Logo -
sombra

ABCCC presente na manifestação em favor dos esportes equestres

24 DE OUTUBRO DE 2016 - ATUALIZADA EM 25 DE OUTUBRO DE 2016 | Redator: Douglas Saraiva/ABCCC

Uma grande mobilização vai reunir adeptos dos esportes equestres de todo o país na capital federal entre hoje e amanhã. A manifestação em favor da atividade está ganhando as ruas de Brasília/DF e promete tomar a Esplanada dos Ministérios nessa terça-feira, dia 25 de outubro. A Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC) estará presente, demonstrando o seu apoio ao ato.


 


Organizada pela Associação Brasileira de Vaquejada (ABVAQ), em parceria com os Núcleos e Associações de raça, a mobilização prevê a realização de uma missa, concentração, cavalgada, shows e ainda de um ato público em frente ao Congresso Nacional. Intitulada “Movimento Brasil Equestre em Prol da Vaquejada Legal”, a ação foi promovida para defender a atividade em contraposição à decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), que considerou a prática inconstitucional.


 


Na ocasião, a raça Crioula estará representada por criadores e proprietários que estarão concentrados em uma tenda, onde será inclusive servido almoço aos participantes. “Estamos aqui representando a raça, com camisetas e faixas, mostrando o nosso apoio a essa iniciativa”, afirma a presidente do Núcleo de Criadores de Cavalos Crioulos do Distrito Federal, Rita de Cássia de Souza.


 


De acordo com ela, o Núcleo já se articula desde o sábado, dia 22, quando auxiliou na recepção às primeiras comitivas que chegaram à capital, e ainda tem uma importante agenda política programada para a ocasião. “Amanhã (25) seremos recebidos por alguns deputados que defendem os esportes equestres”, destaca, reforçando a importância da ação. “Precisamos nos unir e fortalecer essa mobilização”.


 


Importância cultural e econômica


A Vaquejada é um esporte secular, muito popular no Nordeste Brasileiro. O seu primeiro registro como prática é datado de 1874, com o cearense José de Alencar, surgindo como uma reprodução da lida diária do vaqueiro nordestino, no qual o sertanejo enfrentava a vegetação inóspita, montando com destreza o seu cavalo, à procura da rês em disparada.


 


Essa cultura de lidar com os bovinos foi reproduzida nas chamadas corridas de mourão e também na pega-de-boi-no-mato, além de exaltada por poetas, cordelistas e violeiros e retratada por pintores e artesãos, destacando a sua importância social. 


 


Desde então, a Vaquejada evoluiu e passou a adotar regras cada vez mais rígidas e minuciosas, fazendo com que o tratamento rudimentar se torne cada dia mais brando, e sendo raros os casos de lesões. Atualmente é uma prática que gera em torno de 720 mil empregos diretos e indiretos e movimenta cerca de R$ 700 milhões por ano.


 


 


Programação:


 


Dia 24/10 (segunda-feira)


22h – Início do deslocamento das comitivas do Parque Leão em direção à Explanada do Ministérios com término às 5h do dia 25


 


Dia 25/10 (terça-feira)


8h – Missa do Vaqueiro


10h – Ato público em frente ao Congresso Nacional


12h – Vaqueiros receberão a benção em frente à Catedral de Brasília


17h – Concentração em frente ao Congresso Nacional para Cavalgada “Vaquejada Legal”


18h – Ave Maria interpretada por artistas em homenagem aos vaqueiros e cavaleiros


19h – Manifestação com a apresentação de artistas que apóiam a Vaquejada Legal


21h - Encerramento