Simpósio de Equinocultura reúne conhecimento e troca de informações em Dom Pedrito
26 DE OUTUBRO DE 2016 - ATUALIZADA EM 26 DE OUTUBRO DE 2016
O 3º Equus do Pampa - Simpósio de Equinocultura, realizado nos dias 17 e 18 de outubro no Sindicato Rural de Dom Pedrito, foi sucesso no município, contando inclusibe com a participação de representantes da raça Crioula no painel de discussões. O evento, que já é tradicional no calendário do curso de Zootecnia da Unipampa, reuniu cerca de 130 participantes, entre alunos, profissionais da área de medicina veterinária, professores e palestrantes.
Quem participou do evento pode conferir palestras sobre os mais variados assuntos referentes aos cuidados e tratamento de cavalos, como a nutrição, fisioterapia, preparação morfológica e treinamento. O salão nobre foi tomado pelos amantes dos cavalos, que vieram de várias partes do Rio Grande do Sul, como Andressa Brião Lencina, estudante da Universidade da Região da Campanha, de Bagé. Para ela “os palestrantes foram de alto nível, com assuntos de grande importância e relevância, dentre os quais não são muito abordados diariamente e que foram muito importantes serem alvo de discussão”, afirma.
Uma das atrações do primeiro dia do evento foi a presença do paulistano Prof. Dr. Alexandre Augusto de Oliveira Gobesso, responsável pelo Departamento de Nutrição e Produção Animal da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da USP, Campus de Pirassininga/SP, que ministrou a palestra intitulada “Alimentação de Cavalos Atletas” e comentou sobre o diferencial dos campos do sul. Segundo ele, “aqui encontramos belas paisagens, com animais pastejando livremente em grandes espaços, um notável apelo para a criação de equinos que se diferenciam dos demais Estados”, conta. Na sequência, o médico veterinário e técnico da Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC), Alexandre Pons Suñé, debateu sobre a sua experiência dentro das pistas, ofereceu orientações e convicções sobre a raça Crioula no tema "Preparação morfológica do Cavalo Crioulo”.
No segundo dia, a palestra de abertura foi conduzida pela médica veterinária Natascha Abascal, abordando a "Fisioterapia em Equinos". Após, Anderson Bolzan falou sobre a evolução da composição da dieta dos potros e das éguas ao longo do período de seu estudo, através da apresentação "Papel do Zootecnista na Equinocultura". No período da tarde, foi a vez da médica veterinária Fabiane de Mattos falar sobre "Laminite em Equinos" e o tetracampeão do Freio de Ouro, José Fonseca (Zeca Macedo), encerrar o Simpósio falando sobre o "Treinamento de equinos para o Freio de Ouro". Na oportunidade, o campeão do Freio de Ouro 2016 ainda aproveitar para esclarecer dúvidas dos ouvintes.
De acordo com a organizadora, a médica veterinária, Doutora em Reprodução Animal e professora da Unipampa, Adriana Pires Neves, “o Equus do Pampa chega a sua terceira edição com grandes expectativas de crescimento, pois serve como uma oportunidade de troca de informações com excelentes profissionais renomados no mercado de equinos”, conclui.
Encontrou algum erro? Comunique.









