Logo -
sombra

Novo time assume Subcomissão de Rédeas na gestão 2022/2024

04 DE NOVEMBRO DE 2022 - ATUALIZADA EM 07 DE NOVEMBRO DE 2022 | Redator: Redação ABCCC

Considerada a maior prova de Rédeas de uma só raça no Brasil, o Rédeas de Ouro do Cavalo Crioulo foi criado em 2013 e, desde sua criação, vem em uma constante evolução e ampliação da modalidade, que hoje já conta com premiações com mais de 150 mil reais em dinheiro. Por trás de todo este espetáculo está a Subcomissão de Rédeas, que tem como objetivo manter a modalidade em ascensão e continuar explorando os potenciais da raça em uma prova que faz sucesso não só no Brasil, mas pelo mundo todo. 

 

Sob gestões que se reciclam a cada dois anos, a nova Subcomissão (gestão 2022-2024) foi montada com diversidade de perfis, com pessoas de diversos estados do país e com diferentes níveis de atuação relacionadas à modalidade. Retornando para a Coordenação da Subcomissão pelo terceiro mandato, Dinah Moraes Druck revela que o foco dessa gestão é o crescimento da base, com ações para aumentar o interesse dos criadores em preparar animais para a modalidade. “Queremos criar um círculo virtuoso em que se crie nos usuários a necessidade de investir em bons animais para que participem das mais variadas disputas da raça”, comentou. Ainda sobre as ações da nova Subcomissão, a Coordenadora salienta que trabalhar na agenda de provas também é um objetivo do novo grupo. “Queremos uma agenda anual com eventos agradáveis, divertidos, bem organizados, com boa premiação e em lugares que atraiam novos e atuais participantes. Entendemos que o Rédeas é um dos esportes a cavalo mais universal, com praticantes em todo o país e em outros lugares do mundo e a raça Crioula possui plena condição de competir em alto nível. Sabemos que vai ser um desafio, mas estamos dispostos a trabalhar para que sempre aconteça o melhor”, conclui Dinah. 

 

Conheça mais sobre os nomes que integram a Subcomissão de Rédeas no período 2022/2024:

 

Dinah Moraes Druck

Engenheira Agrônoma formada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Dinah - Naná como é conhecida no meio Crioulista - retorna para Coordenar a Subcomissão de Rédeas na gestão de 2022-2024. Com um vasto conhecimento em criação, já que é uma das figuras a frente da Estância da Quinta, que atua há mais de 40 anos, é aficionada por esportes em geral e também do esporte a cavalo e de Rédeas. Já atuou como coordenadora da modalidade em outras duas oportunidades e também já integrou a administração do Centro Querência, em Porto Alegre, local de referência na história do Rédeas. Além da administração também foi organizadora da Copa Querência, prova que se tornou um marco dentro da modalidade no Brasil, com recordes de participações e premiações. 

 

 

 

Fernando Philippi

Advogado e sócio da Cabanha Espuelazo, Fernando é natural de Bom Retiro/SC, e é apaixonado por cavalos desde sua infância. São mais de 18 anos de dedicação à modalidade, a qual atua como competidor e criador de cavalos de Rédeas. Além disso, também é Sócio Fundador da Associação Catarinense de Rédeas (ACCR), onde atuou como presidente por 8 anos - cargo o qual retoma nesta nova gestão. Nos anos de prova sempre competiu com cavalos Crioulos, onde teve, ao lado de Quelen Espuelazo, momentos importantes em sua carreira. Esta é a primeira vez que Fernando integra o quadro da subcomissão de Rédeas. 

 

 

Fabrício Suris da Silveira

Natural de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, Fabrício é Médico veterinário desde 2003 e, desde lá, atua em clínicas voltadas para cavalos atletas. Com a vida também voltada para as provas de Rédeas, foi em 2008 que decidiu tornar-se treinador e competidor na modalidade. Com o passar dos anos também entrou para a seleção de Juízes Oficiais de Rédeas pela ANCR/NRHA/ABQM. Em 2020 assumiu como Presidente da ARCR - Associação Riograndense do Cavalo de Rédeas, que também é afiliada à ANCR. Fabrício permanece no cargo até 2024.

 

 

Fabiola Michelin Fagundes

Natural de Caxias do Sul, Fabíola Fagundes é formada em Medicina Veterinária pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e é apaixonada por cavalos desde criança, quando ganhou do pai a sua primeira égua mestiça. Com o passar dos anos a modalidade de Rédeas foi ganhando espaço em sua vida e, hoje em dia, participa da atual gestão da Associação gaúcha do Cavalo de Rédeas (ARCR). Residindo em Portão/RS, administra o Haras Virgínia, CT de Rédeas e a Cabanha La Virginia. 

 

 

Laércio Casalecchi Filho

Natural de Espírito Santo do Pinhal, no interior do estado de São Paulo, Laércio teve seu primeiro contato com cavalos através do Hipismo Clássico, modalidade onde também conheceu sua esposa Fernanda, que também é apaixonada por cavalos. Formado em Direito pela Universidade de Espírito Santo do Pinhal (UniPinhal), o amor pela raça e pela modalidade falaram mais alto e hoje o entusiasta completa 25 anos como Treinador de cavalos de Rédeas. Além disso, ele também já foi vice-presidente em três gestões da Associação Nacional do Cavalo de Rédeas (ANCR). 

 

 

Marco Antônio de Freitas Furini

Proprietário da Cabanha La Ternura em São Luiz do Purunã/PR, Marco é técnico em agropecuária e administrador rural, com sua criação de Cavalos Crioulos voltada para a modalidade. Com presença garantida nos mais diversos eventos que envolvem o rédeas, ele também aproveita o momento para integrar a família à modalidade. Sempre atuando e apoiando o desenvolvimento e evolução da modalidade na raça Crioula, foi com muito empenho e respeito que sempre acreditou no potencial do Cavalo Crioulo, o qual possui um potencial a ser explorado e expandido. Para ele, o crescimento da modalidade só depende do trabalho de cada integrante em tornar o Rédeas um ponto de diversidade nas modalidades da ABCCC, contribuindo para o desenvolvimento funcional do nosso cavalo. 

 

 

 

Angela Maria Corrêa Dalcol Cantarelli

A empresária natural de Lages/SC é uma das remanescentes da subcomissão de rédeas, mas participa da modalidade desde 2000. Com o passar do tempo acumulou funções importantes como a de presidente da Associação Catarinense do Cavalo de Rédeas (ACCR), coordenadora do Movimento Farroupilha de Joinville/SC (2015) e, atualmente, a de presidente do Núcleo de Rédeas de Santa Catarina (NRSC).