Logo -
sombra

Nome de Vilson Aguiar é gravado na Parede da Fama

10 DE SETEMBRO DE 2021 | Redator: Redação ABCCC

Um dia que consagrou e gravou para sempre um nome que já estava escrito, há bastante tempo, na história do Cavalo Crioulo. Na noite desta sexta-feira (10), foi realizada a cerimônia de descerramento da placa em homenagem a Vilson Aguiar, colaborador emérito da Associação Brasileira de  Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC). O momento especial incluiu o homenageado na Parede da Fama do Cavalo Crioulo, em frente ao Tattersall de Negócios, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio/RS, durante a Expointer 2021. A inauguração contou com a presença da diretoria da Associação, além dos familiares (entre eles a esposa Sônia, os filhos Ana Beatriz e Guilherme, e o neto Bento), colaboradores e amigos do seu Vilson, como é conhecido no meio. 

 

O presidente da ABCCC, Onécio Silveira Prado Júnior, lembrou que a sugestão do nome desse ano foi aceita rapidamente e por unanimidade, em razão de tudo que o homenageado representa. “O Vilson representa todas as classes que existem dentro da entidade e da nossa raça. É figura fundamental em toda a vida da ABCCC. Toda a nossa coletividade está muito feliz e satisfeita de estar podendo  retribuir com essa pequena homenagem esse grande trabalho que você fez pela nossa raça”, declarou em seu espaço de fala. 

 

 

Carregado de emoção, mas sem deixar de mostrar o seu jeito único, cheio de bordões e histórias, Vilson Aguiar fez questão de agradecer a todos que compartilharam e contribuíram com a sua trajetória. “Hoje estou emocionado e honrado com essa distinção que a ABCCC me presta nesse momento”, destacou na fala que iniciou o seu discurso. Entre os agradecimentos feitos pelo homenageado, lembrança especial à sua família, que em suas próprias palavras o apoiou em toda essa caminhada. Também lembrou de prestigiar a importância dos criadores, associados, colegas do corpo técnico, funcionários da entidade, ginetes, tratadores, empresas leiloeiras e todos os envolvidos com o meio do Cavalo Crioulo, lembrando assim a relevância do trabalho de cada uma das pessoas que dedicaram parte de suas vidas à Associação e à raça (assim como ele) : “agradeço a todos aqueles que por aqui passaram e que já nos deixaram, é uma lembrança que faço a todos aqueles que prestaram seus serviços a raça Crioula”, concluiu. 





 

A trajetória de Vilson Aguiar

Nos 35 anos de dedicação e trabalho diário junto à Associação, Vilson Aguiar desempenhou vários cargos e funções ao longo do tempo e acompanhou toda a evolução da raça nesse período, além de acompanhar de perto momentos importantes da nossa história. Natural de Santa Vitória do Palmar/RS e com formação em Medicina Veterinária, iniciou sua trajetória na ABCCC sendo o segundo inspetor técnico contratado da Casa. Tempos depois, ainda foi o responsável pelo setor de Eventos, nomeado superintendente substituto do setor de Registro Genealógico, supervisor do patrimônio da entidade em Esteio e também atuou como técnico supervisor das provas do Freio de Ouro realizadas no Uruguai e na Argentina (tornando-se assim uma referência da Associação nesses países). Após sua saída da atuação diária na sede da ABCCC, ocorrida em 2012, seguiu prestando apoio e marcando presença nos eventos da raça sempre que possível e necessário. 

 

Parede da Fama do Cavalo Crioulo

Inaugurado no ano de 2017, o espaço também possui registros de homenagens prestadas a outros quatro nomes icônicos da raça Crioula: o ex-presidente da ABCCC e criador da Cabanha Santa Edwiges, Daniel Anzanello (homenageado em 2017); a dupla Bayard Bretanha Jacques (Cabanha Os Tuco Tuco) e Manuel Rossell Sarmento (Estância São Francisco), que juntos, na década de 1980, criaram a prova Bayard-Sarmento (homenageados em 2018); o primeiro ginete vencedor do Freio de Ouro, Vilson Chalart de Souza (homenageado em 2019); e Luiz Carlos Cassal de Albuquerque, um dos pioneiros idealizadores das provas funcionais que deram origem ao Freio de Ouro e também grande incentivador da Marcha de Resistência, que recebeu a honraria em 2020. Agora, leva o seu quinto nome, o de Vilson Aguiar, colaborador emérito da ABCCC.