Logo -
sombra

Fique por dentro do grupo que integra o Conselho Fiscal da gestão 2020/2022

21 DE OUTUBRO DE 2020 - ATUALIZADA EM 21 DE OUTUBRO DE 2020 | Redator: Redação ABCCC

Mais uma parte importante para o pleno funcionamento da gestão e para o cumprimento dos objetivos da ABCCC perante os seus associados é a atuação dos conselheiros fiscais da entidade. De acordo com o Estatuto, o Conselho Fiscal é o órgão responsável por fiscalizar as contas da Associação, bem como por acompanhar as atividades exercidas e as ações feitas por seus segmentos internos. O quadro é composto por três membros conselheiros titulares indicados pela gestão que atua no período, possuindo também três suplentes.

 

Além de zelar pelo cumprimento do próprio Estatuto, entre as responsabilidades da pasta Fiscal está a de examinar a aplicação de todos os fundos e recursos pertencentes à Associação, acompanhar a atuação da Diretoria Executiva e do Conselho Deliberativo Técnico a fim de alcançar os objetivos propostos da melhor forma, dar parecer sobre os balancetes e sobre os relatórios de prestação de contas apresentados no final de cada temporada ou mandato, e fiscalizar, sempre que julgar oportuno, qualquer órgão da Casa, visando manter a clareza e a transparência na gestão fiscal da Associação perante os seus associados, garantindo assim o crescimento esperado dentro das diretrizes necessárias.

 

Conheça mais sobre os nomes que integram o Conselho Fiscal no período 2020/2022:


Evaldo Francisco da Rosa
É criador da raça Crioula na Estância Liberdade, estabelecimento que teve suas estruturas fixadas oficialmente na sede localizada no município de Rolante/RS em 2012 (apesar do criador já possuir animais de sua criação e propriedade anteriormente, desde meados de 2003), local no qual cria sob o afixo RE. Empresário na área financeira, é sócio-proprietário da empresa FACTA com 25 anos de atuação possuindo hoje filiais em 23 estados. Dentro da ABCCC, já passou pelo cargo de segundo-tesoureiro na diretoria executiva da gestão 2018-2020, além de presidir o Núcleo de Criadores de Cavalos Crioulos da Encosta da Serra (Rolante/RS) desde 2018, além de ser um grande apoiador e incentivador também das provas de Laço, modalidade na qual compete nas pistas, tendo inclusive registrado um CTG e uma equipe de laço.


Frederico Wolf
Em suas passagens anteriores pelas diretorias da ABCCC, foi vice-presidente na gestão 2008-2010 e vice-presidente Administrativo na gestão 2010-2012. Integrou o Conselho de Planejamento da Associação nas gestões 2012-2014 e 2014-2016, além de compor o Conselho Fiscal de 2018 a 2020. Foi presidente do Núcleo de Dom Pedrito/RS, bem como do Sindicato Rural da cidade. Agropecuarista, Wolf é proprietário da Cabanha São Desso há 32 anos. Sob o afixo Ico, o estabelecimento é responsável por levar diversos nomes importantes às grandes finais do Freio de Ouro e Morfologia.

Ricardo Felipe Sperotto Terra
Foi primeiro-secretário nas gestões de 2014-2016 e 2016-2018 e vice-presidente de Comunicação e Marketing na gestão de 2018-2020. Foi primeiro-secretário da FICCC 2018, representando o Brasil. Integrou as subcomissões de Marcha de Resistência e de Paleteadas. Também foi presidente do Núcleo de Criadores de Cavalos Crioulos de Santa Vitória do Palmar/RS - Pedro Arício de Souza. Junto de sua família, Ricardo é proprietário da Estância da Tamanca, estabelecimento com 45 anos de existência e que constantemente marca presença em grandes finais da raça. Terra atualmente desenvolve atividades como advogado, pecuarista e agricultor.

Darlei Hess (suplente)
Em gestões anteriores da Associação, já integrou a Comissão de Provas Funcionais na gestão 2016-2018 e o Conselho Deliberativo Técnico no período 2018-2020. Integra o quadro de jurados da raça Crioula desde 2018, fazendo parte atualmente da Lista 1 (jurados Efetivos), tendo avaliado finais do Freio Jovem e Freio do Proprietário, além de credenciadoras do Freio de Ouro. Hess também tem experiência como ginete em seletivas do Freio e é um dos proprietários da Estância Três Coxilhas, no município de Barra Velha/SC. Seu afixo familiar Recanto Crioulo possui mais de 20 anos de história na criação da raça, figurando de forma significativa entre os animais com mais presença em grandes finais do Cavalo Crioulo e nos rankings morfológico, funcional e copa do criador da sua região (região 5 da ABCCC).

Gustavo Weiand (suplente)
Participou do Conselho de Planejamento na gestão de 2016-2018 e da Subcomissão de Campereada na gestão 2010-2012. Também foi primeiro-tesoureiro na gestão de 2018/2020 da entidade. Jurado da raça há mais de 10 anos, Weiand possui criação na cidade de Vale Verde/RS - sua Cabanha e afixo Bellaco marcam presença na raça registram fundação na década de 1980 e, após alguns anos afastados, retornaram as atividades em meados de 2000, para construir história junto ao Cavalo Crioulo. Residente de Lageado/RS, Gustavo também é administrador de empresas.

Sérgio Bergonsi Turra (suplente)
É advogado e atual Deputado Estadual do Rio Grande do Sul. Constante apoiador de projetos envolvendo a raça, em 2018 aprovou a “Lei do Freio de Ouro”, que valoriza e declara oficialmente o Freio de Ouro como prova de relevância e interesse cultural do Estado. Também foi autor do Projeto de Lei que reconhece a Marcha de Resistência como relevante interesse cultural dos gaúchos. Nascido em Marau/RS, Sérgio é filho de Francisco Turra, ex-ministro da Agricultura. Sob o afixo SBT, é proprietário da Cabanha Turra, que há 14 anos cria Cavalos Crioulos.