ABCCC - Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos

Na maior Feira Equestre do Centro-oeste, mais oito Passaporteados

04 DE JUNHO DE 2022 - ATUALIZADA EM 04 DE JUNHO DE 2022 | Redator: Luiz Ricardo Hüttner/ABCCC

Na 9ª Semana do Cavalo, junto de várias raças equestres criadas no País, o Cavalo Crioulo marcou presença, demarcou território e classificou mais oito exemplares à Morfologia Expointer. Na capital do Mato Grosso, Cuiabá recebeu o seu primeiro Passaporte Morfologia, no Haras Twin Brothers, entre os dias 03 e 04 de junho de 2022. Com 44 animais marcados, admitidos pelo técnico Rafael Fagundes Sant'anna, e cinco incentivos, o julgamento foi de Telmo de Oliveira Peixoto.

 

Faltando apenas mais três Passaportes Morfologia e a Prévia Morfológica, Cuiabá sediou a 14ª Morfologia Passaporte deste Ciclo. No calor cuiabano do Centro-oeste do País, região de fomento do Cavalo Crioulo, além de classificar os exemplares para a Morfologia Expointer, o Passaporte trouxe mais visibilidade a raça Crioula, atraindo os olhares de vários amantes de cavalo que estiveram no evento. 

 

O Presidente do Núcleo Mato-grossense de Criadores de Cavalos Crioulos, Alexandro Panosso, avalia o evento e fala da satisfação em ver um evento sendo realizado com sucesso. "Estamos muito satisfeitos com o resultado dessa Exposição Morfológica Passaporte, pela primeira vez na Capital do nosso Estado, Cuiabá, dentro de 9ª Semana do Cavalo, realizada pelo Haras Twin Brothers, ao qual nós agradecemos de forma ímpar pela oportunidade que tivemos de adentrar aqui hoje. Das nove edições, é a primeira que o Cavalo Crioulo está inserido dentro deste evento, importantíssimo evento do mundo do cavalo dentro do Centro-oeste. Foi muito valoroso estar aqui, porque mostramos um pouco do nosso Cavalo na prova Morfológica e também o Ranch Sorting", afirma Panosso. 

 

Panosso lembra da distância entre o Estado e o Rio Grande do Sul, berço do Cavalo Crioulo, mas o trabalho desenvolvido na região faz o Cavalo ser cada vez mais reconhecido. "Foi uma satisfação muito grande, inclusive poder oficializar esse evento com os animais marcados e incentivo, nós que estamos a mais 2 mil quilômetros da capital do Rio Grande do Sul. O trabalho desenvolvido pelo Núcleo, além dos já citados, é o Crioulaço, um dos carros chefe das provas funcionais. O Núcleo vem a passos largos trabalhando com criadores novos no Estado, um Estado que é continental, recebemos criadores de Querência, que mesmo dentro do Estado fizeram 1.100 quilômetros", finaliza o Presidente. 

 

Telmo de Oliveira Peixoto, responsável pelo julgamento, destaca o trabalho da raça na região. "Quero destacar o trabalho que vem sendo feito no Centro-oeste do País, uma exposição com 44 animais marcados e cinco incentivos, muita qualidade, uma evolução bem grande que nossa raça vem tendo na região". O Analista de Expansão da ABCCC no Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, Lucas Lau, também reforça o número de expositores do Estado. Foram 27 diferentes expositores apenas do estado do Mato Grosso. 

 

CONFIRA OS PASSAPORTEADOS:

 

FÊMEAS

 

Melhor Exemplar do Passaporte, Grande Campeã e Campeã Potranca Menor

BOX 24 CORRENTINA DA BOA VISTA

RP 1190, B591630, NMGC 8, 30/09/2019, F

Gateada Bragada, por XEQUE MATE DA BOA VISTA (B514288) e NAMORADA DA BOA VISTA (B256445)

Criador:FAZENDA BOA VISTA

Expositor: FAZENDA BOA VISTA

Estabelecimento: CABANHA BOA VISTA, Vacaria- RS