Logo -
sombra

Livro celebrará e contará a história da Paleteada

21 DE DEZEMBRO DE 2022 | Redator: Redação ABCCC

A cada prova se escreve uma nova página na história do Cavalo Crioulo e na vida de quem participa. Eternizar esses momentos em um livro e contar a história de uma modalidade que, oficialmente, completa 30 anos em 2023, mas que têm suas origens muito antes, sendo até mesmo uma questão de sobrevivência e sustento do homem que precisava alcançar o gado alçado no sul do continente americano: a Paleteada. 

 

Um dos idealizadores do projeto, Péricles Druck, lembra da origem da prova, ainda no Núcleo da Sexta Região, onde foi um dos fundadores e presidente, a prova Copa Strassburguer, que no segundo ano já foi encampada pela Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC), transformando-se no Campeonato Nacional de Paleteadas, na qual foi o coordenador nos primeiros anos. Por estar desde o começo, Druck acumulou, além de amigos, muitos materiais e registros que ajudam a contar essa história. “Acho que é um esporte que tem vários atrativos, então sempre me fascinou e a ideia é registrar um pouco dessa história, já que isso acaba se perdendo e uma das inspirações é não perder esse histórico tão legal de desenvolvimento e crescimento da modalidade”, afirma Péricles.

 

E o crescimento da modalidade é muito significativo dentro da comunidade crioulista. Apenas no Ciclo de 2022, 4.438 cavaleiros correram boi em todo o País, sendo a prova com a maior participação da ABCCC. A cada pedido de “porta”, na boca do brete, cada cavaleiro mostra o seu jeito, a sua habilidade, sua história e, especialmente, sua paixão pelo Cavalo Crioulo e o que antes era uma forma de sobrevivência e de sustento (através do couro e da carne do gado), transforma-se num esporte com massiva participação de todos: homens, mulheres, jovens, pessoas com as mais diversas profissões, idades e níveis de equitação. 

 

Mas muitos ainda não sabem bem o que é a Paleteada e esse também é um dos objetivos do livro: “outra razão é que eu percebo que muita gente não sabe bem o que é a paleteada, quando eu falo que pratiquei, muitas pessoas não sabem o que significa, o que é, não sabe de onde vem, a ideia é que o livro traga todo um contexto de onde saiu o movimento, do ponto de vista histórico e cultural, é ter elementos de entendimento desse contexto todo da origem dessa modalidade”, declara Péricles. 

 

Autor de várias obras ligadas ao Cavalo Crioulo, como “Freio de Ouro – uma história a cavalo”, “Coração de Cavaleiro – a arte de Vilson Souza”, “Sobre a terra – a trajetória de Eduardo Macedo Linhares”, entre outras, além do documentário de 25 anos de Freio de Ouro, Renato Dalto tem a missão de contar toda a história da Paleteada, e de tudo que cerca a modalidade.  

 

Dalto revela que o ato de escrever um livro faz ele ter um papel de “uma revelação, em busca de histórias que não são tão óbvias, as pequenas histórias que se tornam grandes pela forma de revelar”. Com o título provisório de “Pata, Boca, Tradição, a força da Paleteada”, o livro vai buscar não somente a história do Campeonato Nacional, mas tudo aquilo que cerca a história do homem que corria e manejava o gado desde o começo do continente, quando ainda era uma questão de sobrevivência, já que era preciso “correr, sobreviver”, já que era preciso alcançar o gado. 

 

O autor ainda lembra da rica história da modalidade antes mesmo de se tornar uma modalidade esportiva do Cavalo Crioulo. No livro Dom Segundo Sombra, do argentino Ricardo Guiraldes, publicado em 1926, ele relata uma cena de de paleteada em um rodeio onde a descreve como um “torneio bárbaro”, já realçando a força da modalidade como um esporte. Por fim, Dalto espera levar envolvimento, emoção e também levar conhecimento ao leitor sobre essa paixão. 

 

Você pode fazer parte de mais um capítulo dessa história!

 

Para tornar tudo isso se tornar realidade, você pode participar adquirindo cotas do livro, que tem a previsão de ser lançado no ano de 2023, ciclo que marca os 30 anos de Campeonato Nacional de Paleteadas. Há três formas de contribuir: Cota Competidor, Cota Cabanha e Cota Empresa. Você que demonstra interesse em contribuir nessa iniciativa, pode entrar em contato com o departamento de gerência comercial, com Aline Rojahn, pelo WhatsApp (53) 98428-4602.

 

Mais novidades você pode acompanhar pelo perfil oficial Paleteada 30 Anos no Instagram