Marcha da Resistência de Jaguarão/RS irá até 12 de maio
30 DE ABRIL DE 2018 - ATUALIZADA EM 30 DE ABRIL DE 2018 | Redator: Yago Moreira/ABCCC
Foi dada a largada para a 26ª Marcha de Resistência de Jaguarão. Desde o último sábado, 28 conjuntos travam uma disputa pelos prêmios da modalidade. O local escolhido para sediar a prova foi o Sindicato Rural do município. Composta por Rafaela Esteves e Vinicius Rosa, a comissão veterinária acompanhará o desempenho dos animais até o dia 12 de maio – quando encerra-se a última etapa da competição.
Dividida em quatro categorias (éguas menores, éguas maiores, castrados e reprodutores) – em que os cavalos correm em média 50 km por dia –, a Marcha de Resistência de Jaguarão/RS é uma prova funcional, que visa selecionar a rusticidade, a resistência e a capacidade de recuperação do Cavalo Crioulo. E ainda credencia os animais concorrentes para pontuação no Mérito da Raça.
De acordo com Matheus Silveira, membro da subcomissão de marcha e resistência, esse time de animais que foram inscritos apresentam características parecidas: “são em sua maioria novos em provas, mas todos muito bem preparados”. Além disso ele destaca que vem notando não só um melhoramento dos cavalos, mas como dos ginetes. “Isso é visível e satisfatório”, conta. Em relação às expectativas para os próximos dias, Silveira deseja que a prova seja disputada e que todos os animais alcancem a linha de chegada.
Encontrou algum erro? Comunique.