Logo -
sombra

Reuniões traçam estratégias e define regulamento de nova modalidade do Cavalo Crioulo

23 DE NOVEMBRO DE 2022 - ATUALIZADA EM 23 DE NOVEMBRO DE 2022 | Redator: Redação ABCCC

Reunidos no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio, nesta terça-feira (22), a vice-presidência de Provas Esportivas, de Exposições Morfológicas e Modalidades Seletivas, além do Colégio de Jurados, Subcomissão de Paleteada e convidados, discutiram os modelos atuais de julgamento da “corrida de vaca” e a implementação de uma nova modalidade do Cavalo Crioulo: a prova Vaquero.

 

Na parte da manhã foi a oportunidade dos convidados estudarem em conjunto (através do recurso de vídeo) como está, atualmente, o julgamento da Paleteada. O momento foi de pensar o presente e, também, o futuro da modalidade. Segundo o vice-presidente de Provas Esportivas, Fernando Gonzales, foi “um dia extremamente produtivo para a comunidade da Paleteada, a gente reuniu pessoas com notório saber, pessoas da Subcomissão, Colégio de Jurados para gente estudar o modelo atual de corrida de vaca, as perspectivas futuras, a gente acredita que a modalidade é de extrema importância e alto nível competitivo, então passamos a manhã muito proveitosa estudando conceitos e a partir daí a gente vai ter algumas sugestões a serem feitas para os próximos 10 anos da modalidade”,

 

Na parte da tarde foi a vez de um grupo de trabalho discutir e pensar uma nova modalidade do Cavalo Crioulo: a prova de Vaquero/Working Cow Horse. Difundida em todo o mundo, especialmente na América do Norte e na Europa, a prova se caracteriza pelo trabalho com o gado, testando a capacidade do cavalo e do ginete em trabalhar com ele.

 

Gonzales explica que na oportunidade foi possível definir um modelo de prova para o Cavalo Crioulo. “No turno da tarde a gente fez uma atividade extremamente rica, onde a gente conseguiu concluir o modelo da prova Vaquero/Working Cow Horse, uma modalidade nova que a Associação está abraçando, um projeto que a gente acredita que tenha muito futuro, de muita aceitação social, e nós finalizamos, hoje, depois de um período grande de um grupo de trabalho, finalizamos o regulamento, as próximas etapas são a revisão na questão ortográfica e marcar a primeira prova teste, que será fechada, para testarmos o julgamento junto com o modelo que adaptamos do modelo americano, onde queremos levar o nosso Cavalo Crioulo”, conclui o vice-presidente de Provas Esportivas.