Logo -
sombra

Com história para contar, é fundado o Núcleo do Vale do Paranhana

18 DE AGOSTO DE 2020 - ATUALIZADA EM 21 DE AGOSTO DE 2020 | Redator: Pedro Henrique Krüger/ABCCC

O mês de fevereiro foi especial para criadores e usuários de Cavalos Crioulos no Vale do Paranhana, especialmente em Igrejinha e Três Coroas, no Rio Grande do Sul. No dia 12 de fevereiro de 2020 foi fundado o Núcleo de Voluntários e Criadores de Cavalos Crioulos do Vale do Paranhana (NVCCCVP). A primeira diretoria é liderada pelo presidente Fabio Serini e pelo vice Siliomar Sander.

A necessidade de haver provas mais direcionadas aos pequenos criadores, usuários do cavalo e ginetes iniciantes, em Igrejinha e Três Coroas, foi uma das motivações para a criação do novo núcleo, de acordo com o presidente Fabio Serini. O Núcleo do Vale do Paranhana se assentará em uma casa centenária, cedida pela Prefeitura de Igrejinha, localizada no Parque da Oktoberfest. O imóvel será reformado e pistas deverão ser construídas para receber diversas modalidades, como Morfologia e Ranch Sorting.

Nominata da diretoria 2020/2022:
Presidente: Fabio Serini
Vice-presidente: Siliomar Sander
Secretário: Dionata Rodrigues
2ª Secretária: Natália Serini
Tesoureiro: Gabriel Mossman
2º Tesoureiro: Michel Klein


A origem
A história iniciou no ano de 2017 quando o Secretário de Turismo de Igrejinha, Dirceu Valdir Linden, convidou Fábio Serini a expor alguns Cavalos Crioulos na Igrejinha Mix, a multifeira do município. “Eu conversei com alguns amigos e juntamos nove animais naquela época”, relatou. O que motivou também a organização de uma exposição morfológica, que durou um dia, com apoio do Núcleo Encosta da Serra, no qual Fabio Serini foi secretário, e patrocínio da Prefeitura de Igrejinha. No ano seguinte, a exposição aconteceu novamente.

Depois de dois anos com bons eventos, surgiu a possibilidade de Igrejinha sediar uma Exposição Passaporte, o que concretizou-se em junho de 2019. Mais do que apenas ser a primeira, a atividade reuniu 90 animais marcados e 39 incentivos, que fizeram dela a maior Exposição Passaporte do ciclo 2019 no Rio Grande do Sul.


Além disso, o surgimento do Núcleo está alicerçado em tradição na região do Vale do Sinos e Paranhana. Uma dessas histórias é sobre o primeiro criador de Cavalos Crioulos dessas regiões, como relembrou Fabio Serini. “Estabeleceu-se aqui em Igrejinha, em 1974, o Sr. Flávio Nunes, que veio com a família de Canela/RS”. A criação começou um ano depois, em uma propriedade às margens do Paranhana. “Seu Flávio Nunes faleceu em setembro de 2019, mas o afixo Josimar continua com o seu filho Marcelo Nunes. Era uma pessoa muito querida aqui, que levou muito o nome do Cavalo Crioulo”, relatou. Em 2017 foi criado o Troféu Flávio Nunes, dado aos melhores exemplares da raça.

História traduzida em logo
A identidade do Núcleo do Vale do Paranhana também conta uma história. O pinheiro de três copas (que deu o nome à cidade de Três Coroas) e a igreja que era avistada pelos tropeiros que desciam a Serra (que originou o nome da cidade de Igrejinha) são alguns dos símbolos presentes. O Cavalo Crioulo e a cruz na parte superior, que faz alusão a um dos pontos turísticos de Igrejinha, também compõem a marca.

 


Os planos para o futuro
“Quanto aos eventos, a gente está em tratativas com o pessoal de Três Coroas para realizar um Crioulaço junto ao Rodeio Crioulo, que eles têm no início de 2021, no mês de janeiro. No mês de junho nós temos o Igrejinha Mix, na qual a gente vai realizar a nossa exposição morfológica, onde também ficam expostos os Cavalos Crioulos na feira de animais dos produtores de Igrejinha. A gente tem muitos planos de incentivo, principalmente ao pequeno criador que compõe a nossa região e aos usuários do cavalo. Além disso, [temos planos] aos ginetes iniciantes para ter provas mais acessíveis, para ele poderem participar e interagir. Aqui são todos criadores pequenos, e o sonho sempre é chegar em Esteio, mas para chegar lá a gente precisa ter as provas para esse pessoal poder participar, interagir e integrar a comunidade”, projetou Fabio Serini.