Logo -
sombra

Núcleo de Guarapuava promove sua primeira Tropeada

10 DE FEVEREIRO DE 2020 - ATUALIZADA EM 10 DE FEVEREIRO DE 2020 | Redator: Redação ABCCC

No último sábado (08), o Núcleo de Criadores de Cavalos Crioulos de Guarapuava/PR promoveu sua primeira Tropeada. Apaixonados pelo cavalo e admiradores da raça percorreram 25 km, com largada da Fazenda Capão Bonito. Sócio do Núcleo, José Ernani Lustosa abriu sua propriedade para os cerca de 60 conjuntos que participaram do evento.

Os tropeiros foram recepcionados pela família Lustosa, com um café da manhã tropeiro, onde foi servido o tradicional virado de feijão e café tropeiro. Em seguida as crianças e adultos que marchavam iniciaram o trajeto acompanhados por uma equipe do apoio, até a Fazenda Fruteira, propriedade de Johann Zuber. Lá, a família recebeu os tropeiros com um almoço, no qual foi servido um Cordeiro à Patagônia, costela no rolete e acompanhamentos.

Após percorrer a metade do trajeto, os tropeiros seguiram para o seu destino final, sob um sol intenso, apreciando as paisagens que a região proporciona. A Cabanha Ilha Velha, propriedade de Patrick e Heiko Egles, recebeu a tropa com bolo e café logo na chegada, e para a janta foi servido Cordeiro e Costela no rolete e acompanhamentos.

Foram aproximadamente 100 pessoas presentes, entre tropeiros, familiares e amigos que se reuniram para cultivar um pouco da cultura tropeirista da nossa região, sendo que todos os animais eram crioulos, o que mostra a força da Raça nesta região. “O Núcleo fica muito satisfeito em poder resgatar um pouco do nosso passado e tradicionalismo. Guarapuava é uma cidade de tropeiros, então foi uma satisfação muito grande fazer parte e poder promover a 1º tropeada do NCCCG”, disse o presidente Marcelo Cunha.

* Informações cedidas pelo Núcleo de Guarapuava.