Logo -
sombra

Conheça os jurados do Passaporte Morfológico de Lages/SC 

17 DE MAIO DE 2023 | Redator: Redação ABCCC

 

Buscando selecionar exemplares, machos e fêmeas, representativos dentro das características desejáveis da raça, completando as vagas de animais que entrarão na principal pista do Cavalo Crioulo, durante a Final da Morfologia, Expointer 2023, chegou a vez do Núcleo de Criadores de Cavalos Crioulos da Serra Catarinense Pedro Lisbôa, em Lages, Santa Catarina, sediar o Passaporte Morfológico, entre os dias 18 a 20 de Maio, no Parque Conta Dinheiro. 

site_LAGES.jpg

 

Francisco Martins Bastos Sobrinho - Jurado Titular 

 

Natural do oeste do Rio Grande do Sul, Francisco Martins Bastos Sobrinho resgata um contato de mais de dois séculos com a vida campeira. Sua família chegou em Uruguaiana/RS em 1814 e desde então a relação com cavalos é diária. Filho e neto de jurados, Francisco faz parte da terceira geração na família que julga a raça Crioula. Titular da Estancia Cabanha do Barulho em Barra do Quaraí/RS, o jurado também atua como agropecuarista. 

 

Iniciou sua trajetória nas pistas de julgamento do Cavalo Crioulo ainda em 1999, em sua terra natal, Uruguaiana/RS, durante uma Credenciadora ao Freio de Ouro, após a estreia em pista, Franscisco, já julgou importantes provas da raça, destacando a Classificatória em Pelotas de 2017, o Freio de Ouro da Federação Internacional de Criadores de Cavalos Crioulo – FICCC; em 2009 e 2018, Bocal de Ouro 2012, e não é primeira vez que estará a frente do julgamento do Passaporte Morfológico, julgou o Passaporte de Uberaba em 2017. 

 

Julio Cesar Hax - Jurado Auxiliar


O pelotense, Julio Cesar Hax, tem ligação com o Cavalo Crioulo desde muito cedo, precisamente em 1998, quando ganhou sua primeira égua, durante uma Exposição Morfológica em Pelotas/RS. Passou a integrar o quadro de jurados em 2006, e destaca como marcante em sua vida como jurado, a Primeira Credenciadora que julgou em Pelotas, “Por se tratar do Núcleo  onde comecei toda minha história em pistas, sendo secretário de diversas provas e exposições, a primeira vez que pude julgar uma prova aqui em Pelotas, foi a que mais me marcou”.