Logo -
sombra

Conheça mais sobre os jurados do Bocal de Ouro 2023

03 DE MAIO DE 2023 - ATUALIZADA EM 03 DE MAIO DE 2023 | Redator: Redação ABCCC

Na Classificatória ao Freio de Ouro que abre as classificatórias brasileiras para a Final da modalidade, o Bocal de Ouro 2023 irá revelar os primeiros conjuntos inéditos - classificatória destinada apenas aos conjuntos que nunca disputaram a modalidade - que garantirão suas vagas na final deste Ciclo. A tarefa de julgar será de Leonardo Alberton Ardenghy, Mateus Gularte da Silveira e Rodrigo Albuquerque Py, entre as fêmeas e Mauro Raimundi Ferreira, Telmo de Oliveira Peixoto e Vinicius Guedes Freitas, entre a categoria machos, e a seguir você conhece um pouco mais de cada um desses jurados.

 

Jurados da Categoria Fêmeas:

 

Leonardo Alberton Ardenghy

Natural de Palmeira das Missões, no Rio Grande do Sul, Leonardo Alberton Ardenghy é criador, engenheiro agrônomo e faz parte do corpo de jurados da ABCCC há mais de 10 anos. Já foi jurado de várias Classificatórias, incluindo o Bocal de Ouro e Classificatória Aberta, junto com a FICCC realizada no Brasil, em 2018. No Ciclo do Cavalo Crioulo de 2022 esteve presente nas pistas como responsável pelo julgamento da Exposição Passaporte Morfologia de Pelotas/RS e neste ano foi jurado titular no Passaporte Morfologia de Dom Pedrito/RS.

 

Mateus Gularte da Silveira

Com uma ligação natural ao Cavalo Crioulo, Mateus tem sua criação desde 2000, o farmacêutico e bioquímico é natural e reside em Canguçu/RS. Julgando várias modalidades do Cavalo Crioulo desde 2002, considera que todos os julgamentos são importantes, mas destaca 2016 por julgar a Final do Freio de Ouro. Dentro da Associação, Mateus já ocupou o cargo de vice-presidente de Provas Funcionais

 

Rodrigo Albuquerque Py

É médico veterinário e técnico credenciado à ABCCC desde 1999 e vem de uma família que cria Cavalos Crioulos há mais de 40 anos, na Cabanha Capão Redondo, em Barra do Ribeiro/RS. Com vasta experiência como jurado da raça, já julgou a Morfologia Expointer em três oportunidades. Também já foi responsável pela avaliação de outras grandes finais e seleções importantes como Freio de Ouro, Freio Jovem e Prévia Expo FICCC. Já ocupou o cargo de executivo técnico da Associação. 

 

Jurados da Categoria Machos

 

Mauro Raimundi Ferreira

Titular da Cabanha Macanudo, localizada em Lavras do Sul/RS, Mauro foi Presidente da ABCCC no biênio 2012/2014 e atualmente faz parte do Conselho de Planejamento. Jurado da Morfologia Expointer 2021, entre as fêmeas, além de julgar constantemente Passaportes Morfologia, como o próximo a ser realizado em São José/SC, no qual será jurado titular, também já julgou Classificatórias, Freio do Proprietário, Inclusão de Ouro e outras modalidades do Cavalo Crioulo.

 

Telmo de Oliveira Peixoto

Médico veterinário, com criação de Cavalos Crioulos em Júlio de Castilhos/RS, junto com a família, na Fazenda Tarumã - de Afixo Tarumã, e residindo entre a cidade e Santa Maria/RS. Nas duas últimas gestões foi coordenador da subcomissão de Campereada e faz parte, atualmente, da Subcomissão do Crioulaço. O envolvimento com laço vem desde muito cedo, começando com sete anos de idade, através do seu pai, um dos grandes incentivadores da criação do Crioulaço. Além disso, já julgou outras modalidades do Cavalo Crioulo e Passaportes Morfologia.

 

Vinicius Guedes Freitas

Criador, pecuarista e médico veterinário Vinícius Guedes Freitas é porto-alegrense, participante de exposições morfológicas e provas funcionais, como paleteada e credenciadoras, já julgou várias credenciadoras e classificatórias, com destaque para os Freios de Ouro e Morfologia Expointer, em 2015, tendo julgado a Final do Freio de Ouro 2022. Também já julgou a Morfologia da Expo Palermo, na Argentina.