ABCCC - Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos

No Paraná, dia marcado pela alternância na categoria machos e liderança mantida entre as fêmeas

24 DE JUNHO DE 2022 - ATUALIZADA EM 24 DE JUNHO DE 2022 | Redator: Redação ABCCC

É em novo solo, na pista do Centro Agropecuário Municipal de Ponta Grossa/PR, que os andares e os movimentos típicos das primeiras etapas funcionais apresentam os resultados parciais da Classificatória ao Freio de Ouro das Regiões 5, 7 e 8, única semifinal da modalidade que ocorre fora de Esteio/RS neste ciclo. Um total de 57 conjuntos - 31 fêmeas e 26 machos - completaram nesta sexta-feira (24) as etapas de Andaduras, Figura, Volta sobre patas e Esbarradas, alternando algumas das posições em relação aos resultados de  ontem. 

 

>> Clique aqui para ver a parcial das etapas de Andaduras, Figura, Volta sobre patas e Esbarradas



 

Entre as éguas concorrentes, a liderança se manteve, embora a corrida em busca da ponta esteja acirrada, com cinco conjuntos já superando os 18 pontos no momento. Levando adiante sua vantagem com a maior nota morfológica, Mutuca do Ribeirão Bonito apresentou a consistência necessária no desafio funcional para sustentar a primeira colocação da categoria Fêmeas, agora com a média parcial de 18,575. Filha de Imperador do Ribeirão Bonito e Essência do Ribeirão Bonito, foi criada por Arison Jung, e está sendo exposta nesta Classificatória por Ricardo Albuquerque Py, da Fazenda Capão Redondo, de Barra do Ribeiro/RS. Quem conduz a fêmea em busca da classificação é Daniel Waihrich Marim Teixeira, ginete que acompanha a líder em seu caminho até esta seletiva, no qual Mutuca foi habilitada através da Credenciadora de Araranguá/SC.

 

 

Um pouco diferente, a categoria dos Machos teve mais movimentação no topo da parcial. Quem subiu uma posição e agora ocupa a colocação de líder é o cavalo Pampeano do Recanto Crioulo, com seus expressivos 19,897 pontos de média até aqui. O colorado - filho de Mañanero Manicero e Dama da Fascinação - é marca e propriedade da Estância Três Coxilhas, do criador Adelmo Hess, estabelecimento localizado em Barra Velha/SC. Além de já ter sido premiado na Morfologia da Expointer (2020 e 2021), o novo líder já corre as provas do Freio desde 2018. Nesta temporada, foi credenciado na seletiva em Balsa Nova/PR, onde entrou para o ranking com média 20,329, também com Daniel Waihrich Marim Teixeira como ginete. Entre os machos, também já temos seis conjuntos acima das 18 pontos necessários para a classificação. 

 

Neste sábado (25), a disputa começa se transferindo para a pista de Mangueira I, quando ambas categorias passam pela primeira etapa com o gado, a partir das 8h. Já na parte da tarde, a partir das 14h, os conjuntos retornam para encerrar a primeira fase na etapa de Campo I. 

 

Transmissão ao vivo

Quem não puder comparecer presencialmente para torcer das arquibancadas poderá acompanhar todas as provas do conforto de casa através da transmissão ao vivo. A live das atividades terá o comando da apresentadora e jornalista Estela Facchin e comentários de Alexandre Pons Suñe, técnico credenciado à Associação. Para acompanhar, basta acessar o site da ABCCC, o YouTube do Cavalo Crioulo Oficial ou a página do Cavalo Crioulo no Facebook. No Instagram oficial do Cavalo Crioulo, você fica sabendo de todos os detalhes de bastidores e as atualizações das etapas em tempo real. Confira nossos stories!

 

Onde assistir e acompanhar

 

facebook.com/cavalocrioulooficial

instagram.com/cavalocrioulooficial

www.cavalocrioulo.org.br

www.youtube.com/cavalocrioulooficial

 

O Freio de Ouro 2022 tem o patrocínio de Supra, Vetnil, Massey Ferguson e Facta Financeira. Conta também com o apoio dos parceiros Oviedo, Mopo, Dima, Canal do Criador, e das cabanhas Estância Liberdade, Cabanha Santa Fé, Estância Vendramin, Estância Tamanca, Estância Aurora e Estância Tamareira.

 

Confira a programação da Classificatória:

 

25/06/2022 – Sábado

8h - Mangueira I (Categorias Fêmeas/Machos)

14h - Campo I  (Categorias Fêmeas/Machos)

 

26/06/2022 – Domingo

8h - Início da transmissão ao vivo

8h10 - Início da Fase Final da Classificatória Regiões 5,7 e 8 (Categorias Fêmeas/Machos)