Logo -
sombra

Etapa Morfológica abre a disputa pelas vagas na Classificatória das Regiões 5, 7 e 8

23 DE JUNHO DE 2022 | Redator: Redação ABCCC

Após dois dias de Morfologia Passaporte na cidade de Ponta Grossa/PR, chegou a hora de colocar em pista os exemplares que disputam a penúltima etapa que classifica mais 16 conjuntos rumo à grande final do Freio de Ouro 2022, ano em que a prova completa seus 40 anos de história. Com 59 exemplares admitidos pelo técnico Rafael Fagundes Sant’anna, a Classificatória das Regiões 5, 7 e 8, que acontece no Centro Agropecuário Municipal de Ponta Grossa, garantiu a vantagem para os dois primeiros colocados através da etapa morfológica que preencheu a programação da tarde. Assim como as demais seletivas desta temporada, a Classificatória também conta com transmissão ao vivo através do canal oficial do Cavalo Crioulo no Youtube. 

 

>>> Clique aqui para conferir a planilha com as parciais morfológicas



 

Entre os primeiros exemplares a se apresentarem em pista hoje, a inédita Mutuca do Ribeirão Bonito foi quem liderou a fila na categoria Fêmeas. Obtendo aqui 7,700 pontos de nota morfológica, a picaça bragada é filha de Imperador do Ribeirão Bonito e Essência do Ribeirão Bonito. Foi criada por Arison Jung, e está sendo exposta nesta Classificatória por Ricardo Albuquerque Py, da Fazenda Capão Redondo, de Barra do Ribeiro/RS. Quem conduz a fêmea em busca da classificação é Daniel Waihrich Marim Teixeira, que inclusive é o ginete com o maior número de montarias nesta semifinal.  Em seu caminho até esta seletiva, Mutuca foi habilitada através da Credenciadora de Araranguá/SC, onde garantiu a média final de 20,621 pontos.



 

Já a formação da segunda fila, com a ordenação dos concorrentes da categoria Machos, concluiu os trabalhos do dia sendo ponteada por Marujo do Taboão, cavalo que foi avaliado com nota 8,000 nesta etapa. O líder é um filho de Índio do Boeiro na mãe Carqueja Urtiga e este é o seu segundo ciclo disputando as provas do Freio. Também credenciado através da cidade de Araranguá/SC (de onde foi para o ranking da região com a média 19,902) o gateado ruivo foi criado por Conrado Bañolas Ferreira e tem como expositores os estabelecimentos que formam o Condomínio Marujo (Agropecuária Taboão e Sul Campo Agropecuária). 

 

Nesta sexta-feira (24), ambas as categorias seguem para as primeiras etapas funcionais, com Andaduras, Figura, Volta sobre patas e Esbarradas. O trio que avalia a categoria Fêmeas é composto por Gustavo Arhanitsch, Luciano Corrêa Passos e Mário Móglia Suñe, enquanto a avaliação da categoria Machos ficará a cargo de Leonardo Rodrigues Teixeira, Luis Rodolfo Machado e Mauro Raimundi Ferreira.

 

Transmissão ao vivo

Quem não puder comparecer presencialmente para torcer das arquibancadas poderá acompanhar todas as provas do conforto de casa através da transmissão ao vivo. A live das atividades terá o comando da apresentadora e jornalista Estela Facchin e comentários de Alexandre Pons Suñe, técnico credenciado à Associação. Para acompanhar, basta acessar o site da ABCCC, o YouTube do Cavalo Crioulo Oficial ou a página do Cavalo Crioulo no Facebook. No Instagram oficial do Cavalo Crioulo, você fica sabendo de todos os detalhes de bastidores e as atualizações das etapas em tempo real. Confira nossos stories!

 

Onde assistir e acompanhar

 

facebook.com/cavalocrioulooficial

instagram.com/cavalocrioulooficial

www.cavalocrioulo.org.br

www.youtube.com/cavalocrioulooficial

 

O Freio de Ouro 2022 tem o patrocínio de Supra, Vetnil, Massey Ferguson e Facta Financeira. Conta também com o apoio dos parceiros Oviedo, Mopo, Dima, Canal do Criador, e das cabanhas Estância Liberdade, Cabanha Santa Fé, Estância Vendramin, Estância Tamanca, Estância Aurora e Estância Tamareira.

 

Confira a programação da Classificatória:

 

24/06/2022 – Sexta-feira

8h - Andaduras/Figura/VSP/Esbarradas (Categoria Fêmeas)

13h30 - Andaduras/Figura/VSP/Esbarradas (Categoria Machos)

 

25/06/2022 – Sábado

8h - Mangueira I (Categorias Fêmeas/Machos)

14h - Campo I  (Categorias Fêmeas/Machos)

 

26/06/2022 – Domingo

8h - Início da transmissão ao vivo

8h10 - Início da Fase Final da Classificatória Regiões 5,7 e 8 (Categorias Fêmeas/Machos)