Logo -
sombra

O Freio é deles: Proprietários concluem o Ciclo 2021 da prova que os coloca em foco

06 DE FEVEREIRO DE 2022 - ATUALIZADA EM 09 DE FEVEREIRO DE 2022 | Redator: Redação ABCCC

Um dia para ficar na história. A conclusão da 11º edição do Freio do Proprietário carrega o sentimento de resistência e dever cumprido. Além de permanecerem firmes frente a mais um ano marcado pela luta contra o coronavírus, a modalidade ainda enfrentou a força da natureza, que fez com que a prova tivesse que ser pausada por conta de um temporal que atingiu o Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio/RS, em novembro do ano passado. Com os obstáculos superados, o clima desta final não podia ser diferente: uma grande festa da família crioulista. Neste domingo (06) as categorias Amador A e Master A incluíram mais 8 nomes no hall de vencedores da modalidade. 

>>> Clique aqui e confira a planilha final da categoria Amador A

>>> Clique aqui e confira a planilha final da categoria Master A

Amador A: liderança de ponta a ponta

Ainda em novembro ele já liderava e foi coroado como o campeão da categoria Amador A do Freio do Proprietário 2021. Alcançando as melhores médias a cada etapa que passava, o estudante e ginete João Victor Casagrande, que já foi Freio de Ouro e Alpaca Jovem 2020, na categoria Juvenil, além de Freio de Bronze Jovem em 2021, na categoria Júnior, subiu ao pódio mais uma vez em uma final da raça Crioula. Natural de Pato Branco/PR, chegou na frente dos demais competidores com a média de 12,284, montando Odilo Namorada mesma fêmea com quem levou o prêmio máximo no Freio Jovem 2020. A tostada rabicana é filha de Faceiro da Charqueada e Odilo Simpatia, criada por Gilberto Gonçalves e exposta por Régis e Vanderlei Casagrande, propriedade da Cabanha Alvorada de Pato Branco/PR.

Para João Victor, estrear na modalidade com o troféu dourado na categoria é a certeza de que está no caminho certo. “Primeiro ano correndo na Amador A, vindo do Freio Jovem, e começar com o pé direito é uma emoção. É tudo diferente porque aqui o tem o trabalho com o gado, as corridas de vaca, pechada… É uma prova mais intensa, mais forte”, finaliza. Inspirado no ginete Freio de Ouro Daniel Teixeira, o jovem entra em pista desde os 11 anos e também se aventura nas provas de laço comprido. 

Master A: estreia no pódio máximo

Em uma campanha de peso, o ginete campeão da categoria Master A vinha entre as lideranças já no início da disputa, lá em novembro do ano passado. Nome conhecido entre a família crioulista, ele já fez história em outras modalidades como Movimiento a La Rienda, Ranch Sorting, Campereada e Crioulaço, além de, atualmente, ser o presidente do Núcleo de Viamão de Criadores de Cavalos Crioulos de Viamão (NVCCC). Montando Vendaval da Lua Branca, cavalo filho de Ganadero da Harmonia e Eclusa do Itapororó, Hendrick Barcelos Platte conquistou o Freio de Ouro nesta final do Freio do Proprietário após atingir a média total de 10.219 pontos. 

Emocionado, o ginete destaca a importância de uma prova que eleva não só a qualidade do Cavalo Crioulo, mas que também exalta as famílias e o espírito de amizade. “É imensurável, emocionante demais. A participação da gente numa prova dessas, entrar nessa pista já é uma grande vitória porque a gente tá aqui brincando, confraternizando, fazendo amizade e quando se coroa com o Ouro… não tem nem o que falar. Fui alpaca no ano passado com esse cavalo e estou com ele desde seu primeiro ano de idade. Criei, domei e o treinei para chegar até aqui e isso se resumiu na pista, já que faz tempo que somos grandes parceiros”, conclui o primeiro colocado da categoria. 

Julgamento mostrou a constância do Cavalo

Julgando a força A, Daniel Rossato Costa ressalta a qualidade dos animais e dos movimentos realizados pelos ginetes. Mesmo com dois meses de diferença de disputa (de novembro para fevereiro), os animais se mostraram constantes e isso refletiu no julgamento e no espetáculo proporcionado pelos ginetes ao público presente e a quem assistiu pela transmissão nos canais oficiais da ABCCC.

Ele comenta que “os animais que foram avaliados em novembro mantiveram a constância e os cavalos que mostraram regularidade foram os quatro melhores da categoria Master A, que foram os premiados. A gente sempre privilegiou e optou pelo bom cavalo, ausência de reação, os bons movimentos, a correção da prova”. 

 

Confira os resultados:

CATEGORIA AMADOR A

 

1º Lugar

João Victor Casagrande montando Odila Namorada

Média final: 12,284

 

2º Lugar

André Favero montando Harmonia Bailanta

Média final: 10,744

 

3º Lugar

Rafael Vargas Caetano montando Vencedor da Marca Antiga

Média final: 10,616

 

4º Lugar

Roque Augusto Schuster montando Fiador do Canto do Mato Grande

Média final: 10,473



CATEGORIA MASTER A

 

1º Lugar

Hendrik Barcelos Platte montando Vendaval da Lua Branca

Média final: 10,219

 

2º Lugar

Carlos A. de Souza júnior montando Castelhana da Quinta

Média final: 10,111

 

3º Lugar

Hildo Luiz Quevedo montando Santa Alice Patagônia

Média final: 09,654

 

4º Lugar

Francisco Kessler Fleck montando Huaso Gravatá

Média final: 09,195