Logo -
sombra

Amador B, Master B e Feminina dão sequência ao Freio do Proprietário

22 DE SETEMBRO DE 2022 - ATUALIZADA EM 22 DE SETEMBRO DE 2022 | Redator: Redação ABCCC

Depois das categorias “A” darem a largada na final do Freio do Proprietário 2022, nesta sexta-feira (22) foi a vez dos conjuntos das categorias Amador B, Master B e Feminina realizarem a etapa de Andaduras, Figura, Volta Sobre Patas e Esbarradas na pista do Cavalo Crioulo, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio/RS. Todos os conjuntos realizam a etapa de Mangueira I no dia de amanhã (23), e as categorias Amador e Master A fazem, também, a sua etapa de Campo I, concluindo assim a primeira fase desta decisão. 

 

 

O primeiro lugar na Amador B, parcialmente é ocupado por um ginete que está acostumado a aparecer no primeiro lugar em modalidades da raça. Atual Ouro e Alpaca Jovem 2021, Arthur Felipe Capeletti se garante na primeira colocação após a etapa de Andaduras, Figura, Volta Sobre Patas e Esbarradas, com 10,995 de média. Montando Dom Alberto Rebelde, uma zaina negra bragada, filha de índio Valente de Santa Edwiges e Dom Alberto Mandinga, criação de Fernando Alberto Scholze, o ginete credenciou-se em Rolante/RS, quando conquistou o primeiro e segundo lugar da sua categoria. 

 

>>> Confira a planilha da categoria Amador B após a etapa de And/Fig/VSP/Esb

 

 

Na categoria Master B a sequência de placas pretas definiu o líder do ranking. Com uma média parcial de 13,633 pontos, quem saiu na frente da disputa na categoria é uma figura já conhecida nos pódios da modalidade. Já tendo conquistado o Bronze e Alpaca em 2017, Ouro e Prata em 2018, Ouro e Bronze em 2019, Prata em 2020, Ouro e Prata em 2021 e o Ouro na primeira Supercopa do Proprietário, Sandro Rogério Facco vem conquistando a ponta da tabela no Freio do Proprietário 2022 com Data Venia Chamarra, criada por Marcelo da Costa Gambogi e exposta pelo próprio Sandro, da Cabanha Certeza, de Porto Alegre/RS. Provando sua potência em pista, a gateada conquistou três placas máximas no seu tranco e em sua última esbarrada, abrindo e fechando sua prova com notas máximas. 

 

>>> Confira a planilha da categoria Master após a etapa de And/Fig/VSP/Esb

 

Rompendo as barreiras nacionais, o Freio do Proprietário recebeu a participação especial de ginetes internacionais. Enrico Pavese, da Itália, representante da Associazione Nazionale Allevatori Cavallo Criollo (ANACC), Aurore Descombes, da França, representante da Association Française des Eleveurs de Chevaux Criollos (AFECC) (ambos vencedores do Freno de Oro Europa 2019) e Carlota Quevedo, do Paraguai, representante da Asociación de Criadores de Caballos Criollos del Paraguay (ACCCP) fazem uma disputa à parte. Os ginetes irão realizar todas as etapas da modalidade, podendo ter a vivência de uma competição no Brasil. 

 

>>> Confira a planilha dos Ginetes Internacionais  após a etapa de And/Fig/VSP/Esb

 

 

A chuva e o frio que chegaram ao final da tarde no Parque de Exposições Assis Brasil, não ofuscaram em nada o brilho das ginetes que disputam o título do Freio Proprietário, categoria Feminino. Pelo contrário, as competidoras deram show, conquistando placas pretas dos jurados e encerrando as atividades desta sexta-feira (22). Valentina Filgueiras Converso Jardim conhece bem essa pista, ela já conquistou a Prata no Freio Jovem Junior Feminino 2020. E, atualmente conduzindo  Altar do Kajuvu Porã, como sugere seu nome, chegam ao lugar mais alto da categoria após Andaduras, Figura, Volta sobre Patas e Esbarradas, com média parcial de 11,817 pontos. O tostado nascido em 12/11/2015, é filho de Capanegra Jacarta e Noiva do Kavaju Porã, exposto por Ana Lucia Ferreira Jardim de Converso, Estância Caneleira, de Uruguaiana/RS. 

