Logo -
sombra

Ítano Figueiredo palestra no 5º Fórum de Inclusão e Diversidade

22 DE NOVEMBRO DE 2019 - ATUALIZADA EM 22 DE NOVEMBRO DE 2019 | Redator: Redação ABCCC

Na última terça-feira, 19 de novembro, Bagé/RS sediou o 5º Fórum de Inclusão e Diversidade. Organizado pelo SENAC do município, o evento contou com palestra de Ítano Figueiredo, atual campeão da Inclusão de Ouro, prova exclusiva para pessoas com deficiência. Sem possuir nenhuma movimentação nas pernas em função de um acidente automobilístico, o ginete de 28 anos retomou contato com o Cavalo Crioulo através da equoterapia e, há pouco mais de um ano, deu visibilidade à causa da inclusão ao fazer uma apresentação de tirar o fôlego durante o Freio de Proprietário e mostrar que é possível superar as limitações na hora de montar. Momento que deu origem à modalidade que hoje é oficial na ABCCC, com seu primeiro ciclo oficial em 2019.

 

Trajetória que o levou a ser escolhido para compartilhar vivências no evento que reuniu educadores e demais interessados pelo tema. Mesmo já carregando o título de campeão, o ginete ressalta a emoção compartilhada como outra grande recompensa: “Ver pessoas emocionadas, pedindo para bater foto comigo e me parabenizando pela minha força de vontade, e que com certeza depois da palestra elas iriam sair mais motivadas do que haviam entrado, é um dos maiores prêmios.”

 

Ítano ainda cita a palestra como uma das experiências mais emocionantes da sua vida e demonstra que a paixão e o contato com Cavalos Crioulos o levaram a ser muito mais do que um ginete: “Olhar pra trás e pensar em tudo que já passei e hoje poder inspirar e motivar mais pessoas com certeza essa é a minha maior realização”.

 

O 5º Fórum de Inclusão e Diversidade também contou com o apoio institucional da Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC).