Logo -
sombra

ABCCC reverencia a trajetória de Daniel Anzanello

22 DE MAIO DE 2017 - ATUALIZADA EM 22 DE MAIO DE 2017

A tarde desta segunda-feira, dia 22, foi de fortes emoções num casarão tradicional da Avenida Protásio Alves, em Porto Alegre. Agendado há duas semanas, o encontro entre membros da diretoria da ABCCC e a família Anzanello era aguardado por todos com uma certa ansiedade e com a responsabilidade de quem sabe a importância de representar uma Raça inteira. O principal homenageado também aguardava a chegada de todos com uma certa expectativa: "Ontem ele estava muito animado. Perguntou várias vezes quando vocês chegariam!", revelou o filho José Antônio Anzanello.


 


A comitiva da entidade foi composta pelo presidente Eduardo Suñé, pela ex-presidente e membro do Conselho Fiscal Elizabeth Amaral Lemos, pelo também membro do Conselho Fiscal Gilberto Freitas e pela Coordenadora de Comunicação e Marketing Camilla Menezes. Já na chegada, foram recepcionados por filhos e netos do ex-presidente, numa clara demonstração do quanto todos estavam felizes com a merecida homenagem ao pratriarca da família.


 


No segundo andar da casa, Seu Daniel Anzanello e a esposa, Dona Laurinha, aguardavam a todos cientes da pequena euforia formada pelos presentes em torno do homenageado. "Ele não estranha o barulho?", um dos visitantes pergunta. "Pelo contrário! Ele adora receber visitas", alerta um dos netos.


 


A entrega da placa foi feita pelo presidente Eduardo Suñé que, em um breve discurso, fez seu agradecimento ao Seu Daniel por toda a sua contribuição a Raça Crioula. Suñé também explicou que uma placa como aquela será responsável por inaugurar a "Parede da Fama", no Tattersall do Cavalo Crioulo durante a Expointer deste ano. Anzanello será o primeiro a ter o seu trabalho reverenciado e eternizado no local. A revelação foi recebida com aplausos por todos os presentes.


 


"Meu pai ficou muito contente. Ele sempre fica feliz quando lembram dele e acredito que a ABCCC acertou em cheio porque lembrou do trabalho que ele doou pela entidade e pela Raça. E mostrou para ele que isso não foi esquecido", destacou o filho José Antônio.


 


A vice-presidente de sua gestão e sua sucessora no cargo de presidente, Elizabeth Amaral Lemos, relembra emocionada a trajetória do amigo: "Ele foi um elo muito importante entre a ABCCC e os Núcleos que na época estavam distanciados. Ele veio para unir todo mundo, ele congregou e ouviu os anseios dos crioulistas. Ele sempre foi muito calmo, sabia ouvir e sabia digerir as coisas que ele ouvia e aplicar naquilo que poderia ser feito. Fora isso, tem um marco muito grande na sua gestão que foi a parceria com a televisão", completou.


 


Para o presidente Eduardo Suñé, esta foi uma tarde muito especial. "Para a nossa diretoria, essa homenagem significa prestar reconhecimento a um visionário que realmente mudou os rumos da nossa Raça. Tenho certeza de que esse é o sentimento de todos os ex-presidentes da Casa e é uma honra termos podido fazer essa homenagem a esse chefe de família, cabanheiro extraordinário e gestor excepcional para a nossa ABCCC. Estamos muito felizes em termos a oportunidade de reverenciá-lo em vida. Foi uma grande honra poder ver o seu brilho no olho, juntamente com a Dona Laurinha, os filhos e os netos. Certamente, temos que considerar a raça Crioula antes e depois de Seu Daniel Anzanello!", afirmou Suñé.


 


Saiba mais sobre Daniel Anzanello


 


Qual seria a fórmula do sucesso de uma cabanha? Em quatro décadas de seleção de Cavalos Crioulos, uma história construída com base na dedicação e no amor à raça mostrou que o trabalho simples, quando planejado e bem executado, pode trazer grandes resultados. Foi justamente dessa forma, sem extravagâncias ou exageros, que se consolidou o mais premiado dos criatórios do Brasil: a cabanha Santa Edwiges.


 


E o sucesso da criação se reflete no perfil do seu idealizador. Quem conhece Daniel Anzanello, ou em alguma oportunidade trocou duas ou três palavras com ele, sabe que o status de criador mais vencedor do Freio de Ouro contrasta com a sua imagem serena e pacífica. A tranquilidade no olhar e o riso fácil são marcas conhecidas do criador que, há 40 anos, deu início a um legado de conquistas.


 


Anzanello trouxe para a raça Crioula importante contribuição, tanto pelos caminhos que escolheu trilhar na administração da sua seleção quanto na forma de gestão visionária que implementou no período em que presidiu a Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos, entre os anos 1999 e 2001.


 


Esse período é reconhecido ainda hoje como um “divisor de águas” na história do Cavalo Crioulo no Brasil, principalmente pela disseminação das suas virtudes e da sua cultura pelo país, através dos principais canais de mídia do ramo. A consciência da importância dada a essa visibilidade fez do criador um dos gestores de maior destaque na história da entidade.A habilidade como administrador e o bom relacionamento lhe deram, em todos os segmentos em que atuou, o prestígio e o reconhecimento. No entanto, outro importante elemento fortaleceu o trabalho que hoje é compartilhado por toda família Anzanello: a devoção à Santa Edwiges, a santa protetora dos negócios.


 


Por todos esses motivos, se justificam a coleção de troféus e a extensa lista de prêmios conquistados pelo criatório. Afinal, o resultado nunca é fruto do acaso. E no caso da cabanha Santa Edwiges, e da família Anzanello, podemos dizer que é mérito de quem acredita e faz. Ao ver a placa entregue hoje pela diretoria da ABCCC, José Antônio foi questionado sobre como gostaria que o pai fosse lembrado pelas futuras gerações da Raça: "Com o brilho nos olhos que ele carregava toda vez que ele falava de cavalos".


 


Texto: Camilla Menezes e Douglas Saraiva.


Fotos: Camilla Menezes.