Logo -
sombra

Conheça os membros da subcomissão do Freio do Proprietário

10 DE DEZEMBRO DE 2020 - ATUALIZADA EM 10 DE DEZEMBRO DE 2020 | Redator: Juliana Rosa/ABCCC

Por trás de cada Cavalo Crioulo que entra pista, está aquele que não mede esforços para que ele demonstre seu melhor desempenho. A modalidade que tira o proprietário da arquibancada e o imerge diretamente nos palcos da raça Crioula há quase 10 anos, segue forte na gestão 2020/2022. Com cada vez mais adeptos, o Freio do Proprietário proporciona que ginetes não profissionais vivenciem na prática o trabalho realizado por aqueles que levam seus cavalos às grandes finais da raça. Todo o cenário de provas, porém, oferece uma competição saudável - a modalidade é conhecida pela fraternidade entre os competidores, que se auxiliam e comemoram juntos cada vitória. Para que todas as demandas sejam ouvidas e as atividades sigam cumprindo seu propósito, a equipe de subcomissão, composta por sete membros, trabalhará de forma ativa.

Há três gestões frente a coordenação da modalidade, Fernando Gonzales acredita que o objetivo de ir em busca dos anseios da comunidade, do que os participantes querem, está sendo atingido e deve seguir neste ritmo durante a próxima gestão. “O crescimento da nossa modalidade é natural, não induzido. Nossa preocupação não é em números, é em qualidade. Tivemos uma final onde pudemos participar sendo julgados pelo mesmo nível de jurados da final do Freio de Ouro. Isso é um alento, um presente. Então é isso que buscamos: qualificar o evento e, com isso, estamos sentindo que estamos atraindo participantes adeptos da modalidade. E temos um grande trunfo em cima disso tudo que é o ambiente fraternal, que gira em torno de uma competição, mas a fraternidade, a amizade, é o norte da modalidade”, valoriza Fernando.

Para o ciclo que se inicia, a ABCCC, junto à subcomissão da modalidade, oficializou algumas modificações no regulamento no que tange às condições dos conjuntos para aprovação às finais. Agora, os conjuntos têm mais chance de ranquear os 12 pontos necessários para marcar presença na final. Confira abaixo alguns trechos que foram incluídos no novo documento:

 

Art. 16 – Os concorrentes receberão pontuação acumulável durante o ciclo para ingresso no ranking da modalidade de acordo com número de participantes e sua colocação final na prova.


I – Os 50% conjuntos melhores pontuados receberão 12 pontos, ingressando automaticamente no ranking da modalidade. Em caso de haver número quebrado na divisão mais um participante receberá 12 pontos (Ex: 5 participantes, 3 recebem 12 pontos).

§3º - Para fins de cálculo do número de conjuntos que receberão os 12 pontos citados no inciso I deste artigo será levado em conta o número de participantes que entraram em pista.

 

>> CLIQUE AQUI E ACESSE O NOVO REGULAMENTO NA ÍNTEGRA

 

Conheça os integrantes da subcomissão:


Fernando Gonzales - Coordenador
Está na terceira gestão na coordenação da modalidade - desde 2016. Sua relação com o Cavalo Crioulo foi uma paixão culminada por sua formação profissional atuando como médico veterinário, hoje na área Clínica e Cirúrgica de equinos. Com seu trabalho constante também do lado de dentro das pistas do Freio do Proprietário, conquistou o heptacampeonato na modalidade no ciclo 2020.

Fernanda Maggi
Iniciando nas pistas da raça como ginete do Freio Jovem, Fernanda estreou sua participação no Freio do Proprietário em 2018. Sua família cria Cavalos Crioulos através da Cabanha Entrevero Farroupilha. Assim, ela passou a montar desde os três anos de idade, mas conheceu a raça à fundo quando tinha 14 anos. Classifica seu contato com o Cavalo Crioulo como terapêutico. “Além de estar em contato com o que eu amo, montar a cavalo e treinar me ajuda na questão de foco, responsabilidade, além do prazer e bem-estar”, conta. Fernanda possui graduação em Psicologia, atuando profissionalmente com Psicologia Clínica e Escolar desde 2017. Dentro da subcomissão do Freio do Proprietário, auxilia no segmento de Eventos.

Daniel Vicente de Macedo
Sua paixão pelo Cavalo Crioulo é de berço. A família Macedo sempre foi envolvida com pecuária, rodeio e Tiro de laço. Seu pai é criador da raça desde os anos 90 e, desde então, Daniel o acompanha. Desde 2012 se dedica totalmente à cabanha, que registra Cavalos Crioulos sob o afixo Hulha Negra. Dentro da subcomissão do Freio do Proprietário, Daniel auxilia no segmento de Ouvidoria. Pecuarista, ele reside atualmente no município de Bom Jesus, localidade também de seu estabelecimento.


Marcio Costa Silveira de Avila
Natural de Jaguarão, desde pequeno sua família lhe proporcionou contato com o Cavalo Crioulo através da Cabanha Del Sause. Há 3 anos participa das provas do Freio Proprietário. Dentro da subcomissão da modalidade, auxilia no segmento de Expansão da região do estado de Santa Catarina. Atualmente Márcio reside em Lages/SC, onde atua como Médico Pneumologista e professor universitário.

Osmar Junior Traiano
Tem contato há pelo menos 25 anos com a raça crioula através do Laço. Nascido em Santo Antônio do Sudoeste/PR reside em Ponta Grossa/PR. Em 1999 assistiu pela primeira vez à final do Freio de Ouro e percebeu que era isso o que queria para a vida. Em 2005 iniciou em provas profissionais credenciando animais. Há 18 anos atua como pequeno criador. Dentro da subcomissão do Freio do Proprietário, atua na Expansão do Cavalo Crioulo no estado do Paraná.

Roberto Dimas Ribeiro do Amaral
Desde pequeno participa de competições equestres, hipismo clássico e rural, além de provas de rédeas. Porém, iniciou na criação da raça Crioula há 5 anos, onde desenvolveu uma paixão pelo animal e por participar de provas do Freio do Proprietário. Beto Amaral é Engenheiro Eletricista pela UFSC e Administrador de Empresas pela UNISUL. Doutor em Ciências e Tecnologias da Informação, pelo ISCTE-IUL. Vice Presidente de Produto do Sistema Catarinense de Comunicações (SCC), que compreende o SBT Santa Catarina, rádios e empresas de telecomunicações, sendo responsável pelas áreas de Engenharia, Jornalismo, Programação, Operação e Novos Produtos.

Floriano Dutra Neto
Desde criança, seu animal preferido era o Cavalo. “É uma relação de vida mesmo”, traduz Floriano. Neto é formado em direito, pós graduado em Direito Tributário e atualmente realiza mestrado/doutorado na Universidade Autônoma de Lisboa, de Portugal. Reside em Brasília e possui criação desde 2016 através da Cabanha Urucuia. Além de advogado, Floriano também atua como pecuarista. Dentro da subcomissão do Freio do Proprietário, auxilia na expansão da raça nos demais estados do Brasil.