Logo -
sombra

Emoção na homenagem a apoiadores do Leilão Grandes Cavalos Salvando Pequenas Vidas

22 DE MAIO DE 2019 - ATUALIZADA EM 22 DE MAIO DE 2019 | Redator: AgroEffective | ABCCC

Em clima de muita emoção ocorreu nesta terça-feira, 21 de maio, uma homenagem a todos que apoiaram a iniciativa de ajudar a maternidade Neonatal Mário Totta da Santa Casa de Misericórdia arrecadando recursos por meio do leilão beneficente Grandes Cavalos Salvando Pequenas Vidas. A cerimônia foi realizada no Centro Histórico-Cultural Santa Casa, em Porto Alegre/RS, quando mães com filhos internados e funcionários da maternidade entregaram troféus para representantes das empresas e entidades que participaram da ação solidária.

 

O leilão ocorreu em novembro do ano passado no Tattersal do Cavalo Crioulo, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio/RS, e arrecadou R$ 1,3 milhão na venda de cotas, coberturas e embriões de garanhões e fêmeas da raça Crioula. Também foi leiloado um punhal feito por Don Cassio Selaimen e utilizado nas filmagens de “O Tempo e o Vento”, e mais de R$ 55 mil em doações espontânea de criadores e empresários foram arrecadados ao longo do evento. Os recursos foram disponibilizados para a compra de diversos equipamentos para a UTI Neonatal, como berços aquecidos, incubadoras e respiradores.

 

A Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC) foi uma das organizadoras da ação. O presidente da entidade, Francisco Fleck, ressaltou em seu discurso que os gaúchos nasceram e cresceram aprendendo a ter orgulho do trabalho da Santa Casa. Se referiu aos profissionais do complexo hospitalar como referência mundial em medicina e atendimento médico. “Quando se vê o tamanho do que é realizado aqui, ficamos agradecidos pela oportunidade da ABCCC participar de alguma forma para ajudar com esse trabalho”, destacou

 

Ao se referir à foto que emoldura o cartaz do leilão, Fleck se disse emocionado ao ver uma menina beijando um Cavalo Crioulo e o evento ter sido direcionado para a maternidade. “A raça Crioula é especial, é dócil, é amiga, é bonita e nós gaúchos, agora o Brasil, estamos aprendendo a amá-la”, observou, ressaltando que o Cavalo Crioulo é grande e une em seu entorno pessoas também grandes. “Agradeço a família Crioulista que abraçou este leilão. Todos que vivem o mundo do Cavalo Crioulo demonstraram que são tão grandes como a raça”, afirmou.


O criador Evaldo Francisco da Rosa, da Estância Liberdade, de Rolante (RS), e um dos compradores no leilão, disse que essa é uma atitude que tem de ser valorizada sempre. Ressaltou que ficou muito feliz em participar e em ver que o objetivo foi alcançado. A criadora Rosalie Tavares Negrini Jones, da Cabanha Quaraci, de Santa Cruz do Sul (RS), também se disse feliz em ajudar,  afirmando que foi de coração. Já Don Cassio Selaimen comentou que foi parceiro da Santa Casa também em outros eventos, outros leilões beneficentes, e que nesse foi uma grande alegria porque o punhal teve uma saída importante. “E sem dúvida nenhuma ajudar essa instituição faz todo o sentido desse tipo de arte que fazemos”, observou.

 

O diretor Técnico da Santa Casa, Ricardo Kroef, lembrou que relação do Cavalo Crioulo com o Complexo Hospitalar começou há 12 anos, em 2007, quando com a ajuda de amigos crioulistas organizou a cavalgada com o tema “Educação e Prevenção de Câncer” pelas ruas de Porto Alegre, com a participação de 746 cavalos. E o diretor Financeiro Ricardo Englert, por sua vez, falou em profundo amor, zelo e desprendimento de todos que ajudaram nesta ação de solidariedade.


A cerimônia se encerrou com a apresentação da Orquestra Jovem do Rio Grande do Sul, sob o comando artístico do Maestro Telmo Jaconi, que interpretou as músicas Imagine, de John Lennon, e Amigos Para Sempre, de Andrew Lloyd Webber e Don Blacke, emocionando a todos os que acompanharam o evento.