Logo -
sombra

Mulheres da Cabanha Mapocho participam de reportagem especial do SBT

12 DE MARçO DE 2020 - ATUALIZADA EM 13 DE MARçO DE 2020 | Redator: Fabricio Lemos/ABCCC

Na última terça-feira (10) foi ao ar no Facebook Watch uma reportagem da equipe de jornalismo do SBT sobre as mulheres da Cabanha Mapocho, localizada em Pelotas/RS. Exaltando a persistência das mulheres do campo, a reportagem abordou o laço familiar que deu forças a Maria Aparecida Sant’Anna, Fernanda Sant’Anna e Cláudia Sant’Anna - mãe e filhas - para dar continuidade ao legado da criação de cavalos Crioulos.

A História da Mapocho
A reportagem narrou a história da Cabanha Mapocho desde a sua criação e deu enfoque para a força de vontade das mulheres que enfrentaram preconceitos e a falta de experiência inicial para seguir fazendo algo que amam. “A gente sempre soube que nós não tínhamos a experiência necessária pro tamanho da propriedade, pro desafio que a gente ia encarar”, destacou Cláudia durante a entrevista, que completou “essa é a importância de estar aliado a pessoas honestas, que procuram pelo bem de todos e fortalecem a equipe. Isso que nos dá coragem e força pra gente tocar".

Atualmente, unidas pela paixão ao cavalo e pela própria cabanha, mãe e filhas trabalham juntas para administrar suas criações. Cláudia é veterinária e atua de forma mais prática dentro das fazendas, enquanto Fernanda faz a gestão da parte administrativa e financeira da cabanha. Fernanda ainda destaca que sua mãe, Maria Aparecida, é quem mantém essa união entre às três. “Na verdade ela é o nosso alicerce emocional, ela dá o nosso apoio e o nosso suporte” afirmou a criadora na reportagem.

Uma mulher no poder
Elizabeth Amaral Lemos, a primeira, e única, mulher a se tornar presidente da Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC), também fez parte da matéria e confessou não ter se sentido intimidada por ser mulher no período em que ocupou o cargo. “Aquelas mulheres que se envolviam, elas faziam um trabalho de acompanhamento dos maridos que poderia ser muito silencioso, mas na realidade eram mulheres muito fortes.” ressaltou a ex-presidente ao falar sobre o trabalho das mulheres do campo.

Confira abaixo a reportagem completa

O amor pelos cavalos e pelo campo levou mãe e filhas a assumirem a gestão da Cabanha Mapocho em Pelotas, no Rio Grande...

Publicado por SBT Jornalismo em Terça-feira, 10 de março de 2020