Logo -
sombra

Henrique Noronha assume a coordenação do Ranch Sorting

18 DE SETEMBRO DE 2017 - ATUALIZADA EM 18 DE SETEMBRO DE 2017 | Redator: Yago Moreira/ABCCC

O Conselho Deliberativo Técnico (CDT) da Associação Brasileira dos Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC) nomeou, no último fim de semana, o mais novo coordenador da comissão de Ranch Sorting. Com extensa bagagem dentro do universo crioulo e vasta experiência como participante e incentivador da modalidade, o médico veterinário, Henrique Noronha, assumiu o cargo para o próximo ciclo.


 


Natural de Viamão/RS, o criador de 38 anos, iniciou a sua trajetória junto à raça crioula ainda criança. O exemplo familiar e a paixão pelos animais foram os principais fatores que influenciaram na decisão de iniciar o criatório. Veterinário há treze anos, Noronha também exerce o trabalho de consultor da ABCCC, atuando na Subcomissão de Bem-Estar animal.


 


O convite para assumir a coordenação da modalidade ocorreu por parte do vice-presidente de eventos da Associação, Eduardo Azevedo. Noronha confessa que a convocação foi uma surpresa e uma grande honra por dois motivos: o primeiro se deve à enorme responsabilidade que é coordenar uma subcomissão desse porte, e o segundo está relacionado ao fato de o Ranch Sorting ser uma modalidade com potencial de crescimento muito grande. “O gaúcho tem uma ligação muito forte com provas que envolvem gado e essa, em especial, possibilita, ao usuário do cavalo, competir de igual para igual com os ginetes profissionais, pois não exige uma periodicidade no treinamento, fazendo com que os usuários de fim de semana também se tornem competitivos”, acrescenta.


 


Noronha ainda revela que teve seu primeiro contato com o Ranch Sorting há exatamente um ano. “Trabalho como veterinário no Rancho Trilha do Sol, de Viamão/RS, que trouxe o esporte para a nossa região. Desde então, me apaixonei pelo esporte”, brinca o criador.


 


A partir do fomento realizado pelo Rancho, Noronha conta que foram desenvolvidas diversas clínicas que proporcionam o aprendizado sobre a prática desse esporte que é tão recente no Brasil. Segundo ele, o objetivo é desenvolver pelo menos um treino semanal, aberto aos novos interessados pelo Ranch Sorting. E para melhorar cada vez mais as estruturas de fomento da cidade, Noronha planeja construir uma cobertura para a pista que possui na sua propriedade, onde também ocorrem treinos e competições


 


Para este ciclo, que teve início com a 1ª Prova Oficial da modalidade, em 16 de setembro, já estão previstas algumas etapas para o município de Bagé/RS e também o circuito de Viamão/RS – que contará com 10 mil reais em premiações. Além disso, os profissionais da ABCCC, Gerson de Medeiros e Lucas Lau, atuarão na expansão da modalidade em estados fora do cone sul.


 


Expectativas para o futuro


“A minha expectativa é que o Cavalo Crioulo avance cada vez mais Brasil a fora com capacidade para competir de igual para igual com outras raças e que consiga disputar a nível mundial. Portanto, cabe a nós saber adaptar esses cavalos e condicioná-los da melhor maneira possível”.


 


Confira a equipe que compõe a subcomissão:


- Henrique Noronha


- Tomaz Eysink


- Leandro Amaral


- Luciano Machado


- André Machado


- Fabrício Rossato