Logo -
sombra

Conheça os avaliadores do Freio Jovem 2018

17 DE AGOSTO DE 2018 - ATUALIZADA EM 21 DE AGOSTO DE 2018 | Redator: Pedro Henrique Krüger/ABCCC

Os nomes dos responsáveis por analisar o desempenho dos conjuntos no Freio Jovem foram divulgados em Esteio/RS, no auditório do Parque de Exposições Assis Brasil. Os jurados Darlei Hess, Luciano Passos e Roither Barzan, do primeiro trio, e Douglas Gonçalves, Gustavo Weiand e Rafael Terra, do segundo trio, estão aptos para avaliar cada uma das provas do Freio Jovem, que têm valor máximo de 15 de pontos, de acordo com o regulamento. O reserva é Renato Morrone.

Os avaliadores foram definidos pela diretoria da Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC) e anunciados durante a Reunião de Avaliação Lista 1 e 2 que ocorre anualmente. Conheça agora quem são.

Darlei Hess

Com a experiência de criador e ginete, que inclui também a de ser presidente de núcleo de criadores, Darlei Hess é um dos nomes escolhidos para julgar o Freio Jovem. Apesar de ter bastante estrada no que diz respeito à raça Crioula, é um dos novos jurados da ABCCC após ter ingressado por meio de Notório Saber, no início deste ano.

O catarinense natural de Luiz Alves, que possui criação em Barra Velha/SC e atualmente integra a Comissão de Provas Funcionais da ABCCC, destacou a oportunidade recebida. “É de muita importância. A gente sabe a responsabilidade e o compromisso que é julgar e, principalmente, estou muito honrado e feliz em poder contribuir com esse julgamento, especialmente falando dessa categoria”, disse.

Luciano Passos

Apesar de ter 12 anos de experiência como jurado de provas, é a primeira vez que o técnico Luciano Passos vai avaliar o Freio Jovem em Esteio/RS. Com a expectativa em alta, garantiu que julgar o futuro da raça é um prazer e que a prova tem características próprias. “O regulamento é o mesmo, mas o Freio Jovem tem aquela expectativa pelas crianças que estão começando, o incentivo do pai, então tem suas peculiaridades”, avaliou.

Com supervisões técnicas realizadas em etapas do Freio do Proprietário e Exposições Morfológicas, por exemplo, além de julgamento em classificatórias ao Freio de Ouro, o técnico credenciado à ABCCC também divide o tempo com o Núcleo de Criadores de Cavalos Crioulos de Jaguarão (Eudóxio Corrêa), no qual é presidente.

Roither Barzan

Com quase seis anos de experiência, nos últimos três o jurado natural de Santa Rosa do Sul/SC participou de avaliações em Classificatórias ao Freio de Ouro. O histórico é idêntico com o Freio Jovem: depois de ter sido jurado da categoria nos anos de 2016 e 2017, foi mais uma vez escolhido para participar em 2018. “É uma satisfação e uma responsabilidade muito grande avaliar qualquer prova da raça, principalmente uma final dentro da Expointer”, apontou.

Sobre a prova, Roither Barzan destacou o poder de mobilização do Freio Jovem dentro da comunidade crioulista. “É um Freio que aproxima muito a família em torno do Cavalo Crioulo, uma competição que incentiva a formação de novos ginetes e, apesar de ser amadora, é sempre muito disputada”, avaliou.

Douglas Gonçalves

Natural de Porto Alegre/RS, iniciou as atividades como jurado no ano de 2008, por indicação o Núcleo de Criadores de Cavalos Crioulos da 6ª Região. Após anos de experiência ao julgar provas, tais como Freio do Proprietário, Credenciadoras e Classificatórias ao Freio de Ouro, além de uma indicação como jurado reserva ao Freio de Ouro, Douglas projetou o próximo passo. “Essa é a primeira oportunidade de estar em pista no palco máximo da raça na qualidade de jurado, situação que me empolga pelo reconhecimento do trabalho de alguns anos dedicados à avaliação funcional de nossa raça”, afirmou.

Além de mais um passo em sua história, o jurado Douglas Gonçalves destacou a relevância do Freio Jovem e a responsabilidade que é participar desse processo. “Avaliar o Freio Jovem é de extrema importância, pois sendo estas categorias formadoras, devem ser analisadas com bastante critério e sensibilidade, afinal são estes participantes que nos mostram que nossa raça teve passado, tem presente e que terá futuro”, apontou.

Gustavo Weiand

Natural de Lajeado e com cabanha em Vale Verde, no Rio Grande do Sul, Gustavo Weiand traz em sua bagagem a experiência de mais de dez anos dentro das pistas como jurado. Em 2018, a tarefa de julgar a final do Freio Jovem não será inédita. “A expectativa é sempre boa porque, apesar de ser uma prova bem consolidada, o nível vai aumentando de ano a ano. [Com] Cavalos melhores e treinados, [com] alguns ginetes fazendo cursos e se aperfeiçoando, apesar de serem novos, para melhorarem no cavalo”, afirmou.

O futuro da raça foi destacado pelo jurado como uma das grandes importâncias da categoria. “Alguns ginetes saíram dessa categoria, foram para o profissional e hoje são ginetes de Freio. Então é muito importante isso, tanto para desenvolver a gurizada e criar essa expectativa, essa vontade de andar a cavalo”, apontou Gustavo Weiand.

Rafael Terra

Um dos novos jurados da ABCCC, tendo sido selecionado por meio de Notório Saber no início deste ano, Rafael Terra é agropecuarista, natural de Tupanciretã/RS, integrante da Comissão de Provas Funcionais e neto de Marcial Gonçalves Terra, cujo foi sócio fundador da ABCCC. O envolvimento de Rafael com a raça Crioula é também de família, portanto. Proprietário da Cabanha Tarumã, em Jóia no interior do Rio Grande do Sul, Rafael Terra vai julgar pela primeira vez uma final de Freio Jovem.

A respeito do Freio Jovem, Rafael avaliou a prova que projeta o futuro com as crianças e os jovens envolvidos com a raça. “Hoje o nível dos competidores é impressionante. As provas realmente emocionam. E contente por ter recebido o convite para julgar e vamos tentar fazer o melhor trabalho possível, com a maior seriedade”, disse.