Habilidades campeiras e recorde de tempo são os destaques da Final da Campereada - Team Penning 2022
17 DE SETEMBRO DE 2022 - ATUALIZADA EM 17 DE SETEMBRO DE 2022 | Redator: Redação ABCCC
Embalados pelo som de “autorizado”, seguido da indicação dos novilhos a serem apartados dentre os trinta do rebanho em pista, assim como gritos eufóricos durante a execução da prova e também vibrações da público que esteve prestigiando o evento, os vinte trios com os melhores desempenho da fase classificatória realizada na sexta-feira (16) - entre os 53 trios admitidos - entraram na pista neste sábado (17), no Parque de Exposições Assis Brasil em Esteio/RS, pela busca do título na Final Nacional de Campereada-Team Penning. E o resultado sai da pista e entra para a história recente da prova, com a conquista do recorde de agilidade no tempo feito, pelo menos, nos últimos 10 anos de finais da modalidade.
Em uma decisão final onde ficou em evidência a importância dada aos momentos a serem compartilhados com aqueles que possuem vínculo, seja familiar ou de amizade, possibilitando a vivência de emoções dignas do momento, onde a funcionalidade do cavalo e trabalho de seleção realizada por criadores apaixonados pela raça, foi notada em pista, pelo alto número de competidores que são criadores e montavam animais de seu afixo; soma-se a técnica, espírito de trabalho em equipe e estratégia do ginete em conduzir os novilhos em menor tempo possível, consagrou o trio formado por Rafael Teixeira Severo, Régis Santos Dias e André Rossato Costa, que conduziram Velho Barreiro do Recanto, Escudo do Guarda Fogo e Curandeiro de São Silvestre, respectivamente. Com a decisão por apenas um segundo em relação ao segundo lugar, o trio concluiu a prova (a soma das duas campereadas) com o tempo de 1 minuto 12 segundos e 686 milésimos, marcando um novo recorde dentro da modalidade: o melhor tempo dos últimos 10 anos em uma decisão. O menor tempo anterior havia sido registrado em 2016, quando a prova foi cumprida em um minuto e 18 segundos.
>>>> Confira a planilha com o resultado da Final Nacional de Campereada
Em uma prova que a família toda participa, uma peculiaridade de um dos ginetes do trio vencedor chama a atenção. André Rossato Costa - que ficou, também, na segunda colocado - é irmão do técnico credenciado da ABCCC e supervisor do evento, Daniel Rossato Costa. Participando da prova desde 2018, em Dom Pedrito/RS, André chega na final pela terceira vez, conseguindo um quarto lugar em 2021, sempre com o amigo Régis e algum outro competidor para formar o trio. “É uma satisfação grande, emoção grande, correndo com meu irmão que está aqui [Daniel], agradecer a minha família que sempre me incentivou, muito obrigado”, encerra o ginete.
Chamando a atenção dos jurados, Thiago Orlando e João Ricardo Malheiros de Souza, a qualidade campeira presente nos ginetes, que conduziram de forma excepcional os animais, aliados a gadaria de muito boa qualidade que auxiliou no decorrer da prova, fez com que fosse possível os melhores tempos da história. “Final fantástica, animais muito campeiros, trios muito bem conduzidos, o gado se portou de maneira excelente'', enfatiza Malheiros. Reforçando a condução dos ginetes no andamento da prova, os jurados, destacam a criadora, mãe e competidora – ela que correu com animais de sua marca, afixo “Vitória Velho”, na Categoria Mista e Família, com seu esposo, SIlvio e filha, Isadora; Tatiana de Azevedo, como Ginete Destaque desta Final.
CONFIRA OS RESULTADOS:
Categoria ÚNICA/GERAL
1º Lugar
BOX 10: Velho Barreiro do Recanto montado por Rafael Teixeira Severo,
Escudo do Guarda Fogo com Regis Santos Dias e Curandeiro de São Silvestre com André Rossato Costa com tempo final de 01’12’’686
2º Lugar
BOX 24: Prosa da Tuneira com Regis Santos Dias, Firmeza da São Sebastião montada por André Rossato Costa e Baioneta do Guabirim com Alexandre Gonçalves Franco Severo com tempo final de 01’13’’680
3º Lugar