Logo -
sombra

Viradas e superações marcam as finais das categorias B e Feminino no Freio do Proprietário 2021

05 DE FEVEREIRO DE 2022 - ATUALIZADA EM 09 DE FEVEREIRO DE 2022 | Redator: Redação ABCCC

Uma modalidade criada para reverenciar todos aqueles que sonham em entrar na maior pista do Cavalo Crioulo, o Freio do Proprietário abre portas para que todos demonstrem suas habilidades em cima do cavalo. Em uma edição diferente, que iniciou em novembro de 2021, a conclusão do ciclo teve início na sexta-feira (04) e consagrou neste sábado (05) as categorias Amador B, Master B e Feminina após a etapa de Bayard-Sarmento. A última fase da Final foi recheada de superações pessoais e viradas emocionantes, culminando em muita comemoração e banho de espumante no momento de entrega de prêmios. Na manhã de domingo (06), a modalidade finaliza seus pódios com as finais dos Amadores A e Master A. 

>>> Clique aqui para conferir a planilha final das categorias Amador e Master B

>>> Clique aqui para conferir a planilha final da categoria Feminina  

>>> Clique aqui para conferir as premiações especiais (melhores médias de cada etapa da 1ª fase)

Em conversa com a ABCCC, Luciano Corrêa Passos, que participou do julgamento das categorias B, enfatiza que esta é uma modalidade importante para a raça Crioula e agradece a todos que fizeram este evento acontecer. “Agradeço aos proprietários que vieram neste final de semana abrilhantar essa prova. É uma satisfação estar vendo os proprietários amadores incentivando, isso é o que faz girar a nossa raça. Foi um prazer receber o convite para estar aqui julgando”, diz o jurado.  Ao lado dele, também avaliando as categorias B, estiveram os jurados Ivens Ortigari Júnior e Rodolpho Demoliner. Na categoria Feminina, Arthur Severo Zago, Daniel Rossato Costa e Douglas Leite Gonçalves levantaram as notas da final. Confira os resultados das categorias:

Amador B

Participante do Freio do Proprietário desde 2016, Roberto Dimas Ribeiro do Amaral trouxe para este ciclo da competição, diretamente de Lages/SC, três animais do seu Rancho Rochedo. Competindo na categoria Amador B, o ginete encerrou o dia com um pé em cada uma das posições mais altas do pódio: levou o Ouro com Original do Ouriço, alcançando 10.031 pontos de média, e a Prata com Itaipu do Capão Redondo, que até a última etapa de provas vinha liderando o ranking. 

Ligado ao cavalo desde criança, Roberto só foi conhecer a raça Crioula mais tarde, pelo contato com amigos criadores: “Gostei, comecei a criar e logo depois comecei a fazer cursos e competir. Hoje, sou um criador pequeno e apaixonado pelo Freio do Proprietário e pelo Cavalo Crioulo”, declara. A importância das vitórias deste sábado fica evidente pelo esforço que ele, que é empresário do ramo de telecomunicações, dedica para estar na pista de Esteio ano após ano, mesmo com tempo escasso para praticar fora da época de provas: “É a realização de um sonho. Estou muito satisfeito com o resultado, e a partir de amanhã já começamos a treinar para estarmos aqui no próximo ciclo”.

 

Master B

A categoria Master B também teve “dobradinha” no topo do pódio: quem levou os melhores troféus foi Sandro Rogério Facco, com Marechal 3850 da Tradição no primeiro lugar e Nippon do Pontal no segundo. Apesar de ter a experiência de quem já foi Bronze e Alpaca em 2017, Ouro e Prata em 2018, Ouro e Bronze em 2019 e Prata em 2020, além de Ouro na competitiva Supercopa do Proprietário, para Sandro, a disputa do Freio é sempre um desafio: "Não tem favorito, não tem cartas marcadas. Prova é prova, tanto que inverteram as posições: eu ganhei com o cavalo que vinha em segundo", comenta. Com o cavalo vencedor, Marechal 3850 da Tradição, Sandro atingiu 9.996 pontos de média total; com Nippon do Pontal, ele fez as melhores médias de todas as etapas da primeira fase da competição: Andaduras, Figura, Volta sobre Patas e Esbarradas e Mangueira I. Não deu outra: ele ainda levou o prêmio de ginete destaque na categoria Master B.

