Logo -
sombra

Conheça o perfil do jurado da Passaporte de Bagé: André Rosa

04 DE MAIO DE 2017 - ATUALIZADA EM 04 DE MAIO DE 2017 | Redator: Júlia de Andrade/ABCCC

A familiaridade com a raça Crioula se constrói a cada dia em que lidamos com o cavalo, em cada detalhe da criação e dos cuidados com o animal.  Natural de Curitiba/PR, André Luiz Narciso Rosa recebeu os primeiros estímulos para se aproximar do cavalo Crioulo ainda novo. Seu pai era criador e em um momento de transição no criatório da família, presentou o filho com seu primeiro exemplar da raça.


 


Em uma relação com a vida campeira que foi se consolidando ao longo de 30 anos, André será jurado da Morfologia Passaporte que acontece do dia 5 ao dia 6 de maio em Bagé/RS, evento organizado pelo Núcleo de Criadores de Cavalos Crioulos de Bagé.


 


- Você julga há aproximadamente quantos anos?


Há mais ou menos 18 anos.


 


- Lembra qual foi a primeira vez que entrou em pista para julgar?


Minha primeira prova foi em 1999, em uma Credenciadora em Lages. 


 


- Por que escolheu ou como surgiu a ideia de ser jurado da ABCCC?


Primeiramente, integrar o quadro de jurados da ABCCC é uma honra. Me orgulho muito em poder fazer parte dele. O envolvimento cada vez mais profundo e a responsabilidade com a seleção dos animais durante o processo me levou a ser jurado.  


 


- Tem algum julgamento que te marcou mais?


O primeiro Freio de Ouro que eu julguei, em 2009.


 


- Para você, qual a responsabilidade de ser jurado da ABCCC?


Fazer parte deste processo de seleção, como eu disse anteriormente, é um referencial. Participo e respeito a história da raça, história essa que fez com que chegássemos no momento atual. Sinto responsabilidade em honrar essa trajetória e seguir em frente com um trabalho que nós, apesar de não sabermos onde pode se chegar ou o que virá pela frente, é algo de notoriedade pelas proporções que o cavalo Crioulo vem tomando.


 


- Qual a sua expectativa para essa Passaporte?


A expectativa é a melhor possível, a região de criadores de Bagé é importantíssima no cenário atual, com uma das mostras de maior qualidade do certame. Grandes cavalos passaram por essa pista e tenho certeza que será um Passaporte de altíssimo nível.