Logo -
sombra

Reuniões de encerramento de ciclo aproximam Núcleos de forma virtual

29 DE SETEMBRO DE 2021 - ATUALIZADA EM 29 DE SETEMBRO DE 2021 | Redator: Redação ABCCC

Com as modificações impostas em virtude da pandemia da Covid-19, boa parte dos eventos da raça crioula tiveram modificação em razão dos protocolos sanitários e de distanciamento social. O ciclo 2021, apesar das dificuldades, conseguiu se reinventar e cumprir com os compromissos firmados em calendário. Nesse cenário de vida virtual, a tecnologia veio para colaborar com o desenvolvimento da raça. Todas as provas realizadas em Esteio/RS, por exemplo, foram transmitidas na íntegra através dos canais oficiais da ABCCC. As tradicionais reuniões de encerramento de ciclo, que eram realizadas durante eventos presenciais, também foram realizadas de forma online, permitindo a participação de muitos núcleos de forma virtual.

 

Já sendo uma tradição a cada final de ciclo, os encontros virtuais permitiram 9 horas de reuniões com os presidentes de núcleos das 8 regiões e dos diretores regionais, com o apoio de colaboradores da ABCCC. Segundo o vice-presidente de Núcleos e Expansão da Associação, Fellipe Ribas Boratto, "as reuniões têm como principal objetivo oportunizar aos Núcleos que apresentem suas demandas, críticas e sugestões à ABCCC, além de toda a integração e relacionamento que é de fundamental importância no andamento dos trabalhos". O vice-presidente destaca o papel de ouvir os núcleos para o crescimento e expansão da raça em todo o Brasil, já que "ninguém melhor que eles [núcleos] para agregar na evolução dos processos'', complementa. 

 

 

Para Cláudia Gonçalves Santana, da região 1, o encontro de forma virtual permitiu a participação de muitos núcleos, sendo possível notar o empenho de seus respectivos presidentes de participar, discutir, criticar e trazer ideias que contribuem para o crescimento e expansão da raça crioula. Cláudia destaca a importância que a tecnologia teve neste processo, já que "foi bonito ver alguns núcleos fazendo comunicação entre si para se ajudarem, por estarem pertos, buscando otimizar as provas da região. Foi fantástico a tecnologia a favor da raça, realmente ajudando a todos, permitindo que todos estivessem reunidos juntos para colaborar".

 

A conduta e dedicação do vice-presidente de Núcleos e Expansão são elogiadas por João Carlos Canto Porto, da região 8 (que compreende os núcleos de fora da região sul). Porto ressalta a importância deste tipo de reunião, tanto online como presencial, já que em um ano difícil fora da região sul, a troca de experiências enriquece as ideias e a visão. O diretor projeta que tem "boas expectativas para esse novo ciclo. Aqui na região 8 tende a ser um ano especial com provas funcionais e morfológicas".

 

Os encontros serviram para discutir importantes temas que serão levados como pauta para a reunião anual de avaliação.