Logo -
sombra

Brasil começa liderando o Freio da FICCC 2023

29 DE MARçO DE 2023 - ATUALIZADA EM 29 DE MARçO DE 2023 | Redator: Redação ABCCC

Três países deram a largada em busca de Ouro, Prata, Bronze e Alpaca na prova de seleção mais completa da raça, direto de Buenos Aires. O Freio de Ouro da  FICCC 2023 movimentou a pista do pavilhão verde na manhã desta quarta-feira (29), quando dois conjuntos brasileiros já se destacaram como os líderes da etapa morfológica: Divindad 42 Nombrado e Santa Alice Posteiro puxam suas filas na primeira parcial da prova. 

 

 

Obtendo a média de 8,000, Divindad 42 Nombrado foi o destaque entre as 24 éguas avaliadas em pista (dentre elas, seis representantes da delegação brasileira). A atual líder tem na trajetória que a trouxe até aqui o título de Freio de Prata em 2020, é filha de Macanudo do Itapororó e Capella La Rienda, e propriedade de Gabriela Zancanaro Tonet, da Cabanha da Figueira, de Panambi/RS. Fabio Teixeira da Silveira é o ginete que fecha o conjunto.

 

 

Entre os 24 machos concorrendo na seletiva (dentre eles, sete brasileiros), a melhor avaliação morfológica colocou o Bocal de Ouro e Freio de Prata 2021, Santa Alice Posteiro na primeira colocação, somando 8,383 de média na parcial. Além dos seus méritos próprios, um sangue premiado o acompanha: o cavalo é filho do Freio de Ouro 2006, Ganadero da Harmonia, na mãe Santa Alice Cambona, sendo assim irmão materno do também campeão da modalidade, Santa Alice Nublado II. Criação e propriedade de Marcelo Bomfiglio Marçal, Estância Santa Alice de Rosário do Sul/RS, vem com a condução do ginete Fernando Andrighetti. 

 

Os demais representantes da delegação brasileira também ocuparam posições próximas na metade superior das filas. Na categoria Fêmeas: TL Índia Guapa-TE (2º lugar), Belle Mandala (4º lugar), Ibérica da Vendramin (5º lugar), Capanegra Acquavia (13º lugar) e Labareda da Maior (14º lugar). Entre os machos:Campana Echo a Mano (4º lugar), Zêzere do Canguçu (5º lugar), Monarca da Dom Manoel (7º lugar), Escorpião de São Pedro (11º lugar), Guarani 61 da Sorsul (12ª lugar) e Rumo Certo do Portal Gaúcho (13º lugar). 

 

>> Clique para ver as parcias disponibilizadas pela Associação argentina

 

O Freio de Ouro FICCC segue até o próximo sábado (1), quando conheceremos os grandes vencedores. No julgamento desta prova, um trio que representa muito bem esses os três países FICCC: Carlos Loureiro de Souza (Brasil), Ignacio Lussich (Uruguai) e Rodrigo Diaz de Vivar (Argentina).

 

A programação do Freio FICCC segue nesta quinta-feira (30), a partir das 8h, com as etapas de Figura, Volta sobre patas e Esbarradas para ambas as categorias.