Logo -
sombra

[ATUALIZADO] Crioulaço: confira as alterações no regulamento para o Ciclo de 2024 do Cavalo Crioulo

08 DE FEVEREIRO DE 2023 - ATUALIZADA EM 02 DE MARçO DE 2023 | Redator: Redação ABCCC

Sendo a primeira modalidade do Cavalo Crioulo a conhecer os seus campeões, o Crioulaço passa por algumas alterações em seu regulamento para o novo Ciclo. Entre as novidades estão duas novas categorias: o Laço Proprietário e o Laço Jovem. O primeiro é destinado aos proprietários de cavalos, no mesmo enquadramento do Laço Criador, já na segunda categoria o laçador deverá ter até 14 anos de idade.

 

CONFIRA O REGULAMENTO COMPLETO DO CRIOULAÇO - CICLO 2024

 

Outra alteração importante é que a partir do ciclo 2024 é permitido que sócios sejam promotores de etapas de Crioulaço (nas outras modalidades isso não é permitido).

 

Art. 3º, §1º - As etapas Classificatórias são organizadas e chanceladas por Núcleos de Criadores de Cavalos Crioulos – NCCC ou por criadores/usuários sócios da ABCCC.

 

Confira algumas das alterações:

 

(Art. 2º/Art. 35) Novas categorias: Laço Proprietário e Laço Jovem. O enquadramento da categoria Laço Proprietário será da mesma forma do Laço Criador. Já para o Laço Jovem o laçador deve ter até 14 anos de idade. 

 

(Art. 15/Art. 21) Existirão dois modelos de classificação, tanto nas Duplas quanto no Laço Criador, a ser definido pelo organizador do evento:  

 

O laçador irá escolher a sua força no momento da inscrição. Nesse modelo, se classifica para a final 50% das duplas/criadores em cada força (A, B e C) e as duplas/criadores que não se classificarem ainda poderão se inscrever para a Final em Esteio como reservas. 

As forças são definidas de acordo com a classificação final das duplas/criadores, conforme ciclos anteriores. Os três primeiros lugares se classificam na força A; 30% do total das duplas/criadores (considerando os 3 (três) primeiros lugares) participantes da prova, desde que tenham passado para a fase final se classificam na força B; e o restante se classifica na força C. 

 

(Art. 23) No Laço Criador é permitido que o mesmo animal possua mais de uma inscrição na classificatória, porém o organizador do evento e o supervisor técnico precisam estar de acordo. 

 

(Art. 26) Na etapa Final Nacional da categoria Dupla, todas as duplas terão 2 (duas) rodadas, independente da Força, classificando-se para a fase final da prova as duplas que obtiverem o mínimo de aproveitamento conforme tabela que consta no regulamento.

 

(Art. 29) Na etapa Final Nacional, na categoria Potro de Ouro o animal concorrente deverá ser confirmado e obrigatoriamente deverá ter no máximo 54 meses de idade na data de início da prova. 

 

(Art. 49) O encurtamento de raia poderá ser feito até a raia de 20 metros.