Logo -
sombra

Credenciadora de Herval é nomeada Credenciadora de Inéditos - Prova Gilberto Loureiro de Souza 

08 DE FEVEREIRO DE 2020 - ATUALIZADA EM 10 DE FEVEREIRO DE 2020 | Redator: Redação ABCCC

"A primeira credenciadora aqui de Herval, foi ele quem trouxe gente", lembra Maneca Costa, ex-presidente da ABCCC, ao referir-se ao amigo Gilberto Loureiro de Souza, que nos deixou em 23 de janeiro de 2020. Entre palavras emocionadas pela perda de "uma pessoa ímpar na raça", como bem menciona, seu Maneca anunciou a decisão de homenageá-lo dando seu nome à Credenciadora de Herval, que passa a se chamar Credenciadora de Inéditos - Prova Gilberto Loureiro de Souza.

O anúncio aconteceu na sexta-feira, dia 7 de fevereiro, durante a etapa do Freio de Ouro no Sindicato Rural do município. O jurado, criador e amigo, Mário Suñé, foi o encarregado de entregar uma placa de homenagem à família do também carinhosamente conhecido como Alemão Gilberto - ou, até mesmo, Mestre. Confira o vídeo em que seu Maneca faz o anúncio e conta parte da história do grande criador e prioneiro em diversas virtudes que dizem respeito ao Cavalo Crioulo:

 

">


Gilberto deixa saudades e um legado
Dono de um vasto conhecimento sobre o Cavalo Crioulo e tudo o que o envolve, Alemão Gilberto foi além: distribuiu essa sabedoria como um verdadeiro professor, transformando-se em uma referência para os apreciadores da raça. Com essa bagagem, transitou por outros países sul-americanos - como Argentina, Chile e Uruguai - e contribuiu para o intercâmbio de informação e cultura, promovendo dessa forma a evolução internacional do Cavalo Crioulo.

Esteve durante 18 anos como Superintendente do Serviço de Registro Genealógico da ABCCC, além de ter presidido a comissão de Provas Funcionais e ter estado à frente, por duas vezes, do Conselho Técnico de nossa entidade. Além disso, por muitos anos foi jurado da Morfologia e do Freio de Ouro, realizando o seu trabalho em exposições e provas no Brasil, Argentina, Chile e Uruguai. Desde o início da década de 1990, administrou a Viragro Agropecuária, com a qual produziu grandes cavalos como Viragro Rio Tinto, Viragro Hijo Guapo e Viragro Rio Bravo, entre muitos outros.