Logo -
sombra

Disputas dão continuidade à Final do Freio do Proprietário 2021

04 DE FEVEREIRO DE 2022 - ATUALIZADA EM 09 DE FEVEREIRO DE 2022 | Redator: Redação ABCCC

Após uma pausa inesperada na programação, a Final do Freio do Proprietário 2021 retornou, nesta sexta-feira (04), para a maior pista do Cavalo Crioulo e resgatou a oportunidade para que criadores, expositores, ginetes e entusiastas da modalidade pudessem sentir na pele todas as emoções na busca pelo Freio. A forte chuva e vento que atingiram o Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio/RS, durante a primeira etapa de provas da categoria Amador B, em 25 de novembro do ano passado, acabaram alterando a quantidade total de concorrentes que puderam se adaptar e voltar à nova data. Desde as 7 horas desta sexta, porém, 94 conjuntos divididos entre Amador A, Master A, Amador B, Master B e Feminino concluíram as etapas de Andadura, Figura, Volta Sobre Patas e Esbarradas. Na parte da tarde, os conjuntos concluíram a fase de Mangueira I.

>>> Confira a planilha parcial da categoria Amador A

>>> Confira a planilha parcial da categoria Master A

>>> Confira a planilha parcial das categorias Amador B e Master B

>>> Confira a planilha parcial da categoria Feminina 

Amador A

O ginete que se manteve na liderança, na categoria Amador A, foi João Victor Casagrande, que já foi Freio de Ouro e Alpaca Jovem 2020, na categoria Juvenil, além de Freio de Bronze Jovem em 2021, na categoria Júnior. Natural de Pato Branco/PR, disputa a categoria Amador A montando Odilo Namorada - mesma fêmea com quem levou o prêmio máximo no Freio Jovem 2020. A tostada rabicana é filha de Faceiro da Charqueada e Odilo Simpatia, criada por Gilberto Gonçalves e exposta por Régis e Vanderlei Casagrande, propriedade da Cabanha Alvorada de Pato Branco. Após a prova de Mangueira I, o conjunto alcançou a média de 11,975. 

Master A

Após realizada a prova de Mangueira I, o ginete e médico veterinário, Hendrik Barcelos Platte, assume a liderança da disputa. Montando Vendaval da Lua Branca, animal de sua própria doma, alcançou a média de 10,408 e assumiu a ponta depois de chegar ao segundo lugar na etapa de Andaduras, Figura, Volta Sobre Patas e Esbarradas. O ginete já subiu ao pódio do Freio do Proprietário em 2020, quando chegou na quarta colocação com o mesmo animal que disputa neste ciclo. 

Amador B

O ginete Roberto Dimas Ribeiro do Amaral permanece na liderança parcial na categoria Amador B do Freio do Proprietário 2021, porém com um animal diferente. Agora o empresário aparece na liderança com Itaipu do Capão Redondo, com média de 9,558 após a etapa de Mangueira I. Roberto é empresário da área de comunicação e também faz parte da subcomissão do Freio do Proprietário.

Master B

O médico e ginete Sandro Rogério Facco se manteve líder na disputa de sua categoria, com média de 10,569 após a etapa de Mangueira I, com Nippon do Pontal. O ginete também aparece na segunda colocação, com Marechal 3850 da Tradição. O rosilho douradilho é filho de Los Hermanos Cimarron e Recatada da Madrugada, foi domado por Fernando Andriguetti. Correndo desde 2017, Facco é multicampeão da modalidade e  também foi campeão da inédita Supercopa do Proprietário, realizada em 2021.

Feminino

Líder na etapa de Andaduras, Figura, Volta Sobre Patas e Esbarradas após atingir 9.242 pontos de média, Mariana Peixoto Haas manteve-se no topo do ranking com o cumprimento a prova de Mangueira I, encerrando o dia com uma média parcial de 9.150 pontos. A cirurgiã-dentista monta Quarentena do Cerro Frio. uma moura filha de JA Escorpião e Capanegra Lida Campera. O animal é exposto nesta Final por Mariana Haas e Gabriel Tonetto, dos estabelecimentos Céu Azul Agricultura e Pecuária e CT Tabernáculo (Ijuí/RS).

Jurados

Definidos pelo Conselho Deliberativo Técnico (CDT) da Associação, três trios de jurados formam o time avaliador da Final do Freio do Proprietário 2021. Responsáveis pela avaliação da categoria Amador A, os jurados Fernando Harger, Gustavo Weiand e Manoel Vanderlei Braz Gonçalves. Já na Amador B e Master B, Ivens Ortigari Júnior, Luciano Passos e  Rodolpho Demoliner estão a cargo do julgamento. Na Master A e Feminina, o trio avaliador é composto por Arthur Severo Zago, Daniel Rossato Costa e Douglas Leite Gonçalves. Por fim, a dupla composta por Luciano Passos e Manoel Vanderlei Braz Gonçalves fica com a avaliação dos conjuntos na modalidade Inclusão de Ouro.

Transmissão ao vivo 

Com a apresentação da jornalista Estela Facchin e comentários do técnico credenciado à ABCCC Cláudio Neto de Azevedo, a Final do Freio do Proprietário está sendo transmitida na íntegra e ao vivo pelos canais oficiais da Associação: Youtube Cavalo Crioulo Oficial e Facebook, além do site e aplicativo. No instagram @cavalocrioulooficial, você confere os bastidores da prova. 

Onde assistir e acompanhar:

facebook.com/cavalocrioulooficial 

instagram.com/cavalocrioulooficial  

www.cavalocrioulo.org.br 

www.youtube.com/cavalocrioulooficial 

 

O Freio do Proprietário 2021 tem o patrocínio de Supra, Vetnil e Facta Financeira, além do apoio dos parceiros Oviedo, Selaria Ulguim, Estância Liberdade, Cabanha Santa Fé, Estância Vendramin, Estância Tamanca e Cabanha do Parque.

 

Confira a programação dos próximos dias:

05/02/2022 – Sábado

08h – Campo 1 – Categorias Amador A e Master A

14h30 – Fase Final B / Mangueira 2 e Bayard-Sarmento – Categorias Amador B, Master B e Feminino

17h30 – Inclusão de Ouro

19h – Entrega de Prêmios – Categorias Amador B, Master B, Feminino e Inclusão de Ouro

 

06/02/2022 – Domingo

08h – Fase Final A / Mangueira 2, Bayard-Sarmento e Campo 2 – Categorias Amador A e Master A

Sequência – Entrega de Prêmios – Categorias Amador A e Master A