Logo -
sombra

Primeiros vencedores do Freio de Ouro são homenageados em Bagé

18 DE MARçO DE 2017 | Redator: Francine Neuschrank/ABCCC

Uma das imagens mais icônicas da história do Freio de Ouro foi oficialmente imortalizada em mais uma homenagem aos primeiros vencedores da modalidade. Na noite de sexta-feira, 17 de março, uma cerimônia realizada no Hotel Dalé, na cidade de Bagé/RS, marcou a inauguração da escultura que retrata Vilson Chalart de Souza, primeiro ginete vencedor da prova, ao lado do companheiro de pista, o cavalo rosilho Itaí Tupambaé. O trabalho é do artista plástico Sérgio Coirolo e faz parte do projeto “Crioulos da Campanha”, promovido pelo Grupo Dalé.


 


Presença ilustre


 


A noite que celebrou a trajetória destes personagens contou com a presença do próprio homenageado. Acompanhado da família, “Don Vilson Souza”, hoje com 82 anos, dividiu o momento com amigos, admiradores do cavalo Crioulo e autoridades locais, relembrando a conquista realizada 35 anos atrás.


 


Foi mais precisamente no dia 26 de maio de 1982 que o ginete e Itaí Tupambaé entraram para a história ao vencer a primeira edição do Freio de Ouro, disputa que já era realizada em Esteio/RS durante a Expointer. Um feito que permanece vivo na história, na memória daqueles que tiveram o prazer de vivenciá-lo e, a partir de agora, também através da obra que chama a atenção de quem passa em frente ao Hotel Dalé.


 


Mãos de peso na confecção


 


A responsabilidade de dar forma à homenagem foi entregue à experiência de Sérgio Coirolo, arquiteto e artista plástico conhecido por ter obras - expostas em galerias de arte ou mesmo ao ar livre - espalhadas pelo Brasil e também no exterior. Trabalho que promete seguir encantando os admiradores da história e do cavalo, já que, ao todo, sete esculturas foram encomendadas para compor o projeto “Crioulos da Campanha”.