Nas provas e na criação dos cavalos, Sandro Facco preza pela mesma excelência e perfeccionismo que persegue no dia a dia como cirurgião plástico e médico otorrinolaringologista com a diferença de que os cavalos, para ele, são uma terapia. "Reservo uma tarde da minha semana pra treinar. É uma válvula de escape", conta. Os títulos conquistados neste sábado ele dedicou à esposa e às filhas, que, diz Sandro, ficaram na praia assistindo às provas pela transmissão ao vivo nos canais da ABCCC!

 

Feminino

Competindo com doze outros conjuntos, Luiza Fillipin Elias não iniciou sua jornada nesta Final muito perto do topo. Após cumprirem a etapa de Andaduras, Figura, Volta sobre Patas e Esbarradas, ela e a égua Noche Oscura da Bela Aliança ficaram no oitavo lugar do ranking; prova após prova, porém, o conjunto se superou: passaram para a sexta, terceira, até chegarem à sonhada primeira colocação, com o alcance de notáveis 16 pontos de média na prova de Bayard-Sarmento, e 10.128 pontos de média total. A vitória foi uma bela surpresa: “Não caiu a ficha ainda, mas eu estou muito feliz por ter saído lá de baixo, vir subindo e agora ganhar o Ouro”, conta a ginete. 

Parceiras desde o Ciclo de 2020, quando levaram o Bronze na Final do Freio do Proprietário, Luiza e Noche Oscura não deixam passar nenhum dia sem treino na Cabanha São José, de Canelinha/SC: “Não tem essa de moleza. É sempre esforço e dedicação. E essa vitória prova que todo esforço leva a algum lugar, e não se deve nunca desistir”, afirma. A trajetória de sucesso de Luiza promete estar só começando, pois a ginete sonha alto e planeja um dia correr na competição profissional. “Por diversão e para sentir a adrenalina que é correr com os melhores”, aspira. 

 

Transmissão ao vivo 

Com a apresentação da jornalista Estela Facchin e comentários do técnico credenciado à ABCCC Cláudio Neto de Azevedo, a Final das categorias Amador A e Master A do Freio do Proprietário será transmitida na íntegra e ao vivo neste domingo, pelos canais oficiais da Associação: Youtube Cavalo Crioulo Oficial e Facebook, além do site e aplicativo. No instagram @cavalocrioulooficial, você confere os bastidores da prova. 

Onde assistir e acompanhar:

facebook.com/cavalocrioulooficial 

instagram.com/cavalocrioulooficial  

www.cavalocrioulo.org.br 

www.youtube.com/cavalocrioulooficial 

 

O Freio do Proprietário 2021 tem o patrocínio de Supra, Vetnil e Facta Financeira, além do apoio dos parceiros Oviedo, Selaria Ulguim, Estância Liberdade, Cabanha Santa Fé, Estância Vendramin, Estância Tamanca e Cabanha do Parque.

 

Confira o restante da programação:

06/02/2022 – Domingo

08h – Fase Final A / Mangueira 2, Bayard-Sarmento e Campo 2 – Categorias Amador A e Master A

Sequência – Entrega de Prêmios – Categorias Amador A e Master A

 

RESULTADOS

 

CATEGORIA AMADOR B

 

1º Lugar

Roberto Dimas R. do Amaral montando Original do Ouriço

Média Final: 10,031

 

2º Lugar

Roberto Dimas R. do Amaral montando Itaipu do Capão Redondo

Média Final: 09,956

 

3º Lugar

João Pedro B. Severo montando Data Venia Del Oeste

Média final: 09,600

 

4º Lugar

Osmar Mosimann Neto montando RE Idalgo 

Média final: 08,809

 

CATEGORIA MASTER B

 

1º Lugar

Sandro Rogério Facco montando Marechal 3850 da Tradição

Média final: 09,996

 

2º Lugar

Sandro Rogério Facco montando Nippon do Pontal

Média final: 09,879

 

3º Lugar

Denilson de lima Machado montado Almirante Sobradinho da Ponta Alegre

Média final: 09,517

 

4º Lugar

José Altamir de O. Carvalho montando Dom Alberto Kadet

Média final: 08,017

 

CATEGORIA FEMININA

 

1º Lugar

Luiza Fillipin Elias montando Noche Oscura da Bela Aliança

Média Final: 10,128

 

2º Lugar

Júlia Smaniotto de Oliveira montando Un Regalo do Infinito

Média Final: 09,986

 

3º Lugar

Mariana Peixoto Haas montando Quarentena do Cerro Frio

Média final: 09,767

 

4º Lugar

Fernanda de S. Maggi montando Querência Azul Autoridade

Média final: 09,156

 

Selo de Raça: Urânio do Itaó