CDT), os responsáveis por avaliar os Campeonatos e Grandes Campeonatos serão: Luiz Martins Bastos Neto, como jurado principal, e Flávio Piegas, como jurado auxiliar. O técnico responsável pela admissão e coordenação do evento será Carlos Marques Gonçalves Neto. Todos os detalhes de cada etapa desta prova você poderá acompanhar em tempo real no instagram oficial do Cavalo Crioulo.

 

Conheça mais sobre os jurados desta passaporte:

 

Luiz Martins Bastos Neto

Criador de Cavalos Crioulos há 50 anos, Luiz Martins Bastos Neto cultiva a tradição que vem de berço - ou melhor, do avô Luiz Martins Bastos, “Criador Símbolo da Raça”, seguido de seu pai, Luiz Antônio Martins Bastos, que também atuou como jurado da raça, julgando importantes provas como Morfologia da Expointer e finais do Freio de Ouro. Juiz Martins atua como jurado há mais de 30 anos, já foi duas vezes presidente do Conselho Deliberativo Técnico (CDT), oito vezes integrante do grupo e uma vez membro da subcomissão de Paleteada. Julgou inúmeras provas da raça, tendo no currículo classificatórias e morfologias passaporte. 

 

Flávio Piegas

Com uma trajetória no cavalo crioulo que iniciou quando tinha apenas 10 anos de idade, Flávio teve contato com a raça através do tio, na Cabanha Don Jujo, em Uruguaiana/RS. Com 15 anos iniciou a criação junto ao pai, Flávio Virgínio Martini Piegas na cabanha Santa Márcia. Atuando como domador, a vontade de fazer parte do quadro de avaliadores foi surgindo naturalmente, graças ao aprendizado que teve durante as provas. Ao tornar-se jurado da ABCCC, atuou como jurado em inúmeras provas, de credenciadoras a provas desportivas, tanto no brasil quanto no Uruguai.