Logo -
sombra

GreNal e Cavalo Crioulo: Suárez visita e De Pena convive em Centros de Treinamento da raça

22 DE MARçO DE 2023 - ATUALIZADA EM 22 DE MARçO DE 2023 | Redator: Redação ABCCC

Na cidade que abriga o maior clássico entre times de futebol do país (e um dos maiores do mundo), uma coisa une jogadores gremistas e colorados: o Cavalo Crioulo. Ao procurarem momentos de lazer com a família, os atletas brasileiros e uruguaios procuram a paz e tranquilidade que só o campo e a relação com os animais pode proporcionar, isso tudo na região de Porto Alegre, cidade que é sede de ambos os clubes de futebol.

 

Tendo o seu Centro de Treinamento (CT) junto do Estribo Hotel Estância, o ginete e treinador Cézar Augusto Schell Freire, o Guto Freire, na cidade de Santo Antônio da Patrulha (na região metropolitana de Porto Alegre, estando a 60 km de distância da Capital), relata a vivência que os jogadores buscam ao procurar o local. "Como é perto de Porto Alegre, fica fácil de visitar, daí os jogadores têm contato com a natureza, como a parte de ordenha, pescaria, cavalgada e junto tem um horário que é visita ao CT, para ver os cavalos treinando", afirma o treinador. 

 

Guto recebeu uma visita especial no segundo final de semana de março deste ano. A recente aquisição do Grêmio: Luiz Suárez. O jogador, que foi contratado no final do ano passado para a temporada de 2023 acumula diversos títulos, passagens pela seleção Uruguaia (seu país de origem) e é, atualmente, o quinto maior artilheiro em atividade no mundo, atrás apenas de nomes também consagrados como Messi e Cristiano Ronaldo. Sobre a visita, Guto relata que a filha de Suárez, com 12 anos, se arriscou em um Cavalo Crioulo. Já praticante de hipismo, a menina, assim como toda a família, conheceu sobre o Freio de Ouro e ainda realizou esbarradas e giros na pista do CT. Além de Suárez, outros jogadores gremistas já estiveram no CT, como Thiago Santos e Edilson, além de Eder (hoje no Criciúma) e o treinador Mano Menezes

 

Mas não só os gremistas conhecem mais do Cavalo Crioulo. Carlos De Pena, jogador do meio campo do Internacional e dono da camisa 14 do colorado, também é visita frequente em Centros de Treinamentos. Já estando no CT de Guto, De Pena também é visita frequente no CT de Tomaz Gonçalves, localizado na zona sul de Porto Alegre. Com contato desde pequeno com Cavalos Crioulos, o uruguaio está no clube desde abril de 2022 e já acompanhou a final do Freio de Ouro do ano passado diretamente das arquibancadas do Parque Assis Brasil, quando viu Tomaz com quatro montarias em Pista. 

 

Tomaz lembra que De Pena chegou numa tarde no seu CT e contou a sua história com o Cavalo Crioulo, onde também conheceu sua esposa, na qual o seu irmão já realizou estágio no próprio Centro antes mesmo de se conhecerem. Ao explicar ao jogador sobre o Freio de Ouro, Tomaz relata que o jogador ficou "encantado", mesmo já tendo um pouco de noção, e a paixão pelo Cavalo só aumentou, formando uma grande amizade entre as famílias, sendo o Cavalo Crioulo responsável por essa união. 

 

Carlos frequenta o Centro com frequência, andando a Cavalo com seu filho e Tomaz lembra das coisas boas que a raça Crioula proporciona, como as amizades. Tomaz lembra da experiência extraordinária que Carlos teve ao acompanhar a Final do Freio de Ouro, sendo uma troca, acompanhando algo que encanta o jogador. Por fim, Tomaz relata que a troca de experiência só vem a somar para as pessoas e para a raça Crioula, "só agradecer ao Cavalo Crioulo por proporcionar experiências como essa". 

 

Carlos De Pena conta um pouco a experiência com o Cavalo Crioulo, "através de amigos conheci o Tomaz e hoje somos grandes amigos, algo muito lindo pois me faz lembrar meu país, algo que eu gosto muito que é o Cavalo Crioulo, tenho Fazenda no Uruguai e poder estar perto de algo que me faz lembrar tudo isso eu acho muito bonito. Gosto muito de assistir o Freio de Ouro, que ano passado tive a oportunidade de assistir ao vivo. É algo que eu gosto desde pequeno, foi parte da minha infância e conseguir estar perto de um Centro de Treinamento que eu consigo estar em contato com a tradição do meu país".