 

>>> Confira a planilha da categoria Feminina  após a etapa de And/Fig/VSP/Esb

 

Programação movimenta o Freio do Proprietário

Com uma intensa programação dentro e fora da pista, o Freio do Proprietário irá distribuir mais de R$ 37 mil em premiação. Além da confraternização após a entrega de prêmios, haverá a oportunidade da prática de Beach Tênis, contando com uma Arena construída ao lado do Restaurante do Cavalo Crioulo, com aulas e jogos, mais informações podem ser obtidas através desse link

 

Para valorizar aqueles profissionais artesãos que produzem artigos em couro cru com características próprias gaúchas, a Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC) também promove a terceira edição do Concurso Nacional de Guasqueiros. O concurso acontece junto com a 1ª Mostra de Aperos, nos dias 23 e 24 de setembro de 2022. O evento receberá guasqueiros de todo o país e serão três categorias a serem julgadas no concurso deste ano: Buçal de Luxo; Buçal de Serviço; Peça de Livre Escolha, nas modalidades Aberta e incentivo. 

 

Arquibancadas abertas ao público

O retorno do público para acompanhar de perto as disputas das finais no Parque de Exposições Assis Brasil está liberado. Com entrada franca, todos que desejam assistir às provas de Campereada e Ranch Sorting devem acessar o Parque de Exposições Assis Brasil através do portão 16, mesma entrada de acesso ao camping e estacionamento da ABCCC.

 

Jurados

Definidos pelo Conselho Deliberativo Técnico (CDT) da Associação, os jurados responsáveis pela julgamento serão: Fernando Harger, Gustavo Arhanitsch e Pedro da Silva Farias na categoria Amador A; Ivens Ortigari, Rafael Fagundes Sant’anna e Telmo de Oliveira Peixoto na categoria Master A; Luciano Comiotto, Luis Rodolfo Machado e Luiz Antero Peixoto na categoria Amador B; Amanda Azambuja, João Francisco Silveira e Rodolpho Demoliner na categoria Master B e Feminino. Já o Inclusão de Ouro terá o julgamento de Gustavo Arhanitsch e Telmo Peixoto.

 

Transmissão ao vivo

Você poderá acompanhar a disputa do Freio do Proprietário e da Inclusão de Ouro através da transmissão ao vivo no Facebook e também no Youtube do Cavalo Crioulo Oficial. A apresentação é de Estela Facchin e os comentários de Alexandre Suñe. Além disso, toda cobertura dos bastidores e resultados estará disponível em tempo real no Instagram @cavalocrioulooficial e no site da Associação.  

 

Para acompanhar as provas do Cavalo Crioulo, acesse:

facebook.com/cavalocrioulooficial

instagram.com/cavalocrioulooficial

www.cavalocrioulo.org.br

 

A Final do Freio do Proprietário 2022 conta com o apoio de Aplicativo V8 Horse, Mopo, Oviedo, Macedo Leilões Rurais, Parceria Leilões, Selaria Ulguim e Vitivinícola Jolimont, e com os parceiros Estância Liberdade, Cabanha Santa Fé, Estância Vendramin, Estância Tamanca, Estância Aurora, Estância Quaraci e Estância Tamareira. .

 

Premiação do Freio do Proprietário 2022:

 

 

PROGRAMAÇÃO FINAL FREIO DO PROPRIETÁRIO E INCLUSÃO DE OURO 2022:

 

23/09/2022 – Sexta-feira

07h – Início do Concurso de Guasqueiros

07h30 – Mangueira 1 – Categorias Amador A, Master A, Amador B, Master B e Feminino

14h – Campo 1 – Categorias Amador A e Master A

 

24/09/2022 – Sábado

– Fase Final de todas as categorias

08h – Mangueira 2 – Categorias Amador A, Master A, Amador B, Master B e Feminino

10h – Abertura da I Mostra de Aperos – Mais detalhes abaixo

13h30 – Bayard-Sarmento

Sequência – Campo 2 – Amador A e Master A

17h – Inclusão de Ouro

19h – Entrega de Prêmios – Todas as categorias