Logo -
sombra

Conheça os conjuntos que avançam para a fase final do Freio de Ouro 2021

02 DE OUTUBRO DE 2021 - ATUALIZADA EM 02 DE OUTUBRO DE 2021 | Redator: Redação ABCCC

Após três dias de movimentações em torno de um dos maiores eventos equestres do mundo, o sábado (02) pôs à prova toda a aptidão vaqueira dos finalistas do Freio de Ouro 2021. A disputa acirrada, acompanhada do clima intenso de decisão, também contou com a empolgação da torcida que aos poucos retorna para prestigiar e empolgar os conjuntos atletas, além de presenciarem o fechamento da primeira fase da disputa. Pela manhã, a fase de Mangueira I mexeu com os corações de quem acompanhava a etapa da arquibancada ou dos televisores e smartphones. Na parte da tarde, a etapa de Campo I rendeu uma sucessão de placas pretas, que revelaram os 32 exemplares (16 Fêmeas e 16 Machos) que se habilitaram a seguir na busca pelo pódio máximo da raça. A Final do Freio de Ouro, que está acontecendo no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio/RS, concluirá mais um ciclo na tarde deste domingo (03), momento em que mais 8 exemplares entrarão para o história ao levantarem os troféus mais representativos do Cavalo Crioulo.

 

 

Subindo no ranking a cada etapa que passava, La Castellana Kaila garante a posição mais alta entre as fêmeas ao final deste sábado. Largando na 12ª posição na etapa que avalia a conformidade da raça, a égua assumiu a terceira posição após a prova de Mangueira I, com média parcial de 18.682, garantindo ser a penúltima a realizar a etapa de Campo I. Numa prova de placas pretas para a douradilha, levando cinco notas 10 (das seis levantadas) na paleteada com retomada e recondução do novilho, chega no domingo da Final com a melhor média entre os conjuntos, alcançando 19.402 pontos. A égua é criada e exposta por Marcelo Amaral Moraes, Cabanha La Castellana, Santiago/RS. Domada por Márcio Costa,  é conduzida por Fábio Teixeira da Silveira nesta Final. 

 

>> Clique aqui para ver a planilha completa da 1ª fase da categoria das Fêmeas

 

 

A categoria Machos entrou em pista na metade da tarde deste sábado e arrancou gritos e aplausos da torcida do início ao fim. Em uma disputa calorosa, os exemplares fizeram os jurados alçarem placas pretas que demonstraram a qualidade dos animais e ginetes nesta final de Freio de Ouro. Comprovando toda a sua potência, o uruguaio Colibri Matrero, montado pelo mesmo ginete com o qual conquistou o Freio de Ouro 2020, Gabriel Viola Marty, mostrou que veio com tudo para a defesa do título. Colibri Matrero finalizou o dia no topo do ranking com 19,779 pontos de média, cerca de 209 centésimos de diferença do segundo colocado, o Bocal de Ouro de 2020, Santa Alice Posteiro. O Tostado Negro Bragado é criado e exposto pela Cabanha La Pacifica do Uruguai.

 

>> Clique aqui para ver a planilha completa da 1ª fase da categoria dos Machos



Prova com o gado exalta a função da raça

Em um dia marcado pelas provas com o gado, a raça Crioula demonstrou mais uma vez a sua aptidão para esse fim. Para o jurado da categoria Fêmeas, Telmo Raimundi Ferreira, nas provas mais decisivas, os conjuntos finalistas começaram a se destacar. Para o jurado, "quando entrou as etapas mais decisivas, com a participação do gado, algumas éguas começaram a se sobressair e começamos a ver a qualificação desses animais".

 

Na avaliação da categoria Machos, Thiago Schilling de Ávila ressalta a alternância de posições, especialmente nas etapas com o gado, as quais requerem improvisação por parte dos conjuntos. Ele pontua que "houve muitas alternâncias de posições, inclusive o líder (anterior) da prova acabou, por uma infelicidade na Mangueira, saindo da disputa. Uma disputa como sempre muito acirrada, definida no detalhe. Agora tivemos as paleteadas com a mesma alternância. Provas muito boas e gado excelente". Com o resultado e os finalistas definidos, Thiago projeta uma "expectativa muito grande para o dia de amanhã. Acho que segue nessa toada, os cavalos tentando galgar posições. Promete muito a etapa final". 

 

Etapa final com transmissão ao vivo

Com cobertura completa da disputa através de diversos canais de transmissão, você poderá acompanhar a Final do Freio de Ouro 2021 no conforto de casa através do Facebook, YouTube, aplicativo e pelo site oficial da Associação, e também pelo Lance Rural. Os bastidores podem ser acompanhados através do Instagram @Cavalicrioulooficial. 

 

A Final do Freio de Ouro 2021 tem a apresentação da jornalista Estela Facchin e dos técnicos credenciados à ABCCC Felipe Caccia Maciel e Daniel Rossato Costa, comentando todos os lances das provas, a reportagem em pista será de Leôncio Severo. Saiba mais sobre os apresentadores e comentaristas clicando aqui. 

 

Para aqueles que desejarem acompanhar a etapa final pela televisão, a transmissão ao vivo será através do sinal do Canal do Criador (disponível na tv parabólica digital e analógica, pela Sky 166 ou NET 197 e 697), Além do Canal 500 da NET/Claro, que amplia a cobertura do sinal de TV para 24 municípios localizados no estado do Rio Grande do Sul. Saiba mais sobre este novo avanço clicando aqui.

 

Onde assistir e acompanhar

facebook.com/cavalocrioulooficial

facebook.com/freiodeouro

instagram.com/cavalocrioulooficial

instagram.com/freiodeouro.2020

www.cavalocrioulo.org.br

Lance Rural

 

O ciclo 2021 do Freio de Ouro tem o patrocínio de Facta Financeira, Massey Ferguson, Supra e Vetnil, além do apoio de Correaria Dima, Mopo e Canal do Criador.

 

Lembre a programação da final:

 

03/10/2021 - Domingo

 

13h - Prova de Mangueira – Fase Final – Freio de Ouro - (Fêmeas e Machos)

 

Sequência - Prova Bayard/ Sarmento – Fase Final – Freio de Ouro - (Fêmeas e Machos)

 

Sequência - Prova de Campo – Fase Final – Freio de Ouro - (Fêmeas e Machos)

 

Sequência - Entrega de prêmios - Freio de Ouro

 

Sequência - Entrega de troféus Ranking Funcional e Copas do Criador