Logo -
sombra

Conheça os jurados da Morfologia da Expo FICCC

04 DE MAIO DE 2018 - ATUALIZADA EM 04 DE MAIO DE 2018 | Redator: Matheus Pereira/Especial ABCCC

Além do Freio de Ouro, das paleteadas e outras disputas, a Exposição da Federação Internacional de Criadores de Cavalos Crioulos (Expo FICCC) terá em sua programação a prova da Morfologia. Em um evento internacional, que reúne os países integrantes da FICCC a cada três anos, o trio de jurados representa a diversidade e a qualidade da exposição. O time é composto por German Sapelli (Uruguai), Manuel Luís Benevenga Sarmento (Brasil) e Marcelo Gaztambide (Argentina), responsáveis por coordenar o julgamento nos dias 18 e 19 de maio, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio/RS.


 


German Sapelli (Uruguai) 


Natural de Montevidéu, German Sapelli está próximo da raça Crioula desde criança. Fazendo parte da terceira geração de criadores em sua família, Sapelli herdou a paixão de seu pai, Luís, com quem aprendeu muito do que sabe. 


 


A carreira de jurado também é antiga, tendo começado aos 13 anos como secretário do pai, que também era jurado, e de outros profissionais da região. A primeira exposição da qual foi avaliador foi há 11 anos, no Uruguai; de lá pra cá, seu nome cresceu dentro do meio e hoje é um dos três jurados da Morfologia da Expo FICCC. 


 


Sobre o evento, Sapelli tem altas expectativas: “Estou seguro de que a FICCC será um evento de alto nível, como já estamos acostumados, com os melhores animais da região”. A maior importância, contudo, vai além: “É um lugar onde podemos confraternizar com países vizinhos, unidos pela mesma paixão que é a raça Crioula”.


 


Manuel Luís Benevenga Sarmento (Brasil) 


O representante brasileiro no time de jurados tem anos de experiência e vem para garantir o alto nível da Morfologia ao lados dos colegas jurados. Ex-presidente da Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC), Manuel Luís Benevenga Sarmento também já nasceu ligado ao universo da raça. 


 


Natural de Bagé/RS, Sarmento é jurado desde os 18 anos. Seu avô foi um dos fundadores da Associação brasileira e seu pai foi quem o inseriu no universo da raça. Com anos dedicados ao Cavalo Crioulo, julgou diversos eventos, sendo nome importante no meio. De 2010 a 2012 foi presidente da ABCCC e hoje é referência na história da Entidade.


 


As expectativas são as melhores, já que a Morfologia promete trazer uma das melhores seleções já vistas na exposição. “Ser convidado para julgar uma FICCC é um distinção, o máximo para um julgador”, afirma Manuel. “Será um grande prazer dividir esse trabalho com meus colegas estrangeiros”.


 


Marcelo Gaztambide (Argentina) 


Completando o trio internacional, que conta com os parceiros do Brasil e do Uruguai, está o argentino Marcelo Gaztambide. Criador e expositor, o jurado tem o perfil de quem conhece e entende a raça há anos, agregando a sua experiência à importante prova morfológica da Expo FICCC. 


 


Gaztambide tem currículo repleto de exposições morfológicas. Entre os eventos em que foi jurado estão a Expo Palermo em Buenos Aires, a Exposição de Outono argentina, a Nuestros Caballos, entre outras. Tendo acompanhado várias provas de Morfologia, seja como expositor ou jurado, Gaztambide está familiarizado com os cavalos argentinos e estrangeiros. Assim, o avaliador se alia ao time de jurados para garantir a melhor seleção em uma acirrada disputa internacional.


 


Leia também:


Delegação brasileira é formada na Prévia da Expo FICCC