Logo -
sombra

Enduro em Pelotas está com inscrições abertas

26 DE MARçO DE 2019 - ATUALIZADA EM 26 DE MARçO DE 2019 | Redator: Guilherme Alonso/ABCCC

Reconectar com a história, com a natureza e com suas origens. Com essas três premissas em perspectiva, o Núcleo Sudeste de Criadores de Cavalos Crioulos promove, nos dias 6 e 7 de abril, no Parque Morada do Sol - Pelotas/RS, o primeiro Enduro do ciclo. Com quatro categorias (Principal, Intermediária, Iniciante A e B), o evento busca difundir as provas de resistência e retomar a prática do Enduro. De acordo com a secretária do Núcleo, Cristina Zambrano, a prova vai muito além da competição. “O Enduro é uma prova de resistência, mas também de envolvimento familiar. A apreciação da natureza, e a construção da relação do ginete com o cavalo, são parte da experiência que envolve quem participa e prestigia.”, declarou a secretária.

O evento conta com uma premiação incentivo de 6 mil reais entre as categorias Iniciante A e B. Assim, o Núcleo pretende difundir o Enduro, cativar novos praticantes e inspirar outros Núcleos. “Nós queremos começar na base. Muitos participantes tem aquela expectativa de conhecer a prova, de viver essa experiência. Por isso, também estamos realizando o Endurinho, porque precisamos reacender a chama, trazer novos participantes.”, afirmou Cristina Zambrano.

As inscrições para o Enduro vão até o dia 05/04 e podem ser realizadas diretamente com a Secretária do Núcleo, Cristina Zambrano, através do telefone: (053) 99936-0436

A origem

As provas de resistência tiveram sua origem no Pony Express, correio expresso estadunidense utilizado durante o velho oeste, onde os entregadores cruzavam pradarias, desertos e montanhas a cavalo, percorrendo 3.200 quilômetros em aproximadamente 10 dias. O percurso contava com estações de revezamento de 16 a 19 quilômetros de distância umas das outras, onde cavaleiros montavam cavalos descansados para o trecho seguinte da viagem. Um dos mais famosos cavaleiros da Pony Express foi Búffalo Bil, que posteriormente incluiu em seu show uma prova de longa distância, levando até a Europa a inspiração que daria início para provas oficiais de longo percurso.

Já no Brasil, em 1971, a ABCCC criou a Marcha da Resistência, a primeira disputa funcional realizada pelo Cavalo Crioulo no País, que se estabeleceu como parte do tripé seletivo da raça. Posteriormente, vindo do Uruguai, o Enduro chegou ao Brasil em 2001, e um ano depois já fazia parte do calendário de provas oficiais da ABCCC.

A prova

O Enduro testa a resistência tanto do cavalo como do ginete. A disputa possui três categorias: Iniciante A e B (30km), Intermediária (50km) e Principal (80km). O percurso, dividido em etapas, compreende estradas e campos que relembram rotas históricas, percorridas pelos gaúchos que precisavam enfrentar obstáculos naturais com os seus cavalos no dia a dia rural.

Ao fim da prova, os cavalos são levados para um vet-check, onde passam pela análise de uma equipe de veterinários, que através de exames físicos e clínicos definem as condições físicas do animal. Vence a prova, o conjunto que apresentar o melhor desempenho geral na prova, resultando da média entre a velocidade e as condições físicas do animal.

Confira a programação:



06/04 - Sábado

14h00 - Vet-Check

17h00 - Reunião com os participantes (dúvidas gerais)

07/04 - Domingo

6h00 - Admissão pelo Técnico

7h00 - Largada Categoria Principal - 80km

8h00 - Largada Categoria Intermediária - 50km

14h00 - Largada Iniciante A e B - 30km

Após a categoria Iniciante é dada a largada para o Endurinho