Logo -
sombra

Aprovada lei que valoriza o Freio de Ouro

28 DE MARçO DE 2018 - ATUALIZADA EM 28 DE MARçO DE 2018

O Freio de Ouro, principal prova do Cavalo Crioulo, que reúne a cada ciclo milhares de apaixonados pela raça, foi declarado oficialmente de relevante interesse cultural do Rio Grande do Sul. O Projeto de Lei 83/2017, de autoria do deputado Sérgio Turra (PP) e que tramitava na Assembleia Legislativa, foi aprovado na Sessão Plenária de ontem (27), por 45 votos favoráveis e apenas 1 contrário. O texto agora segue para sanção do governador.


 


Para o deputado, a importância cultural e econômica da competição justifica a proposta. “O cavalo crioulo traduz as virtudes e o espírito forte e aguerrido de nossa gente. É parte da história e símbolo do Estado. Além disso, o mercado da raça gera 300 mil empregos, movimenta mais de R$ 1 bilhão ao ano e ainda impulsiona o turismo, trazendo milhares de pessoas para as provas do Freio de Ouro”, explicou Turra, que também é criador da raça.


 


Segundo Sérgio Turra, a proposta busca garantir a manutenção da competição. “Assim atuamos contra iniciativas arbitrárias e demagógicas que tentam impedir a realização de competições como o Freio. Quem conhece o campo cuida bem dos animais, pelo respeito à vida e por tudo que representam para nossa atividade e cultura”, ressalta. A proposta também inclui as credenciadoras, classificatórias e a final no Calendário Oficial de Eventos do RS.