Logo -
sombra

Nova diretoria do núcleo de Goiânia é empossada

11 DE NOVEMBRO DE 2020 - ATUALIZADA EM 11 DE NOVEMBRO DE 2020 | Redator: Redação ABCCC

Para que seja possível galgar lugares inimagináveis, é necessário dar o primeiro passo. O Núcleo Goiano de Criadores de Cavalos Crioulos deu seu passo inicial no ano de 2018, quando inaugurou a entidade na região. Para 2020, o Núcleo acaba de apresentar sua segunda gestão. No início do mês de novembro, o criador Victor Penner assumiu a diretoria do Núcleo, com sede no Parque de Exposições da cidade, onde ocorre anualmente a Expogoiás.

A gestão 2020/2022 objetiva inserir o Cavalo Crioulo nas modalidades locais, onde ainda há predominância de outras raças, como Laço Comprido e Vaquejada. “Queremos também estimulá-lo como um cavalo de serviço. Temos muita demanda e agora temos um cavalo para isso”, conta Penner, que além de presidente do Núcleo também é proprietário de Capanegra Quinta Sinfonia, égua campeã do Freio de Ouro 2017. A afirmação valida a história de Paulo Rabello e seu cunhado, Ivan Donizeti, criadores iniciantes, que encontraram na raça um horizonte bastante amplo.

 

 

Em apenas dois anos de existência, o Núcleo Goianense já realizou uma Exposição Morfológica. A ideia, para o próximo ano, é oferecer a criadores da região uma Exposição Passaporte e Credenciadora ao Freio de Ouro, de acordo com o presidente.

 

Há dois anos Ivan adquiriu uma égua Crioula, após dar um lance em um leilão. A fêmea, que estava prenha, lhe possibilitou acompanhar o nascimento de um potro. A circunstância lhe incentivou a adquirir, em seguida, um garanhão. “Pra mim o Cavalo Crioulo é o melhor que tem, no conjunto todo”, acredita. Já Paulo, vinha observando a funcionalidade e morfologia da raça crioula de longe, até que por incentivo de Ivan, passou a ter um interesse maior: “apresentei por vídeos a outro sócio de minha propriedade e ele concordou que a raça seria o melhor investimento”. Assim, adquiriu exemplares para o início de sua criação, que futuramente também terá Cavalos Crioulos na lida diária.