Conheça o perfil do jurado da Passaporte de Campo Verde/MT: Francisco Silveira
12 DE JULHO DE 2017 | Redator: Yago Moreira/ABCCC
Natural de Jaguarão/RS, cidade berço do Freio de Ouro, Francisco iniciou sua trajetória junto à raça ainda criança. Desde cedo o agropecuarista já acompanhava o pai nas atividades do campo e também na Abccc. “Nossa família sempre teve relação com cavalos, seja na criação ou no trabalho. Tenho meu afixo há quase sete anos e iniciei a criação com éguas que ganhei de presente do meu pai”, revela o jurado que cedeu a entrevista a seguir:
- Você julga há aproximadamente quantos anos?
Desde 2008, quando fui convidado para julgar a primeira credenciadora em Jaguarão/RS e estou há aproximadamente 4 anos estou na lista 1 da ABCCC.
- Lembra qual foi a primeira vez que entrou em pista para julgar?
Foi uma mistura de ansiedade, um pouco de nervosismo e uma satisfação muito grande, porque para quem cria é muito bom contribuir com a raça.
- Por que escolheu ou como surgiu a ideia de ser jurado da ABCCC?
Os núcleos praticavam antigamente a inserção de novos jurados. Então, na época, foi feita a minha indicação. Fiz o curso de jurados da antiga lista 3 para a lista 2 e depois disso nunca mais parei.
- Para você, qual é a responsabilidade de ser jurado da ABCCC?
Eu acho que é um momento muito importante, sério e de satisfação. Essa atividade ajuda a selecionar a raça e, em função disso, acaba sendo uma parte dentro de um grande processo de melhoramento da raça, além de contribuir para que os eventos melhorem e os critérios estejam cada vez mais afinados.
- Qual a sua expectativa para essa Passaporte?
Eu não conheço a cidade, então a expectativa é muito grande, mas, pelas notícias que li a respeito dessa região, vi que tem selecionado bons animais. Eu acredito que será uma competição bastante acirrada, porque os criadores daquela região estão se desenvolvendo e estão bastante preocupados com a qualidade, com a beleza e com o bem estar dos animais.
Encontrou algum erro? Comunique.









