Logo -
sombra

Núcleo Encosta da Serra comemora 20 anos de fundação

08 DE MAIO DE 2021 - ATUALIZADA EM 08 DE MAIO DE 2021 | Redator: Leonardo Silva/ABCCC

Fundado em 8 de maio de 2001, o Núcleo de Criadores de Cavalos Crioulos Encosta da Serra (NCCCES), hoje com sede estabelecida em Rolante/RS, completa exatos 20 anos de existência neste sábado, também 8 de maio. Juntamente da data festiva, o núcleo comemora o avanço em infraestrutura com a construção de pistas, cocheiras, arquibancadas, edificações e a realização de uma credenciadora, já disputada em fevereiro de 2021.

 

Tendo atuado como itinerante durante 18 anos, o núcleo Encosta da Serra inicia as atividades do ano com uma estrutura quase completa e já está apto a receber as mais diversas provas da raça Crioula. Pista de campo, pista de mangueira, cocheiras, arquibancadas e prédio de sede social foram as primeiras estruturas escolhidas para este início. As arquibancadas, além de cobertas, ainda receberão um espaço extra de salas para locação, e que serão disponibilizadas ao público do cavalo.

 

 

Para Evaldo Rosa, presidente do núcleo, a construção da sede é um marco que enche de orgulho qualquer Crioulista. “Temos em mãos um núcleo pujante e em constante expansão. Com a criação desses espaços queremos receber todos os eventos que pudermos: credenciadoras, morfologia, paleteadas e demais. Em torno de 60 dias já teremos concluído a sede, já as arquibancadas, com 750 lugares, serão finalizadas logo no início de agosto de 2021”, comenta o presidente. 

 

Além das estruturas renovadas, o núcleo realizou uma Credenciadora de Inéditos ao Freio de Ouro entre os dias 18 a 21 de fevereiro deste ano, evento que serviu como uma comemoração antecipada aos seus 20 anos de fundação, já que em função da situação da pandemia uma nova celebração não foi possível para o mês que marca o aniversário da entidade. A prova de fevereiro contou com transmissão ao vivo através do canal oficial no YouTube do Programa Cavalos Crioulos. Gustavo Silveira Rodrigues, João Francisco Silveira e Luciano Correa Passos foram os jurados responsáveis pelas avaliações. A inspeção técnica ficou a cargo de Thiago Orlando. A prova ainda contou com premiação total de R$ 16 mil reais, além de 2 carros 0KM para os primeiros colocados de cada categoria. 

 

Ainda, segundo o presidente do NCCCES, as comemorações do marco de fundação e da conclusão das novas estruturas da sede e arquibancada terão sequência com as programações da temporada de 2021, que já estão sendo planejadas pela diretoria do núcleo.