[ATUALIZADO] Comunicado oficial: COVID-19

13 DE MARçO DE 2020 - ATUALIZADA EM 17 DE MARçO DE 2020 | Redator: Redação ABCCC

Comunicado COVID-19 - atualizado em 17/03/20

A Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos comunica que, devido ao aumento de casos confirmados de Coronavírus no Rio Grande do Sul nesta terça-feira (17), além do agravamento geral da situação no país, o Conselho de Administração reviu sua posição e solicitou à diretoria o cancelamento imediato da chancela a eventos da raça crioula. Desta forma a diretoria decidiu acatar a solicitação do conselho e cancelar, a partir de 17 de março de 2020, todos os seus eventos oficias. Ou seja, todos os eventos realizados a partir dessa data, até segunda ordem, serão não-oficiais. Estes serão retomados assim que a situação sanitária seja normalizada por meio de novo comunicado.

17 de março de 2020

Confira a nota divulgada pela ABCCC anteriormente, em 16 de março de 2020:

Neste momento importante em que estamos vivendo a pandemia do novo Coronavírus – COVID-19, a Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC) está comprometida com os esforços de conter o crescimento da contaminação da doença. A Entidade está buscando orientação de profissionais de medicina e seguindo as recomendações da Secretaria de Saúde do Rio Grande do Sul.

Desta forma, a partir de 23 de março, estão cancelados todos os cursos e concursos de jurados já agendados, bem como reuniões de capacitação e treinamentos de colaboradores da ABCCC realizados em ambientes fechados. Medidas específicas sobre o funcionamento interno da casa e do atendimento aos associados e usuários serão publicadas. Também, a ABCCC decide não realizar eventos chancelados a partir do dia 23 de março de 2020. Ou seja, todos os eventos realizados a partir dessa data, até segunda ordem, serão não-oficiais. Estes serão retomados assim que a situação sanitária seja normalizada por meio de novo comunicado.

Os Núcleos de Criadores de Cavalos Crioulos de todo o Brasil, organizadores dos eventos realizados antes do dia 23 de março de 2020, devem decidir sobre sua realização de acordo com as recomendações e orientações das autoridades sanitárias federais, estaduais e municipais de sua cidade, bem como com a sua capacidade de realizar o evento com segurança.

Desta forma, para esses eventos, a ABCCC faz as seguintes orientações de conduta:
1- as equipes das Cabanhas e Centros de Treinamentos que se deslocarem para os eventos devem levar o número mínimo necessário de pessoas para cumprir com a apresentação dos animais
2- profissionais que apresentarem sintomas de gripe não devem participar
3- recomenda-se que as equipes se mantenham em seus próprios acampamentos ou alojamentos, com o mínimo de interação com os demais participantes
4- manter a “distância social” de um metro entre pessoas, NÃO cumprimentando com apertos de mão, abraços e beijos
5- não compartilhar a bomba de chimarrão, copos, talheres, etc
6- não compartilhar equipamentos emprestados como pás, vassouras, baldes, escovas etc, para não contaminar as mãos
7- lavar as mãos seguidamente com água e sabão ou álcool em gel 70% dando atenção às palmas das mãos, às costas das mãos, entre os dedos e as pontas dos dedos
8- ao espirrar, as pessoas devem proteger o rosto com um lenço ou com o antebraço, evitando espirrar protegendo com a mão ou sem proteção gerando spray no ar
9- não realizar nenhuma atividade em local fechado, como palestras, cursos e refeitórios lotados
10- as provas em locais fechados, como mangueira, devem ser realizadas sem público e com janelas abertas
11- os organizadores devem fornecer locais para limpeza das mãos ou disponibilizar álcool em gel para os participantes
12- os organizadores devem proceder sistematicamente a higienização (álcool gel) de ambientes com materiais de uso comum, como mesas, telas de imagens, caixas de placas de jurados, cadeiras, corrimão etc,

Pelotas, 16 de março de 2020

----

A ABCCC informa segue monitorando a situação do COVID-19 no país e acompanhando as orientações das autoridades sanitárias para tomar medidas cabíveis em relação aos seus eventos programados. Qualquer mudança será avisada através das mídias digitais.