Logo -
sombra

Raça Crioula perde Gilberto Loureiro de Souza

23 DE JANEIRO DE 2020 | Redator: Redação ABCCC

Com grande história dentro da Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC) e da raça Crioula, o médico veterinário Gilberto Loureiro de Souza faleceu nesta quinta-feira (23), aos 67 anos de idade.

Conhecido também como Alemão Gilberto, ou ainda como Mestre, esteve durante 18 anos como Superintendente do Serviço de Registro Genealógico da ABCCC, além de ter presidido a comissão de Provas Funcionais e ter estado à frente, por duas vezes, do Conselho Técnico de nossa entidade. Além disso, por muitos anos foi jurado da Morfologia e do Freio de Ouro, realizando o seu trabalho em exposições e provas no Brasil, Argentina, Chile e Uruguai. Desde o início da década de 1990, administrou a Viragro Agropecuária, com a qual produziu grandes cavalos como Viragro Rio Tinto, Viragro Hijo Guapo e Viragro Rio Bravo, entre muitos outros.

O velório ocorre nesta quinta-feira (23), das 8h às 16h, em Porto Alegre/RS, na Capela 5 do Memorial Angelus - localizado à avenida Porto Alegre, 320, Medianeira.

Uma referência
Dono de um vasto conhecimento sobre o Cavalo Crioulo e tudo o que o envolve, Alemão Gilberto foi além: distribuiu essa sabedoria como um verdadeiro professor, transformando-se em uma referência para os apreciadores da raça. Com essa bagagem, transitou por outros países sul-americanos - como Argentina, Chile e Uruguai - e contribuiu para o intercâmbio de informação e cultura, promovendo dessa forma a evolução internacional do Cavalo Crioulo.

Abaixo, em entrevista concedida à jornalista Valéria Maciel no Programa Cavalos Crioulos, publicada em janeiro do ano passado, é possível atestar todas as grandes características de Gilberto Loureiro de Souza, as quais foram e serão sempre recordadas por quem o conheceu.



A Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos presta homenagem por sua contribuição com a entidade e para o desenvolvimento da raça.